Ser Rico É Pecado, o que Diz a Bíblia Sagrada, a Igreja Católica e o Papa Francisco

Ser Rico é Pecado ❤️ o que diz a Bíblia e a Igreja Católica

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Ser rico é pecado? A Bíblia tem muito a dizer sobre dinheiro. Por vezes, parece condenar o dinheiro, “E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”, Mateus 19:24. E por vezes, parece encorajar a crescer na riqueza (a parábola dos talentos em Mateus 25:14-30).

O dinheiro é uma ferramenta, ou seja, não é bem nem mal, mas a maneira que a pessoa usa e se relaciona com ele pode ser saudável e virtuoso ou pecaminoso.

Conforme a leitura em 1 Timóteo 6:10-11, “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.”.

Então, quando ser rico é pecado? Dinheiro pode tomar lugar de Deus no coração, porque oferece a ilusão de segurança, conforto, controle, e mesmo felicidade, todas as coisas que as pessoas devem depender de Deus.

Confia que Deus vai suprir todas as necessidades, ou acredita que o indivíduo deve suprir pelas suas necessidades através do dinheiro dele?

Importância da Prudência – Ser Rico É Pecado?

Deus deu a cada fiel a responsabilidade de oferecer para as pessoas que Ele confiou ao indivíduo, os filhos, pais, parentes, ou mesmo amigos. Para prover por eles, deve ser prudente sobre as finanças.

Na primeira carta de São Pedro, lê-se estas instruções; “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto”, 1 Pedro 5:2.

Para prover pelas pessoas que se importa, é necessário recurso, e é responsabilidade individual ganhar estes recursos de maneira ética e construir conforme Deus permite.

Há vários provérbios sobre ser prudente com as finanças, por exemplo, em Provérbios 13:22, “O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo”. É possível ver que Provérbios encoraja os fiéis a poupar dinheiro de forma responsável e planejar para o futuro.

Você pode curtir isso:

Olhar Atento

E se Deus abençoar com mais dinheiro do que precisa? Cada um deve discernir o que Deus está pedindo pessoalmente e confiar que Ele vai oferecer o que precisa para cumprir esta missão, e para alguns, isso vai exigir acumular riqueza.

Organizações sem fins lucrativos não podem ter sucesso sem doadores, e o dízimo é algo que todos são chamados a fazer. Deus pede para dar com alegria aos que têm menos, e Ele vai colocar no caminho causas específicas que Ele quer que apoie.

No entanto, a filantropia não é a única razão que Deus pode estar pedindo para o fiel construir a riqueza.

Banner Terço de São Bento Original

Talvez Ele abençoou a pessoa com filhos e está chamando para pagar pela educação particular deles. Talvez Ele colocou o desejo no coração para comprar uma segunda casa e oferecer como um lugar para retiros.

Discernimento e Desapego

E tudo segue para o discernimento, como Deus está chamando para usar o dinheiro? Não importa para o que Ele está chamando, as pessoas devem ser desapegadas de riqueza para que não tome o lugar de Deus no coração.

Com discernimento e cautela pode aprender a ceder mais, estar ciente do chamado e perguntar a Deus o que Ele deseja que faça com o próprio dinheiro e todas as bênçãos que Ele dá.

Conforme começa a discernir o que Deus está pedindo para fazer com o dinheiro, pode ser útil ter algum profissional financeiro para orientar. Afinal, todos precisam de dinheiro para ser parte da sociedade, mas há uma maneira saudável e santa de ver e ganhar dinheiro.

A riqueza não é pecado; é apenas perigosa. Assim como inteligência, saúde. E tentam a pensar que merecem uma boa fortuna. Tentam a depender da própria força ao invés da graça e misericórdia de Deus.

Todas as formas de riqueza mundana eventualmente passam. É o motivo de Cristo exortar os fiéis a focar a atenção nos tesouros celestiais que se ganha servindo Deus e os outros. Então, não, ser rico não é um pecado.

Papa Francisco, quando ser rico é pecado

Antes de rezar a oração do Angelus, o Papa Francisco refletiu na leitura do Evangelho de domingo de São Lucas em que Jesus alerta uma pessoa que está brigando por uma herança para “cuidar de se proteger contra toda ganância, pois embora alguém seja rico, a vida de alguém não consiste de posses”.

O incessante desejo de ser rico, ele falou, “é uma doença que destrói as pessoas”, porque “aqueles que têm muito nunca estão contentes; eles sempre desejam mais e apenas para eles”.

O Papa falou, “Jesus nos ensina que no coração de tudo isso estão não apenas alguns que são poderosos, ou certos sistemas econômicos. A ganância que está no coração de todos está no centro”.

Ele disse, “É lindo ser rico, mas rico segundo Deus! Deus é o mais rico de todos. Ele é rico em compaixão, em misericórdia. As riquezas Dele não empobrecem ninguém, não criam brigas e divisões. É uma riqueza que sabe como dar, distribuir, compartilhar”.

Papa Francisco falou que a verdadeira riqueza não está em “acumular bens materiais”, mas em promover bons relacionamentos “com Deus, com outros e com aqueles que têm menos”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp