The Chosen / Os Escolhidos, do que Se Trata Essa Série, É Bom, Vale a Pena Assistir, Ela É Católica, Onde Assistir The Chosen, Está em Algum Streaming, Tem Quantas Temporadas, The Chosen Vai Passar nos Cinemas, por que Todo Jovem Católico Deveria Assistir

The Chosen, os escolhidos, ❤️ é católica, boa, vale a pena

Material para catequese infantil da igreja católica

The Chosen é o maior programa de televisão financiado por crowdfunding e gratuito no YouTube ou pelo aplicativo, é ainda despercebido por alguns cristãos.

E é uma pena, uma série maravilhosa, magistral, fiel, mas não de baixo orçamento ou drama cafona sobre os Evangelhos, é planejada para 8 temporadas.

Dirigida e co-escrita por um cristão evangélico apaixonado, Dallas Jenkins, a série pretende apoiar a verdade da Sagrada Escritura, mesmo enquanto usando detalhes fictícios para ajudar os espectadores a ver Cristo pelos olhos dos seguidores originais Dele.

E não hesita em seu propósito evangelizador, mas a narrativa não é comprometida, nem a cinematografia afetada. Certamente moldado por ênfases evangélicas, até então, o programa é muito católico.

Padre David Guffey é um consultor e o ator que interpreta Jesus, Jonathan Roumie, é um católico declarado que diz ser uma honra retratar Aquele com quem ele teve um “relacionamento pessoal pela vida toda”.

Porém, mais do que isso, a temporada 1 tem alguns pontos positivos para católicos, incluindo afirmações da liderança singular de Pedro e intercessão de Maria. Uma série realmente promissora!

Série The Chosen: Os Escolhidos é boa, vale a pena ver, é para católicos
Série The Chosen: Os Escolhidos

Jesus É o Messias

Não há dúvida que a Sagrada Escritura é algo grande histórico. E abrange milênios e aborda a experiência humana universal. Mas, não é escrita como O Senhor dos Anéis.

O enredo da Escritura é muitas vezes obscurecido por sua apresentação arcaica e diversa. Ninguém foi capaz de trazer para o mainstream o caráter épico da Escritura. Isto é, até The Chosen.

Uma das coisas que esta série faz tão bem é enraizar Jesus no Antigo Testamento. Jesus de The Chosen não é um professor enigmático, filósofo genérico ou terapeuta cafona, mas o Messias predito nas Escrituras judaicas.

Personagens lutam com sua situação em termos bíblicos e episódios muitas vezes começam com flashbacks para eras antigas da Antiga Aliança. De maneira brilhante, a série retrata a Escritura como ela se lê.

E faz conexões entre 2 eventos aparentemente diferentes na Bíblia através de alusões ou ecos. É como um curso intensivo de tipologia e interpretação bíblica.

Por exemplo, o final da temporada começa com Jacó cavando seu poço famoso. Um vizinho se aproxima e uma conversa sobre Deus de Israel começa. O vizinho pede para ver um ídolo do Deus de Jacó, para o qual Jacó responde que Deus de Israel não pode ser representado em um ídolo. O vizinho pergunta, “Então, ele é invisível?”.

Esta vinheta estabelece um momento culminante do episódio de João 4, quando Jesus encontra a mulher no poço.

Quando ela pergunta se Deus é para ser adorado no Monte Gerizim ou Monte Sião, o prelúdio esclarece o que Jesus quis dizer quando Ele fala que Deus deseja ser adorado “em espírito e em verdade”.

São recursos como estes que permitirão que o programa não apenas refresque a relação do católico com Cristo, mas enriqueça a leitura do mesmo da Bíblia também.

The Chosen: Os Escolhidos, do que se trata essa série, jovem católico pode assistir
The Chosen: Os Escolhidos – Saiba do que se trata essa série

Jesus Busca uma Relação Pessoal

A perspectiva evangélica dos criadores da série é especialmente sentida na ênfase do seriado em ter uma relação pessoal com Jesus. Ainda, The Chosen faz um grande trabalho expondo a doce ternura, mas a presença imponente de Cristo.

É devido à atuação brilhante de Jonathan Roumie quanto à adição de histórias fictícias dos apóstolos que tornam o mundo bíblico tão pessoalmente identificável.

A reivindicação pessoal de Cristo soa no primeiro episódio. Santa Maria Madalena é retratada como uma mulher perturbada, traumatizada, e torturada de forma demoníaca que está prestes a se afogar, seja por pular no mar ou pela bebida. Ela perdeu contato com seu verdadeiro eu e mudou o nome dela para Lilith.

Quando Jesus intervém, Ele a chama pelo nome real dela e recita Isaías 43:1 que, mais cedo no episódio, os espectadores viram o pai dela, doente, ensina-la a recitar quando ela está com medo.

Em apenas alguns quadros, os escritores expressam com habilidade e intensidade, o poder existencial da profecia bíblica, a compaixão de Cristo, e a forma em que a salvação é, entre outras coisas, um retorno para inocência e eu verdadeiro de alguém.

É impressionante quando São Mateus pega Jesus após a cura do paralítico. Jesus se vira e olha para ele com olhar tão penetrante que gera arrepios. De fato, o ator e diretor enxergam isso como um dos muitos momentos quando Espírito estava em trabalho no seriado.

Embora haja boa antropologia em ação, que vê a associação entre as dimensões materiais, sociais e espirituais da pessoa humana e salvação de Deus, um católico pode ter trazido à tona outras dimensões da divina graça que não estariam no radar por um evangélico.

Até então, a única preocupação com o tema e uma relação pessoal é como poderia ser usado para descartar o aspecto sacramental da salvação. Por exemplo, ao retornar para cena de Jesus e a mulher samaritana no poço.

Pode contrariar um pouco, quando Jesus explicou a afirmação Dele que seguidores Dele vão adorar Deus não mais em um templo, mas em “espírito e verdade”, como significando “apenas o coração importa”.

Nesta cena, a teologia bíblica dos escritores não é robusta suficiente, pois eles perdem a forma em que o corpo de Jesus é o novo Templo, João 1:14, e os católicos bem sabem, Cristo oferece às pessoas o Corpo Dele na Eucaristia.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

A declaração de Jesus deve ser entendida em termos da transformação do Templo pela Nova Aliança de um edifício físico para o corpo de Cristo. Não é apenas adorando Jesus “no nosso coração”, mas, de forma importante, onde o Corpo Dele é dado para os fiéis na Igreja e missa.

The Chosen Os Escolhidos vai passar no cinema
Cena da série The Chosen: Os Escolhidos

Jesus É Deus

Outro atributo louvável de The Chosen é seu reconhecimento da divindade de Jesus. É verdade que a série destaca a humanidade de Jesus, O mostrando cozinhando uma refeição, cuidando de ferida, dormindo e se espreguiçando.

Mas a divindade Dele é igualmente apresentada, mesmo se mais transcendental. Quando Nicodemos falha a expulsar os demônios de Maria Madalena, ele reconhece que apenas Deus conseguiria. Desde que Jesus realiza o exorcismo com grande facilidade, o espectador tem a implicação que Jesus deve ser Deus.

Um exemplo mais profundo da representação do programa da unidade da humanidade e divindade de Jesus ocorre em uma cena quando Jesus pede para um grupo de crianças que chegaram ao acampamento Dele para recitar o Shemá.

Conforme Ele escuta a oração, a câmera faz um zoom out e parece haver uma duplicação do áudio, que dá impressão que Ele está escutando as crianças rezarem como um humano e como Deus para o qual elas estão rezando. E quando as crianças dizem “Eu sou o Senhor Teu Deus”, o quadro volta a dar close em Jesus.

Você pode curtir isso:

The Chosen Traz os Evangelhos à Vida

Enquanto há muito mais que poderia examinar, como o papel das mulheres, a visão da graça, a natureza da interpretação bíblica, o tratamento dos fariseus e judaísmo de Jesus, e o personagem de Nicodemos, que intrigantemente é o mais embelezado, com esperança mais católicos vão prestigiar The Chosen.

Esta série traz os Evangelhos à vida de forma robusta teologicamente e incomparável. Os espectadores vão agradecer que estes atores, diretores, designers, diretores de fotografia, e roteiristas ofereceram uma série de televisão bíblica há muito esperada.

Saiba onde passa a série Os Escolhidos no Brasil
Saiba onde você consegue ver The Chosen

Todas as Temporadas de The Chosen

São 3 temporadas de The Chosen para prestigiar, cada uma com 8 episódios. Na primeira temporada, um pescador carismático se afogando em dívidas. Uma mulher problemática lutando com seus demônios reais.

Um publicano talentoso condenado ao ostracismo por sua família e seu povo. Um líder religioso lutando com suas crenças. Jesus é visto através dos olhos daqueles que O conheceram. A primeira temporada introduz Jesus e o chamado dos discípulos Dele iniciais.

A segunda temporada foca no começo do ministério público de Jesus e o que acontece conforme a palavra do ministério Dele começa a se espalhar. Jesus é visto através dos olhos daqueles que O conheceram.

Como a terceira temporada de The Chosen começa? A história abre com uma retrospectiva de Mateus quando ele coletava impostos para o governo, cujo não pagamento poderia resultar em detenção e prisão.

A história de Mateus, e o conflito que o trabalho dele causava com sua família, é tecida no tão esperado Sermão da Montanha, conforme Mateus luta para colocar em prática o ensinamento que ouviu.

É algo que The Chosen faz bem, conforme traz os ensinamentos de Jesus para um nível muito humano, assim como eles permeiam e mudam as vidas dos discípulos Dele.

The Chosen liberou um vídeo do primeiro dia da gravação da temporada 4. O criador da série, Dallas Jenkins disse, “Eu acredito que a temporada 4 não vá ser muito complicada: caminhando sobre a água, alimentar 5000, esta temporada não é tão complexa. Agora é apenas tão intensa e significativa e as histórias são muito, muito emocionais”.

A temporada 4 contará com a morte de João Batista, que os membros do elenco disseram que foi parte emocional do programa. A mesma parte do cenário que foi usada para micvê do Éden, um banho para imersão ritual, é onde a morte de João Batista acontece.

Jenkins disse, “A temporada 4, eu acho, até agora será nossa temporada mais desafiadora emocionalmente”. “Houve o ano da preparação, o ano da população está acontecendo e está crescendo em popularidade. A temporada 4 é onde começa a mudar”.

A data de lançamento para temporada 4 vai ser algo durante janeiro ou fevereiro de 2024, de acordo com Deseret News. Jenkins disse que provavelmente será lançado nos cinemas.

Onde Assistir The Chosen?

A série dramática The Chosen para os espectadores está disponível na Globoplay, Netflix, e de maneira gratuita no app The Chosen, que a releitura faz da narrativa religiosa grandiosa.

Um acontecimento raro, série de destaque com exibição nas salas de cinema no Brasil. Vai acontecer com The Chosen: Os Escolhidos.

São 110 milhões de espectadores nos 175 países, sucesso mundial, a série vai ter 2 capítulos da temporada 3 exibidos nas sessões dubladas a partir de 31 de agosto, em 45 cidades brasileiras.

Contando a trajetória de Cristo a partir da visão dos apóstolos Dele, a produção americana, possui no Brasil a segunda maior base de fãs do seriado, e isto deve crescer mais ainda com o lançamento.

Em especial nos Estados Unidos, em mais exibições do tipo, The Chosen foi capaz de levantar em bilheterias, mais de 35 milhões de dólares.

Falou sobre José Octavio Freitas, que é diretor de programação da Cinemark, portanto, a rede que exibirá os capítulos, na nota para imprensa, “Ficamos muito empolgados, pois a série é um fenômeno e transforma-la numa experiência de cinema é algo realmente incrível”.

“Vamos elevar a exibição que acontece na sala de casa para algo maior: na tela grande, com som potente, pipoca de cinema, e sem todas as distrações de outras telas e do ambiente que geralmente temos no dia a dia”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp