Paz e Bem Significado Dessa Saudação para os Católicos, Quando Usar, o que Você Deseja para o Próximo Dizendo Isso

Paz e bem ❤️ significado dessa saudação para os católicos

Medalhas de São Bento Originais

Paz e Bem é saudação franciscana e a origem dela está na descoberta e também vocação de envio dos discípulos, que descobriu São Francisco no Evangelho e então ele dispôs na Regra dos Frades Menores, portanto, “o modo de ir pelo mundo”.

Diz Lucas (10,5) em saudação “A paz esteja nesta casa”, e adiciona Francisco que deve ser dada a saudação para todos que os frades pelo caminho encontrarem, ou seja, “O Senhor vos dê a paz”.

Francisco no Testamento dele diz que o Senhor deu a ele essa saudação. Ela integra a sua inspiração original de vida, sendo anunciar a paz. De fato, bem antes de São Francisco, já escrevera um tratado o Mestre Rufino, “De Bono Pacis”, que significa “O Bem da paz”, e que deve ter influenciado certamente mística da paz pela área de Assis.

Diversas formas de saudação de paz havia assim, entre estas, a de “Paz e Bem”, portanto.

São Francisco e Santa Clara de Assis

O espírito por trás do seguimento apaixonado e sincero de Francisco e Clara para Cristo é expresso bem no seguinte. O carisma fundador de Francisco e Clara caracterizou-se por: sua relação profunda com Deus-Criador, com Cristo crucificado, e com o Espírito; uma relação na liberdade e igualdade, com todos os irmãos e irmãs, sem distinção.

A Regra e escritos de Clara são testemunha poderosa para seu amor fraterno e de sua preocupação por todas as suas irmãs, e ‘para construir uma ligação de unidade entre elas’. A relação de Francisco com a criação era realmente de fraternidade e marcou a história.

O carisma de base de Francisco e Clara era caracterizado por sua opção pela ‘Senhora Pobreza’ que foi expresso na sua identificação com o Cristo pobre, e por Francisco, com os pobres: os marginalizados, os excluídos da sociedade, especialmente os leprosos. A sua posição minoritária teve implicações sociais, pois se afastaram do ‘centro’ para a periferia. Francisco, por ser inserido entre os pobres, desafiou abertamente as estruturas de poder políticas, sociais e econômicas.

O carisma base de Francisco e Clara era caracterizado pela não violência e paz, que para eles era um estilo de vida, e expresso em suas relações. E eram pacificadores. A saudação de Francisco para todas as pessoas era, “Paz e Bem”.

Esta saudação de paz e bem era um desejo e convite. Ele sinceramente queria todos aqueles com que encontrava a ter paz em seus corações e vivenciar apenas a bondade. Diz-se de Clara que ela refletia a paz através de tudo que dizia e fazia na comunidade dela em San Damiano.

Sumo Bem

A experiência fundamental de Francisco, Deus Sumo Bem, sendo ponto de partida da espiritualidade dele. Aqui a vida franciscana se fundamenta como resposta de amor, a configurar amado ao Amor. Então, “Bem” se resume Deus-Amor, sendo a caridade.

O Sumo Bem, Deus, fez chamado para a humanidade participar do Ser Dele, não em “soma de todos os bens divinos”, porém, Deus, como “bem único”. Deste modo, a ação atípica de São Francisco representa adorante êxtase e decisão de sempre se dispor a serviço deste Senhor.

Trata-se de serviço que surge da alegria da gratidão. Ação que projeta a completude em Deus, de si, que ocasiona renunciar tudo, mesmo a posse do Senhor.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Descobre Francisco nesse “vazio”, Deus presente, de modo único como “dom”.

É esse o sentido exatamente da resposta humana, a de conversão para Bem, para “Sumo Bem”, ou seja, aceitar o Senhor como absoluto centro da existência humana, e integrar-se em projeto sendo colaborador.

Nasce a “doçura” dessa experiência, enchendo a vida de Francisco, ele precisava entregar para Deus tudo (pobreza), louvá-Lo sem parar, render a Ele graças.

Nasce ainda dessa experiência a confiança de arriscar tudo, entendendo que Deus não desampara.

Você pode curtir isso:

Paz É Construída pela Caridade

Saudação franciscana, “Paz e Bem”, se caracteriza programa de vida, maneira evangélica para viver espírito das bem aventuranças. Nestes 2 termos simples o dinamismo e provação se escondem: saudação para alguém com “Paz e Bem” significa falar, “o amor de Deus que trago em meu ser, é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo, e por causa Dele, devemos viver a caridade – o Bem – entre nós”.

De fato, a paz apenas se desenvolve através da caridade (o Bem), já que a caridade se resume “forte como a morte”.

Para ela ninguém resiste, e quando surge, elimina o mal que foram para que sejam outro bem.

Assim, a caridade é geradora da paz. Está na paz, a caridade, como o espírito da vida reside no corpo.

Sozinha, a caridade mantém os filhos da Igreja unidos na paz firmemente.

Se faltar caridade, se dissolve esta paz. Vivifica a caridade os membros de Jesus, une-os e os deixa em harmonia em um corpo apenas.

É como um cabo, na parte superior um gancho foi aplicado ligando divindade com humanidade, trata-se do cordão que colocou na Terra o Senhor e com ele levantou o homem ao céu.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico