Roda dos Escarnecedores: Não Vos Assentei na Roda dos Escarnecedores Significado, Quem Se Senta na Roda dos Escarnecedores Versículo na Bíblia Sagrada Católica, Qual Relação com os Jovens Católicos, Qual Seria o Conselho Dado pelo Papa e dos Padres Famosos

Roda de escarnecedores ❤️ qual significado na bíblia sagrada

Medalhas de São Bento Originais

Roda dos escarnecedores em Salmos 1:1-3, “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”.

O Salmo 1 é chamado de preâmbulo do livro dos Salmos. Ou seja, serve como uma introdução ao livro inteiro. O que é dito no Salmo 1 é relevante para todo o resto do livro dos Salmos.

Charles Spurgeon enxergou isto desta forma, “A questão do primeiro Salmo, que pode ser considerado, em alguns aspectos, como o texto sobre o qual todos os Salmos constituem um sermão divino”.

Entendendo o Salmo

Os salmos começam com estas palavras, “Bem-aventurado o homem”. No Salmo 1, Deus aborda a questão mais básica do homem: Como eu posso ser feliz (abençoado) nesta vida? Isso é verdade? Deus realmente deseja que as pessoas sejam felizes? Absolutamente! E esta felicidade não é temporária, mas perpétua.

A palavra traduzida como bem-aventurado está no plural no hebraico original. Ou seja, significa bênçãos perpétuas. E pode ser lido bem-aventuranças ou felicidades.

Então, como pode ser feliz, realmente feliz? O Salmo 1 é chamado salmo de sabedoria porque se aprende que a felicidade resulta da própria escolha para seguir a direção de Deus da vida.

Neste salmo, o escritor apresenta 2 caminhos ou 2 direções na vida. Uma é o caminho correto que leva para felicidade, e a outra é o caminho errado que leva para miséria.

O Caminho Correto

O Salmo 1 captura um ensinamento fundamental no Antigo e Novo Testamento. No Antigo Testamento Deus ensina para o povo Dele que a escolha de alguém vai determinar a direção e resultado da sua vida.

Deuteronômio 30:19, “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. No Novo Testamento, a mensagem de Jesus para as multidões é escolher o caminho correto na vida.

Portanto, “Entrem pela porta estreita. A estrada que conduz à destruição é ampla, e larga é sua porta, e muitos escolhem esse caminho. Mas a porta para a vida é estreita, e o caminho é difícil, e são poucos os que o encontram.”, Mateus 7:13-14.

Você pode curtir isso:

O que a Bíblia Diz Sobre Roda Escarnecedores?

Significado da Roda dos escarnecedores, a palavra traduzida “escarnecedor” pode significar “aquele que zomba, ridiculariza, ou despreza a crença do outro”. Em hebraico, a palavra traduzida “escarnecedor” ou “zombador” pode também significar “embaixador”.

Assim, um escarnecedor é alguém que não apenas discorda com uma ideia, mas ele considera ainda a si um embaixador para a ideia oposta.

Banner Terço de São Bento Original

E não pode descansar até que tenha demonstrado a tolice de qualquer ideia que não seja de si. Um escarnecedor vocaliza seu desacordo, ridiculariza tudo que fica contra ele, e ativamente recruta outros para se juntar ao seu lado.

Na Bíblia, escarnecedores são aqueles que escolhem desacreditar de Deus e da Palavra Dele. E dizem em seus corações, “Não há Deus”, Salmo 14:1, e fazem da sua ambição ridicularizar outros que seguem Deus.

A Bíblia tem muito a dizer sobre escarnecedores, Provérbios 19:29; 29:8; Atos 13:41. Provérbios 3:34 diz que Deus “Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.”. Salmo 1:1 dá clara instrução sobre como lidar com os escarnecedores, “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

A progressão da incredulidade começa com escuta de conselhos ímpios e termina com se juntar aos escarnecedores.

A Bíblia alerta para não se entreter com a companhia daqueles que ativamente ridicularizam a fé, ou arrisca ter esta fé destruída. Provérbios 13:20 diz, “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.”.

Escarnecedores sempre estiveram e vão sempre estar presentes no mundo. Mas está chegando um dia prometido quando “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”, Filipenses 2:10-11.

Neste dia, não haverá mais quaisquer escarnecedores. Eles finalmente aceitarão a verdade, e seu escárnio será para sempre silenciado.

Roda dos Escarnecedores – Qual Seria o Conselho Dado pelo Papa e dos Padres Famosos?

Padre Paulo Ricardo cita o Salmo 1, e diz que este salmo descreve progresso no pecado, portanto, primeiro inicia a andar com pecador; após começa a ouvir o pecador, e finalmente, senta-se à mesa com ele e fica.

Papa Francisco diz que um coração cheio de desprezo, vã presunção, é uma passagem para o inferno. O fiel deve deixar de lado seu ego e senso de superioridade sobre os outros para fazer espaço a Deus e misericórdia terna Dele, o Papa falou.

“Apenas aqueles que são pobres em espírito e que são conscientes de sua necessidade de salvação e perdão vão na presença de Deus”, Papa Francisco disse.

E aqueles cujos corações são cheios de comparações e julgamentos arrogantes e hipócritas, “vocês vão para o inferno”, disse ele na homilia.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp