Para que serve o Terço Bizantino, significado, importância, quando e como rezar
Aprenda como rezar o poderoso Terço Bizantino completo, conheça sua força, importância e significado para os jovens católicos

Terço Bizantino: força, significado, oração, milagres, como rezar

Uma maneira incrível para rezar, o Terço Bizantino, para manter o coração fixo em Deus e nos mistérios Dele. Denominado Rosário ou Terço por ser parecido com Terço Mariano tradicional, em liturgia bizantina, é denominado, o Terço Bizantino, Cikotki.

Trata-se do caminho de libertação a oração por meio de Terço Bizantino, já que é pronunciado o nome de Cristo de forma constante, que o leva para o ser do fiel na totalidade.

Segundo Padre Marcelo Rossi, “A oração através deste Terço Bizantino é uma forma de se chegar à libertação que o nome de Jesus, pronunciado constantemente, traz ao nosso ser em sua totalidade”.

Originalmente o Terço Bizantino foi elaborado à prática de total de 1000 orações, e de fato, em cada uma das 100 contas, repete-se 10 vezes, falando o nome de Cristo do mesmo modo que Ave Maria se repete em Terço Mariano.

Rezar o Terço Bizantino auxilia o católico para elevação do coração a Deus, com libertação de tudo que afasta as pessoas da bondade e misericórdia Dele.

Portanto, a indicação é que reze a cada dia, com entrega para Deus, que tudo com o poder Dele possa alcançar os fiéis, a graça que necessita com urgência atingir.

Efeitos na Vida de Se Rezar diariamente

Oração do Terço Bizantino se mostra exercício maior de fé. É capaz de renovar alma, aproximar fiéis de Deus e alentar os que necessitam da esperança, e procura ao rezar a graça para ser atingida. Trata-se de meio de cura não apenas do tipo física, como ainda espiritual.

De fato, o Terço nunca ficou em desuso e os católicos rezam o Terço, com Padre Marcelo Rossi, aconteceu renovação de tal hábito. Com tamanha fé, força e alegria, a oração do Terço acontece pelos que buscam alívio ou desejam achar proximidade com o Senhor, pela oração.

Apenas Deus conhece os fiéis como são realmente, já que se trata do Criador das pessoas. Assim, é capaz de remodelar cada um, restaurar e reconstruir, e também conceder vida nova.

É necessária vitória contra o mal, o pecado deve ser arrancado do coração do fiel e a sincera busca de Deus deve ser retomada.

Vem o Terço Bizantino, exatamente, a encontrar isto, com a busca de Deus e lugar verdadeiro de Deus no cotidiano dos católicos (Esta mensagem é do Padre Marcelo Rossi presente no livro dele, Rezando o Terço Bizantino).

Denominado Rosário ou Terço pela semelhança, é na realidade denominado Cikotki, por liturgia bizantina. De forma original se trata de rosário de lã apresentando 100 contas, para cada conta se fala, “Senhor Jesus Cristo do Deus Vivo Tende piedade de mim, pecador”.

É maneira, a oração por meio deste Terço, para chegar à libertação que nome de Cristo pronunciado de forma constante gera ao indivíduo na totalidade. Não é necessário possuir o Terço Bizantino para rezar o mesmo, serve o terço comum. A fé é o importante aqui.

Você pode Curtir isso:

Como Rezar o Terço Bizantino Passo a Passo

O Terço Bizantino tradicionalmente é rezado do seguinte modo:

  • Faz-se a Oração de São Bento a segurar medalha de São Bento – “Que a Cruz Sagrada seja a minha luz, que o dragão não seja o meu guia. Vai-te embora, Satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs; tudo o que me propõe é mal; toma tu mesmo o teu veneno!”.
  • Anteriormente a fazer oração de jaculatórias, deve-se rezar – Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!. Ou um Credo, ou um Pai Nosso.
  • Em seguintes 100 contas, geralmente reza-se a jaculatória seguinte – “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de mim, porque sou pecador”. É possível ainda rezar mais jaculatórias de preferência, como “Liberta-me, Senhor!”, “Cura-me, Jesus!”, “Obrigado, Jesus!”, “Jesus, eu te amo!”.

O fiel ainda pode fazer as orações com terço comum, vale lembrar que o mais importante é a intenção reta e fé.

Após escolher o tema, o católico vai repetir 10 vezes cada jaculatória (que é curta oração, composta de uma frase apenas), em contas em que cada Mistério é rezado para Terço Mariano.

Então repetir 10 vezes de fato cada jaculatória, até finalizar 50 contas pertencentes aos Mistérios do Terço.

Mais Maneiras para Rezar o Terço Bizantino

Não há somente um modo de rezar o Terço Bizantino, uma das razões de ter ficado muito popular é que existem mais orações que podem ser realizadas, a incluir segundo o dia da semana.

Na sequência é possível observar algumas destas orações para fazer com utilização do terço, sendo um tema específico para cada uma.

  • Instrumento da cura física – “Jesus, me ajuda; Jesus, me cura; Eu te amo, Jesus; Fica comigo, Jesus; Obrigado, Senhor!”.
  • (Domingo) Família – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, neste domingo, tem misericórdia de minha família; Senhor Jesus Cristo, salva minha família; Senhor Jesus Cristo, que minha família cresça no Teu amor; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.
  • (Segunda-Feira) Renovação – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, liberta-me do desânimo e mau humor; Senhor Jesus Cristo, abençoa-me nesta segunda-feira; Senhor Jesus Cristo, renova e alegra-me nesta segunda-feira; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.
  • (Terça-Feira) Depressão – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, nesta terça-feira, liberta-me da depressão; Senhor Jesus Cristo, preenche todas as áreas da minha mente com Teu Amor; Senhor Jesus Cristo, equilibra a minha mente; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.
  • (Quarta-Feira) Angústia – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, nesta quarta-feira, liberta-me de toda angústia; Senhor Jesus Cristo, preenche todas as áreas do meu ser com paz; Senhor Jesus Cristo, equilibra-me com Teu amor; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.
  • (Quinta-Feira) Enfermidade – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, nesta quinta-feira, liberta-me de toda e qualquer enfermidade; Senhor Jesus Cristo, visita o mais íntimo de mim e cura-me no Teu Amor; Senhor Jesus Cristo, equilibra-me fisicamente; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.
  • (Sexta-Feira) Trabalho – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, nesta sexta-feira, abençoa meu trabalho e empreendimentos; Senhor Jesus Cristo, que eu possa me realizar no meu trabalho; Senhor Jesus Cristo, pelo Teu Amor, que eu possa prosperar; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.
  • (Sábado) Estresse – “Senhor Jesus Cristo; Senhor Jesus Cristo, neste sábado, liberta-me do esgotamento e do estresse; Senhor Jesus Cristo, que eu possa descansar neste final de semana; Senhor Jesus Cristo, reanima-me com Teu amor; Obrigado, Senhor Jesus Cristo!”.

Foto de Adrian Schledorn na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

 

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

2 Comentários

  1. Lucinete Sebastiana de campos

    oi boa noite eu gostaria de receber oracao e reza os terco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner para entrar no grupo dos jovens católicos no whatsapp