Autoperdão como fazer?
Como formar um grupo jovem na igreja católica

Autoperdão ❤️ significado, versículos da bíblia, oração católica

Toda vez que alguém comete um erro, então a família, amigos, a igreja, a Bíblia e todos que conhecem a palavra “perdão”, vão imediatamente aconselhar a perdoar quem ofendeu. Não importa quão profundamente sinta sobre a ofensa, sempre escuta que deve perdoar e esquecer e seguir em frente com a própria vida. O chamado para perdoar alguém que errou se torna mais alto e vai até ter um eco, mas e sobre se perdoar? Quanta ênfase é dada para o autoperdão?

O que É Autoperdão?

Segundo escritas filosóficas, o autoperdão é uma forma de restabelecer o autorespeito e autoconfiança de alguém. Segundo ensinamentos psicológicos, o autoperdão é uma jornada pessoal de cura que alguém empreende; e segue de um estado de hostilidade para um estado de sensação de conforto consigo.

Autoperdão é geralmente considerado como um conceito similar ao perdão relacional destinado a si. É uma inclinação para deixar ir o autoressentimento enquanto desenvolvendo amor, generosidade, e compaixão para si.

Perdoar a si é novamente uma sequência de mudanças intelectuais que progressivamente reduzem autocondenação, interrompe a punição contra si e leva a uma pessoa ser compassiva consigo.

Além disso, o autoperdão é considerado como um mecanismo de enfrentamento quando alguém está de luto; é também visto como forma psicológica de se livrar da vergonha e estimular autoestima positiva.

Autoperdão na Bíblia Sagrada Católica

Há 2 versículos na Bíblia que podem estar se referindo para autoperdão de maneira ambígua. O primeiro versículo está em Efésios 4:32, “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”.

O segundo versículo em Colossenses 3:13, “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”.

A crítica surgiu contra o conceito de autoperdão porque não há clara menção disso na Bíblia; porém, pode ser rastreado na ambiguidade das Escrituras.

O autoperdão não é sobre se absolver, mas sim ser gentil e não se condenar depois de vivenciar uma situação em que falhou a ser mais sábio.

Após cometer graves ofensas, as pessoas podem nunca totalmente se sentirem livres de todos os sentimentos de remorso ou arrependimento.

Porém, uma vez que houve autoexame sério e tentativas sérias de corrigir os erros, liberar emoção negativa pode libertar as pessoas de ultrapassar a ofensa e integra-la nas suas vidas.

Uma postura de autocompaixão, juntamente com disposição de receber o perdão de Deus ou outros, pode ajudar a oferecer alívio da vergonha e sentimentos de autocondenação.

Poderia ser difícil para as pessoas encontrarem aspectos redentores de seus motivos se rotularam seu comportamento tão ruim ou pecaminoso e tentaram se livrar disso sem exame mais atento.

São Tomás de Aquino disse uma vez, “Na vida do corpo um homem fica doente, e a menos que tome remédio, ele vai morrer. Mesmo assim, na vida espiritual, um homem está doente por causa do pecado. Por esta razão, ele precisa do remédio para que possa ser restaurado para saúde, e esta graça é concedida no Sacramento da Penitência”.

Quando a Psicologia Encontra o Cristianismo

O termo “outro” não apenas se refere a outra pessoa ao redor, também se refere a outro eu, que é o alter ego.

Em termos de perdão, o eu consciente tem que suportar o eu inconsciente, perdoando e sendo compassivo com aquele eu que é o subconsciente.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Muitas pessoas tiveram problemas porque não conseguiram ouvir o subconsciente, ou seja, é importante aprender a perdoar a si para que possa não perder confiança nas próprias habilidades de tomar decisões acertadas.

O termo “alter ego” é um termo em latim que significa, “Outro eu”, ou “uma personalidade alternativa”. Na Roma do século I, Cícero inventou a frase como parte de sua hipótese filosófica, mas ele definiu isso como “um segundo eu, um amigo de confiança”.

No século 18, Anton Mesmer e seus seguidores trouxeram o conceito de “outro eu” quando eles usaram hipnose para isolar o alter ego.

Estas experimentações revelaram padrões de comportamento que eram diferentes da personalidade do indivíduo no estado de consciência em comparação com quando ele estava hipnotizado.

A pessoa tinha no mesmo corpo desenvolvido um caráter diferente no estado ajustado de consciência. Segundo dicionário de American PsychologicalAssociation, alter ego é denominado como “uma segunda identidade ou aspecto de uma pessoa que exista metaforicamente como seu substituto ou representante, com diferentes características”.

Por que É Importante Perdoar-se?

O autoperdão ajuda alguém que está se esforçando com emoções negativas como ódio de si mesmo, auto condenação, raiva de si, e culpa para o eu a atrair mais perdão.

Ser compassivo consigo, reconciliar consigo, e acolher-se de volta para sociedade não é algo fácil para fazer, mas precisa ser feito pelo bem de ter pessoas saudáveis na comunidade.

Segundo, a caridade começa em casa, uma pessoa tem que reconciliar consigo antes de se reconciliar com outro. Pessoas que se perdoam constroem relações saudáveis consigo e outras pessoas, desenvolvem ações saudáveis, e sua saúde mental é equilibrada.

Você pode curtir isso:

Como Perdoar-se?

O autoperdão é sobre 4 coisas, responsabilidade, remorso, restauração e renovação. Aceitar ou tomar responsabilidade, para alguém começar a se perdoar, deve fazer as pazes com o que aconteceu.

Em relação a expressar remorso, alguém deve se permitir sentir culpa. Quando sente culpa, isso mostra que está tomando responsabilidade pelo que aconteceu em sua vida.

Para restaurar confiança em si é muito importante. Uma pessoa deve voltar a ter confiança em si para que a auto dúvida seja eliminada.

Focar em renovação, para alguém renovar a fé em si tem que estabelecer uma atitude de apoio e positiva, deve continuar a aprender com os erros que fez, tem que nutrir uma confiança em si que seja positiva, e deve controlar o diálogo interno, ser gentil consigo.

Oração de Confissão

Querido Senhor de Misericórdia, eu confesso meus pecados a Ti. Eu me arrependo dos meus pecados e meus erros. Eu peço pelo Teu perdão pelo dano que eu causei. Ajude-me a claramente ver quem eu sou, e então me perdoar pelos erros e pecados do meu passado. Tu és fiel e justo. Tu já me perdoaste. Tu me limpaste de toda injustiça. Eu rezo que Tu me perdoes e que eu possa me perdoar e aqueles que pecaram contra mim. Amém.

Oração do Autoperdão

Ó Deus da minha Salvação, Tu dizes que quanto o leste está longe do oeste, Tu removeste minhas transgressões de mim. Eu agradeço a Ti, Precioso Deus, por me perdoar pelo dano e sofrimento que eu causei. Eu sei que Tu me separaste dos meus pecados, por causa do Teu coração misericordioso. Querido Deus, eu preciso de ajuda ao me perdoar, para que eu possa ficar próximo de Ti novamente. Permita Tua paz divina guiar meu coração ao invés da vergonha que eu carrego dos meus pecados. Deixe o fardo da culpa ser liberado através do perdão. Obrigado, querido Deus, pela nova liberdade em Ti. Amém.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


2 comentários em “Autoperdão ❤️ significado, versículos da bíblia, oração católica”

  1. Pingback: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos...

  2. Pingback: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos... É possível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Material para catequese infantil católico mirim