“Acreditar é possível apenas pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo”, CCC 154. O Credo oração é uma profissão de fé. Ao recitar as palavras, “Eu creio”, ou “Nós cremos”, os católicos dão seu consentimento para verdades divinas, reveladas por Deus, na Sagrada Escritura e Tradição viva da Igreja. Enquanto credos não contêm tudo sobre a fé, as fórmulas de credo fornecem aos católicos, espécie de resumo destinado.
Para os católicos, há o Credo (Credo dos Apóstolos), e Credo Niceno. O Credo é uma síntese da fé transmitida dos apóstolos. É muitas vezes recitado como parte da oração do indivíduo, por exemplo, no começo do Rosário ou Terço da Divina Misericórdia.
O Credo Niceno-Constantinopolitano, ou Credo Niceno, emergiu dos concílios ecumênicos de Nicéia e Constantinopla. É recitado na missa, embora ocasionalmente, por exemplo, durante a Quaresma, Credo dos Apóstolos é por vezes usado.
3 Partes do Credo Oração
O Credo (Credo dos Apóstolos) e Credo Niceno ecoam a fórmula batismal trinitária encontrada em Mateus 28:19, “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Ambos os Credos ajudam a entender quem Deus é, como oposto para quem Deus não é.
A primeira parte fala da primeira Pessoa divina e o trabalho maravilhoso da criação, a próxima fala da segunda Pessoa divina, e o mistério da redenção Dele dos homens; a parte final fala da terceira Pessoa divina, a origem e fonte da santificação dos fiéis (Catecismo Romano I, I, 4).
- Parte 1 – Eu creio em Deus Pai.
- Parte 2 – Eu creio em Jesus Cristo, o Único Filho de Deus.
- Parte 3 – Eu acredito no Espírito Santo.
Como professado no Credo, Deus é a Trindade. Isso significa que Deus, pela natureza Dele, é eternamente relacional. Desde que humanos foram criados à “imagem de Deus”, foram feitos para estarem na relação, particularmente com o Criador.
São chamados para não meramente conhecer sobre Deus, mas para conhecê-Lo pessoalmente e intimamente.
Credo Oração Completa dos Católicos
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à Direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na Vida Eterna. Amém!
Razões para Rezar o Credo Oração
Conforme se examina o Credo, considerar estas razões explicando o Credo dos Apóstolos ser útil e necessário na vida da Igreja e para os católicos. Já que o Credo oração:
- Define a verdade.
- Corrige o erro.
- Oferece regras e padrões para o povo de Deus.
- Ensina a Igreja como adorar e confessar a fé.
- Resume a fé.
- Define a unidade verdadeira cristã.
Oração do Credo Define a Verdade
Uma das razões de fato é que o Credo define a verdade. Jesus Cristo disse aos discípulos Dele, João 8:32, “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”. Os fiéis devem estudar os credos da fé, tanto como eles defendem corretamente as Escrituras, porque eles delineiam as verdades da fé.
A verdade liberta o povo de Deus do pecado, corrupção, e mundo sob desespero do pecado. A verdade introduz esperança eterna no esplendor glorioso de Deus e evangelho Dele para humanidade. Conforme os credos ensinam a verdade, eles defendem um poder que liberta o cativo.
Credo Corrige o Erro
A realidade da verdade pressupõe a existência do erro. Na era atual, porém, há geração, talvez pela primeira vez, que se opõe à existência da verdade. A Igreja, porém, entendeu desde sua fundação que heresia e falso ensinamento existem e que estes são perigos horríveis ao povo de Deus.
De fato, nenhum erro apresenta perigo maior para Igreja e mundo do que erro teológico. Heresia, a negação de uma doutrina central para cristianismo, afasta-se da verdade e assim tem consequências eternas. A Igreja precisa dos credos não apenas para ensinar a verdade, mas para proteger contra o erro.
Assuntos católicos relacionados
- Como fazer a oração do credo católica para afastar os inimigos
- Orações de agradecimento a Deus por tudo na vida
- Orações de São Bento contra inveja e mau-olhado
- Orações de São José para casar e ter emprego
- Orações de São Jorge Guerreiro para proteção
- Oração de São Bentinho da porta aberta
Credo Oferece Regras e Padrões para Povo de Deus
Credo dos Apóstolos funciona como uma barreira para o ensinamento e instrução do povo. De fato, os credos protegem os professores de tropeçar em erros, por oferecer uma regra para seguir e limites para discussão teológica segura e desenvolvimento.
Uma das funções mais importantes do Credo dos Apóstolos, como todo fiel crê, é que ajuda a Igreja a ensinar e preparar novos fiéis para fidelidade e maturidade na fé da Igreja.
Novos fiéis na igreja primitiva muitas vezes eram pedidos a afirmar as linhas do Credo dos Apóstolos, uma por uma, afirmando sua crença e confissão da verdadeira fé cristã.
Foto de Edgar Henríquez, LC na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja
Amei os conteúdos,são maravilhosos
Que bom que gostou Luiza, estamos atualizando diariamente o jovens católicos.