EAC da Igreja Católica o que É,Significado, Roteiro, Quem Pode Fazer, o que Tem no EAC, o que Acontece no Encontro do EAC, Mensagens, Objetivos, Importância do EAC para os Adolescentes Católicos e Suas Famílias

EAC ❤️ Encontro de Adolescentes com Cristo, o que é isso

Medalhas de São Bento Originais

EAC, Encontro de Adolescentes com Cristo, segue da ideia, apadrinhamento, do núcleo com 5 jovens e 3 casais, dos formadores, equipes, grupos de adolescentes a 1, 2, 3… Tantas famílias.

E de fato, expande à comunidade, à sociedade. Trata-se da importância do serviço, portanto, a expansão. No ano de 2014, foi implantado, por exemplo, o Encontro de Adolescentes na Paróquia do Rosário, por meio do Padre Márcio, sua iniciativa, e com a Catedral apoiando.

Eleva nome de adolescentes o encontro realizado, um encontro de famílias. Fala-se em encontro de descobertas, uma ponte entre criança e jovem futuro.

Na família católica que surge o amor, e após, tem expansão. Diz em um dos poemas dele, o Manoel de Barros, “Se a gente não der o amor, ele apodrece em nós.”.

Com tal foco de intensificar, renovar, reestabelecer, e gerar laços amorosos que EAC avança. Missão da garota que segura a mão de Jesus para o sol, do menino e menina segurando a mão de Jesus e em outra mão, o balão de coração, o intuito de oferecer amor.

Na realidade, EJC, Encontro de Jovens com Cristo se mostra serviço cristão elaborado pela Igreja Católica, inicialmente, no Brasil, e no ECC, Encontro de Casais com Cristo, espelhado.

Em 1970 surgia em São Paulo com influência de Alfonso Pastore, Padre, atendendo exigências da Pastoral Familiar Paroquial.

Ocorreu publicação em 1979 da primeira edição de “Encontro de Casais com Cristo”, livro, por Padre Pastore, e daí em diante, foi difundido pelo país inteiro o ECC, gerou vertentes dos jovens, EJC, e também adolescentes, com EAC. MAC também existe, Movimento de Amizade Cristã, aos jovens entre idades de 14 e 17 anos.

O que Acontece no Encontro de Adolescentes com Cristo?

EAC, Encontro de Adolescentes com Cristo, evangelização na paróquia dos adolescentes, e tem por finalidades:

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos
  • Gerar lideranças cristãs jovens para a comunidade.
  • O adolescente é despertado a viver de modo cristão.
  • Inspiração do relacionamento maior em família, para os adolescentes entenderem os pais, e seus irmãos, e como resultado, se tornando membro ativo e de impacto em convívio da família.
  • Criar a necessidade nos adolescentes da participação com mais compromisso e responsabilidade na própria paróquia e comunidade que vive.
  • O adolescente segue para serviço dos outros que não receberam suficiente formação apostólica cristã, pois já recebeu tanto da igreja.
  • Ajudar os pais em educação religiosa, ficando estes mais compromissados com ensinamentos católicos e alerta-los aos perigos enfrentados pela juventude, de exemplo o alcoolismo, sexo sem responsabilidade, violência, excessiva vaidade e mais.
  • Estes adolescentes participam do encontro, EAC, não somente a trabalhar em mais encontros, no entanto, para experimentar vida familiar cristã, ainda se iniciar em trabalho de pastoral, as tarefas da comunidade, assumir, e representar instrumento do Senhor na sociedade.
  • Um serviço de caráter evangelizador e missionário, o EAC, com finalidade principal, o anúncio de Cristo, como dos demais encontros da Igreja.

Importância do EAC para Famílias, Adolescentes e Igreja

Padre Márcio discutia a importância do EAC para famílias, adolescentes e Igreja. Celebrava os 5 anos do EAC, a Catedral de Campina Grande, na missa que o Padre Márcio Henrique celebrava, o pároco da Catedral e também Vigário Geral da Diocese.

Nesta celebração, destacou o Padre a relevância deste encontro à igreja, famílias dos adolescentes, e aos adolescentes.

Falou que para igreja, “o encontro oferece um espaço para os que saem da Catequese, enquanto não alcançam a idade da Crisma”.

Lembrou que apareceu o EAC “através de uma inspiração Divina, quando jovens da paróquia, junto com Padre Isaías, hoje pároco de Galante, preparavam este encontro, baseado no ECC e no EJC”.

De acordo com o mesmo, EAC representa “um encontro bonito, de acolhimento, entrosamento, recreação e muita oração, visando um acompanhamento posterior”. Mesmo que haja sigilo em EAC, como mais encontros da Igreja, lembrou o Padre Márcio que “tem muita coisa própria da idade adolescente, mas o bom é que tem uma catequese, um acompanhamento posterior, com encontros a cada 15 dias”.

Através do EAC, de acordo com Padre Márcio, os adolescentes permanecem mais ligados com a igreja. Ele comentou, “A cada ano temos um grupo grande, procurando um engajamento. Eles se sentem atraídos pelo momento dos 3 dias do encontro. Mas não é só isso. A igreja quer um pouco mais, conquistando esses adolescentes para um acompanhamento mais de perto, que os levará a um seguimento a Jesus, ligando-os à igreja com uma personalidade cristã”.

O Padre falou que encontros, os da catequese, preparação a receber sacramento da Crisma, de EAC, “fixam as pessoas no caminho de Jesus”, também falou que EAC, “deixa muita coisa boa nos corações dos adolescentes”.

Disse que EAC deixa ainda marcas no coração das famílias destes adolescentes, então “porque mexe com os corações de todos os familiares”, ainda que “não adianta catequizar só o adolescente. É preciso tocar um pouco também o coração de quem vive com ele”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram, Acesse Aqui o Perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento