O termo ACN Brasil, AidtotheChurch in Need, Ajuda à Igreja que Sofre, passou por mudanças no decorrer dos anos.
No ano de 1947 a obra que surgia por ações de Werenfried van Straaten, Padre holandês, ficou popular com denominação de Ostpriesterhilfe (Ajuda aos Padres do Leste).
Recebia um nome, na sequência, mais abrangente, portanto, Kirche in Not (Ajuda à Igreja que Sofre, em alemão).
Tendo como base este último termo que a denominação desta obra passava a ter tradução no país inteiro, onde um escritório foi aberto.
Deste modo, ao passar por expansão, perdia a obra também sua identidade global, já que a tradução para cada linguagem dos países distanciava-se do termo alemão original.
No ano de 2016 começou universalização do nome, ou seja, ACN, sigla da denominação na linguagem inglesa, AidtotheChurch in Need, mantendo significado da recebida missão a partir da sua fundação, que é Ajuda à Igreja que Sofre.
História da ACN Brasil
Nasceu a ACN da necessidade extrema e sofrimento do povo que na própria pele sentiu a barbárie proveniente da guerra maior da Terra, II Guerra Mundial.
Foi inteiramente destruída a Alemanha, com sua população jogada em condições humanas piores imagináveis. Com esse trágico quadro aparece esperança que é capaz de aliviar, um pouco ao menos, o sofrimento desse povo marcado pela luta que não teve vencedores.
Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947, Werenfried van Straaten, Padre holandês, notou a miséria vivida pelos alemães que ficaram na pátria. Escreveu então desafiador artigo, pois inquieto estava com a situação, a pregar reconciliação e amor para os que eram antes inimigos da nação alemã.
A sua voz não demorou a encontrar generosos corações e também sensíveis, passavam a auxiliá-lo milhares de pessoas. Já que a Europa se encontrava dizimada devido à guerra, poucos eram aqueles que podiam auxiliar através do dinheiro; vários doavam alguma coisa de casa, alimento.
Um alimento comum entre pessoas mais humildes da área era o toucinho, ainda o que mais foi possível arrecadar, e o Padre Werenfried ganhou apelido de “Padre Toucinho”.
Caridade do Padre Werenfried
Este Padre notou que os que doavam sentiam autêntica e profunda alegria no próprio coração e percebia que a caridade não trazia alento e felicidade somente para os auxiliados, porém, ainda para as pessoas que ajudavam.
Confirmava-se a verdade bíblica, “há mais felicidade em dar do que em receber”, Atos 20:35. ACN então nascia! Em alemão, Kirche in Not.
Conforme chegava a ajuda para os que mais precisavam, não mais apenas na Europa, se tornava ACN popular e Papas faziam pedido para expandir mais a obra ainda, não somente para os que precisavam pela guerra, porém, a todos que por viver sua fé sofriam.
Você pode curtir isso:
- Dia Mundial da Juventude 2023
- Missão da Campanha da Fraternidade 2023
- Pastoral da Sobriedade 2023
- Importância da Pastoral Familiar
- Trabalho da Pastoral do Menor
- O que é a Pastoral da Criança
- Objetivos da Pastoral da Juventude em 2023
- Relação da PJ com a Igreja Católica
- Função das Pastorais dentro e fora da Igreja Católica
- Missão da Pastoral do Povo de Rua com Pe Julio lancellotti
- Importância da Pastoral do Dízimo
- Importante missão da PASCOM
- Como atua a Pastoral do Esporte
Milhões de Pessoas Beneficiadas
Sempre foi bastante marcante a relação dos Papas e ACN. De fato, incumbiu a missão de que fosse a Igreja na América Latina apoiada também por ACN, São João XXIII. Antigo benfeitor, Paulo VI, colocou sob jurisdição da Santa Sé a ACN.
Bento XVI foi benfeitor também antes de Sumo Pontífice, e elevou para categoria de Fundação Pontifícia a ACN, a passar sua sede ao Estado do Vaticano. Paulo II foi amigo do Padre Werenfried e de fato reconheceu a Obra como Organização Pública de Direito Pontifício.
Fundação Pontifícia ACN agora se encontra à serviço do Papa Francisco, a tornar possível o pedido dele de construir Igreja com maior proximidade do pobre, necessitado, excluído, portanto, prediletos de Deus.
São beneficiadas milhões de pessoas a cada ano através de em torno de 5 mil projetos com apoio de ACN nos aproximadamente 130 países, a incluir, o Brasil.
Na realidade, projetos que recebem auxílio da ACN são os mais diversos possíveis em campo pastoral, indo do subsídio à formação dos padres, seminaristas e religiosas.
E ainda construção e reconstrução de capelas e igrejas, material catequético, recuperação dos jovens dependentes químicos como em Fazendas da Esperança, transporte aos religiosos, construção das escolas e casas aos refugiados em Oriente Médio, barcos aos missionários no Amazonas, e mais.
Trata-se de trajetória com inspiração em providência divina, a manter com criativa fidelidade o carisma de mendigar pelos que mais necessitam.
Papa Francisco falou para benfeitores da ACN, “Muito obrigado por abrir o coração, pela oração, pela contribuição de vocês. E não se esqueçam de uma palavra: frear. É proibido frear! A misericórdia não se freia. Obrigado!”.
Caros amigos, que o Senhor frutifique a vossa oração e o vosso compromisso pela missão da Igreja em todo o mundo, sobretudo onde ela sofre de forma espiritual e material ou é perseguida. De coração, vos dou a minha bênçã
Como Doar para ACN Brasil
São aproximadamente 5 mil projetos a cada ano, em mais de 130 nações. A doação para ACN Brasil é fundamental que renova a esperança e gera vida, para doar: https://www.acn.org.br/doacao/.
O Facebook da ACN é @acnbr, e Instagram @acn_br, e YouTube @ACNBrasil.