Pecado da raiva

Ter Raiva é Pecado 🥉 Saiba como controlar o sentimento da raiva com a Fé em Deus

Banner dos Santos Terços Católicos

Como controlar o sentimento da raiva? “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.”, Mateus 5:21-22.

Esta passagem oferece 3 níveis de aprofundamento do pecado que se comete contra o outro. Estes pecados eram ensinamentos novos não contidos no Antigo Testamento. Por este ensinamento, o chamado de Jesus para santidade radical e amor pelo próximo é bem claro.

O primeiro nível de pecado é simplesmente ficar “irritado” no interior. O pecado da raiva é uma atitude interior de repulsa para o outro. Jesus diz que a consequência de ter esse sentimento pelo outro é que estará “sujeito a julgamento”.

O segundo nível de pecado é quando diz ao outro “Raqa”. Esta palavra aramaica é difícil de traduzir, mas incluiria alguma forma de expressão da raiva de uma pessoa para outra. Seria uma maneira depreciativa de dizer ao outro que ele não é inteligente ou é inferior.

O terceiro nível de pecado que Jesus identifica é quando alguém chama o outro de “tolo”. Esta palavra é uma expressão até mais forte de Raiva e seria uma crítica verbal do outro, indicando que a pessoa é uma alma perdida em sentido moral. É uma condenação moral forte contra o outro que é expressa.

Há Dificuldade Contra a Raiva? Como Controlar o Sentimento da Raiva?

Então, é importante se perguntar se luta contra a raiva. O chamado de Jesus para liberdade de todos os níveis deste pecado é alto. Há muitas vezes na vida quando a raiva é despertada por um motivo ou outro, e isso leva a um destes níveis de pecado.

É uma tentação comum desejar condenar o próximo que despertou esse sentimento da maneira mais forte possível. É importante entender que este novo ensinamento de Jesus não é realmente um fardo quando entendido e abraçado.

De início, pode parecer que estas leis do Senhor contra a raiva sejam negativas. É porque atacar o outro dá um senso falso de satisfação, e estes mandamentos do Senhor, em um sentido, “roubam” esta satisfação.

Pode ser um pensamento deprimente imaginar sobre a obrigação moral para perdoar ao ponto desse sentimento desordenada desaparecer.

Mas é deprimente? É esta lei do Senhor um fardo? A verdade profunda é que Jesus ensina os católicos nesta passagem sendo, de muitas formas, mais para o bem de si do que dos outros.

Esse sentimento para o outro, seja interior, crítica verbal ou condenadora, pode ser dolorosa para o outro com quem está zangado, mas o dano que estas formas de raiva fazem é muito pior para si do que ao outro.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Ficar com raiva, mesmo interiormente, mesmo se colocar um rosto feliz, faz grande dano para a alma e capacidade de estar unido com Deus. Por essa razão, não é esta nova lei do Senhor em relação à raiva que é fardo, é a raiva em si que é um fardo pesado e um fardo do qual Jesus deseja libertar as pessoas.

Refletir hoje, portanto, sobre o pecado da raiva, para controlar esse sentimento. Ao fazer isso, tentar ver a raiva desordenada como o inimigo real, ao invés da pessoa com quem está bravo. Rezar ao Senhor para libertar deste inimigo da alma e buscar por liberdade que Ele deseja conceder.

Oração para Controlar a Raiva

Ó Senhor, eu devo temer a Tua ira? A retribuição é Tua por direito! Que eu nunca desonre Tua Divindade, minha alma buscando para manter Teu amor. Molde meu ser na bondade sincera, um reflexo da Tua perfeição.
Conceda-me a graça do autocontrole, que eu não possa mostrar qualquer raiva. Se eu tivesse tal explosão, me lembre de instantaneamente buscar reparação, pois tal é ofensivo para Ti. A raiva é apenas Tua para vingar!

Oração Contra Raiva

Meu Senhor misericordioso, Tu nos chama para a perfeita liberdade de tudo que nos sobrecarrega. A raiva nos sobrecarrega. Ajude-me a ver o fardo que minha raiva impõe sobre mim e me ajude a buscar liberdade verdadeira através do ato de perdão e reconciliação. Por favor, perdoe-me, querido Senhor, assim como eu perdoo todos que me machucaram. Jesus, eu confio em Ti.

Você pode Curtir isso:

O que o Papa, Padres Famosos e Santos Católicos Falam Sobre Como Se Livrar do Sentimento

Papa Francisco disse que por vezes as pessoas podem pensar que esse sentimento no rosto da oposição seja “devido a um senso de justiça pela boa causa”. “Mas na realidade, a maioria do tempo não é nada mais que orgulho, com fraqueza, sensibilidade e impaciência”, diz Francisco.

Ele continua, “Assim, deixe-nos pedir a Jesus pela força de ser como Ele, ou segui-Lo com determinação no caminho do serviço, não ser vingativo, não ser intolerante quando as dificuldades se apresentam, quando nos gastamos fazendo bem e outros não entendem isso, ou mesmo quando eles nos desqualificam”.

Santa Teresa de Lisieux aconselha: “Quando você estiver com raiva de alguém, a maneira para encontrar a paz é rezar por essa pessoa e pedir a Deus para recompensá-lo ou recompensá-la por fazer você sofrer”.

As pessoas geralmente não pensam desta forma, mas aqueles que provocam raiva estão fazendo um favor não intencional por elas, para que cresçam na paciência, assim o dever é tentar se gentil com eles.

São Francisco de Sales aconselha que para evitar o pecado da raiva, deve rapidamente pedir a Deus para dar paz ao coração quando está zangado e então direcionar os pensamentos para outra coisa.

Não discutir o assunto em questão, ou tomar decisões, ou corrigir outra pessoa quando está com sentimento de fúria. Quando uma pessoa provoca a raiva, São Francisco aconselha considerar as boas qualidades dela, ao invés das palavras ou ações que acha censurável.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento