Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha, por mais de 150 anos, tem sido impulsionada pelo poder da humanidade.
A partir do fortalecimento da resiliência de comunidades em risco, para cuidar dos idosos, de tratar doentes e feridos, ajudar migrantes a se reconectar com seus entes queridos, o trabalho é para prevenir e aliviar o sofrimento humano onde pode ser encontrado.
O modelo de ação da Cruz Internacional fundamentado em 4 Princípios Fundamentais, os voluntários com base em comunidade, a relação específica com governos no campo humanitário, a proximidade para com as pessoas que trabalham, e redes globais de solidariedade, trouxe proteção e assistência para milhões de pessoas em momentos de dificuldade e crise.
O Movimento é a maior rede humanitária do mundo, reunindo quase 100 milhões de membros, voluntários, e apoiadores em 192 Sociedades Nacionais. E tem 3 componentes principais.
ICRC, Comitê Internacional da Cruz Vermelha
ICRC é uma organização neutra, imparcial, e independente cuja missão exclusivamente humanitária é proteger as vidas e dignidade das vítimas da guerra e violência interna e oferecer a eles assistência.
Dirige e coordena as atividades de alívio internacional conduzidas pelo Movimento em situações de conflito.
E também se esforça para prevenir sofrimento por promover e fortalecer lei humanitária e princípios humanitários universais.
Estabelecido em 1863, ICRC está na origem do Movimento, e é “guardião” das Convenções de Genebra e seus Protocolos Adicionais, que protegem aqueles que não participam ou não mais participam nas hostilidades no contexto de conflitos armados.
IFRC, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
IFRC é uma organização humanitária global, que coordena e dirige assistência internacional seguindo desastres naturais ou causados pelo homem em situações sem conflito.
Sua missão é melhorar as vidas das pessoas vulneráveis, trabalhando com Sociedades Nacionais em resposta para catástrofes pelo mundo.
Suas operações de alívio são combinadas com trabalho de desenvolvimento, incluindo programas de preparação para desastre, atividades de saúde e cuidado, e promoção dos valores humanitários.
Em particular, apoia programas sobre redução de risco, e combate do espalhamento de doenças, assim como trabalhar para combater discriminação e violência, e promover direitos humanos e assistência para migrantes.
Você pode curtir esses assuntos:
- Como ser voluntário no MSF – Médicos Sem Fronteiras
- A importância do AA e como ser voluntário
- Como ser voluntário na JMJ 2023 em Lisboa Portugal
- O que é trabalho voluntário? Veja como participar dentro e fora da Igreja!
- Padre Júlio Lancellotti, uma história de doação aos mais necessitados
- 13 atitudes e pensamentos para o jovem Cristão fazer a diferença em 2023
- Fazer o bem ao irmão com publicidade, qual limite do incentivo para vaidade
Sociedades Nacionais
Há 192 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho ao redor do mundo, com mais sendo formadas atualmente. Esta rede única forma a espinha dorsal do Movimento.
Cada Sociedade Nacional é feita de voluntários e equipe, que oferece grande variedade de serviços, variando de proteção civil e assistência para vítimas da guerra, ao treinamento em primeiros socorros e restaurar laços familiares.
Voluntários da Sociedade Nacional formam parte das comunidades que servem, e são presentes antes, durante e após os desastres.
Sociedades Nacionais também apoiam as autoridades públicas em seus países como auxiliares independentes para governo no campo humanitário.
ICRC, IFRC e Sociedades Nacionais são corpos independentes. Cada uma tem seu status individual e não exerce autoridade um sobre outro.
A cada 4 anos, os diferentes membros do Movimento se reúnem com representantes dos Estados Partes das Convenções de Genebra na Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A Conferência é o corpo deliberativo mais alto do Movimento e oferece uma oportunidade para examinar as prioridades e desafios transversais.
Além disso, 2 importantes outras reuniões acontecem a cada 2 anos, Assembleia Geral, que é composta por delegados de todas Sociedades Nacionais membro, e Conselho de Delegados, que reúne Sociedades Nacionais, IFRC e ICRC.
A assembleia determina as políticas gerais da Federação Internacional, enquanto o conselho adota resoluções sobre ação e defesa do Movimento.
Cruz Vermelha Brasileira, CVB
História da CVB, Cruz Vermelha Brasileira começou em 1907, por causa da ação de Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, portanto, espírito cheio de iniciativa e culto, que ao se inspirar no que viu em mais países, sentiu animação da vontade de ver aqui também, funcionando, fundada, uma Sociedade da Cruz Vermelha.
Com mais profissionais da área da saúde e indivíduos da sociedade, foi capaz de promover reunião na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, a lançar bases de organização da CVB.
Na reunião feita em 1908, foram aprovados, discutidos de fato, o Estatuto da Sociedade.
CVB teve participação na constituição da Federação de Sociedade de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no ano de 1919, então se filiando com ela.
No Brasil, se tornou instituição modelar, de modo previsto em Convenções de Genebra, como nas épocas da paz, a levar auxílio para vítimas de desastres naturais e catástrofes, como enchentes, secas, terremotos e mais.
Age com base em fundamentais princípios da Cruz Vermelha, que se caracterizam:
- Imparcialidade.
- Humanidade.
- Independência.
- Neutralidade.
- Unidade.
- Universalidade.
- Voluntariado.
E pelo governo do Brasil é reconhecida de sociedade de socorro voluntário, auxiliar de poderes públicos, autônoma, e particularmente, de serviços militares de saúde, assim como sociedade nacional única da Cruz Vermelha que tem autorização para fazer atividades no território do Brasil todo.
Como ser voluntário e como doar
Aos interessados em voluntariar-se e doar para Cruz Vermelha, visitar os links, http://www.cruzvermelha.org.br/pb/contato/seja-um-voluntario/, http://www.cruzvermelha.org.br/pb/institucional/doacoes/.
Siga o Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
Conheça a Loja Oficial dos Jovens Católicos do Brasil!
Aprenda, do Zero, Como Fundar um Grupo Jovem na sua Igreja!