Significado do Terço Mariano

Terço Mariano ❤️ significado, oração e como rezar

Material para catequese infantil da igreja católica

Em épocas recentes a Mãe de Deus apareceu em várias partes do mundo e pediu pela recitação do Rosário, Terço, ou Terço Mariano, a oração que ela deu ao mundo séculos atrás.

É a oração favorita dela, porque é essencialmente uma meditação sobre a vida do Filho Divino dela.

O Rosário é uma combinação de oração vocal, o Pai Nosso e Ave Maria, e da oração mental, ou seja, reflexão sobre eventos importantes na vida de Cristo e Mãe Dele.

Quando se fala sobre o Rosário, é geralmente entendido a significar 5 dezenas, ou um quarto do Rosário inteiro.

Enquanto muitos católicos rezem 5 dezenas do Rosário a cada dia, há um número considerável que reza 15 ou 20 dezenas diariamente.

História do Terço Mariano Católico

A prática de acompanhar as orações com ajuda dos pontos ou cordas com nós é uma tradição antiga que se estende por vários séculos e religiões.

Mesmo antes do nascimento de Jesus, era costume para fiéis em todo o mundo repetir orações em certo padrão e contar estas orações com uso de pedras ou algum outro objeto.

Depois do ministério de Cristo na Terra e Ressurreição Dele gloriosa, São Paulo exortou os fiéis a continuar a rezar sem parar, 1 Tessalonicenses 5:16-18. No século IX, monges recitavam todos os 150 Salmos como parte das orações diárias deles enquanto contando com uso de pedrinhas.

Os leigos cristãos procuravam imitar essa devoção, mas tinham dificuldade para fazer assim, por causa de sua taxa alta de analfabetismo. Como resultado, os leigos começaram a recitar 150 Pai Nosso a cada semana, ao invés dos Salmos. Para contar, eles usariam barbante com nós, peças pequenas de madeira, e eventualmente, miçangas.

A tradição católica diz que a prática de rezar o Rosário como é conhecido hoje data para século XIII quando, quando acredita-se que a Virgem Maria apareceu para São Domingos de Guzman em uma visão.

Na época, certas heresias existiam na Europa negando a Encarnação de Cristo, entre outras doutrinas cristãs. São Domingos fundou a Ordem dos Dominicanos, que viajava de cidade a cidade pregando contra estas heresias.

E foi durante esta época de combater heresias que Maria apareceu para Domingos na França, dando a ele o Rosário, e instruindo o Santo a encorajar as pessoas a rezar o Rosário como forma de trazer os caídos de volta para Deus.

Se a história do Rosário católico surgiu dos monges do século IX recitando os Salmos ou da aparição milagrosa de Maria do São Domingos, os estudiosos concordam que as orações agora recitadas durante o Rosário evoluíram ao longo dos séculos.

Hoje, uma recitação completa do Rosário católico inclui as orações mais familiares de denominação, ou seja, Credo Apostólico, Pai Nosso, Ave Maria, Glória, Oração de Fátima, e Salve Rainha.

Propósito do Terço Mariano

O propósito do Rosário católico é simples, ensinar as pessoas sobre as vidas de Jesus e Maria através da oração e contemplação.

Embora o propósito do Rosário seja bastante direto, os eventos bíblicos que os fiéis são perguntados a focar são chamados de mistérios, porque eles vão ao coração do nascimento milagroso de Jesus, o ministério Dele e Ressurreição, e papel de Maria na história da salvação.

A repetição das orações durante o Rosário é destinada a bloquear o ruído das vidas cotidianas e encorajar os católicos a refletir em paz sobre o mistério sendo rezado. Rosários podem ser rezados individualmente em privado, como uma família em casa, ou como parte de grupo maior como na igreja antes da missa.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

O propósito das contas do rosário continua a ser contar realmente o padrão das orações, assim como oferecer ao fiel algo para se apegar no esforço de desapegar do estresse do mundo de hoje e se firmar ainda mais na oração.

Você pode Curtir isso:

Benefícios de Se Rezar o Terço Mariano Diariamente

Não há obrigação para católicos rezarem o Rosário na totalidade, em parte. Ainda, muitos católicos rezam o Rosário como maneira de focar no sacrifício de Cristo para humanidade enquanto pedindo pelas orações da Mãe Dele como pessoa mais próxima de Jesus ao lado de Deus, o Pai.

Várias famílias católicas rezam o Rosário juntas em casa como maneira de ensinar seus filhos a fé e nutrir sua relação com Deus em união. Há outra razão poderosa que católicos rezam o Rosário.

Dada a obediência inabalável de Maria para Deus e familiaridade dela com tristeza extrema, muitos católicos procuram Maria em momentos de dúvida e tragédia pessoal.

Ao rezar o Rosário, católicos imploram pelas orações de intercessão de Maria, e terminam a devoção do Rosário deles com a petição secular e que a Mãe Santíssima, “volte, então, Ó graciosa Advogada, teus olhos misericordiosos para nós, e… mostre-nos o abençoado fruto do teu ventre, Jesus”.

Como Rezar o Terço Mariano Completo

Terço Mariano como rezar
Passo a passo para rezar o Terço Mariano Hoje

Creio em Deus

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Jaculatória

Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Agradecimento do Terço

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos suplicar vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

As segundas-feiras e os sábados são dedicados aos mistérios da alegria – “gozosos”:

1º mistério: Anunciação do anjo a Maria;
2º mistério: Visitação de Maria a Santa Isabel;
3º mistério: Nascimento do Menino Deus;
4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo;
5º mistério: Perda e encontro de Jesus.

As terças e sextas-feiras são dedicadas aos “mistérios da dor”:

1º mistério: Oração e agonia de Jesus no Getsémani;
2º mistério: Flagelação de Cristo;
3º mistério: A coroação de espinhos;
4º mistério: A subida ao Calvário;
5º mistério: A morte na cruz.

As quartas-feiras e os domingos são dedicados aos “mistérios da glória”:

1º mistério: Ressurreição do Senhor;
2º mistério: A ascensão de Jesus;
3º mistério: Pentecostes – A vinda do Espírito sobre Maria e os apóstolos;
4º mistério: Maria assunta aos céus;
5º mistério: Maria coroada Rainha dos anjos e dos santos.

A quinta-feira é dedicada aos “mistérios da luz”.

1º mistério: Batismo de Jesus no Jordão;
2º mistério: Milagre de Jesus nas bodas de Caná;
3º mistério: Anúncio do Reino de Deus com um convite à conversão;
4º mistério: Transfiguração do Senhor;
5º mistério: Instituição da Eucaristia.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp