Como se reza a Oração das 13 Almas Benditas

Oração das 13 Almas Benditas ❤️ o que é, para que serve, como rezar

Medalhas de São Bento Originais

Oração das 13 Almas, a devoção popular como “13 Almas”, portanto, a versão mais autorizada das “13 Almas Benditas” ou “13 Almas”, tem relação com vítimas do Edifício Joelma, particularmente o incêndio que lá ocorreu, em São Paulo, nos anos 1970.

Várias vítimas os corpos tiveram reconhecidos. Porém, 13 indivíduos estiveram presos no elevador, a morrer carbonizados.

Os corpos destas pessoas não foram reconhecidos. Iniciaram as orações, em primeira fase, por descanso eterno destas almas. Já na segunda fase, iniciaram as orações de intercessão, a acreditar que por estarem em purgatório, e por causa do tipo de sua morte, teriam poder especial com Deus.

Devoção para as Almas

Encontrar em intenções de missas tal devoção é algo bem comum, mesmo que autoridades eclesiásticas não tenham autorizado. Mas, ela existe no meio do povo, mesmo que não exatamente se entenda como iniciou e quem estas “13 Almas” sejam.

Então, do ponto de vista litúrgico, como é celebrada a devoção para as almas pelo catolicismo? Afirma a Igreja a fé na ressurreição de Jesus, assim, “primícia dos que morreram”.

De fato, a morte a humanidade não tragou, o amor, a bondade, a obra de Cristo. Jesus venceu através da morte Dele na cruz o aguilhão, então a força da maldade que se encontra na morte.

Deus Pai falou o sim Dele definitivo para vida e obra de Cristo, portanto, O ressuscitando dos mortos. Significa a fé na ressurreição que “Cristo está vivo”, “está no meio de nós”, Jesus permanece a agir pela comunidade de fé por meio do Espírito Santo.

Fé em ressurreição se mostra testemunho das primeiras discípulas e discípulos que conviveram com Ele. Tal fé foi transmitida pelas gerações, a fundar de maneira contínua a Igreja de Cristo. Em Jesus creem os cristãos que ressuscitarão também à vida que nunca termina, em Deus.

Mártires na Igreja Católica

Na vida da Igreja, a primeira devoção para falecidos ocorreu sobre mártires, autorizadas testemunhas, que seu sangue, derramaram, pela fé em Jesus. Iniciou o dia de seu martírio, a ter celebração como data do seu nascimento verdadeiro.

Depois da fase de mártires, a partir do século IV, começou a Igreja a venerar as pessoas também que uma vida exemplar mostraram, diferenciando-se por sua esperança, fé, amor, trata-se de santas e santos.

“Almas” purificadas destas irmãs e irmãos têm participação da mesa do banquete do eterno Reino, Mateus 5,8, “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.

Esperança firme de cristãos é que todos também os que buscaram viver valores do Evangelho vão estar com Deus, a gozar da paz.

Tal convicção é celebrada, rezada na vida da Igreja, Liturgia, em Exéquias, Santa Missa, Eucaristia. A Igreja ao rezar por mortos reconhece inicialmente a misericórdia e bondade de Deus que acontece na ressurreição dos que vivem e aceitam o projeto de amor Dele.

Não é uma forma, rezar pelos mortos, de forçar Deus a levar estes ao céu. Salvação se caracteriza pura bondade, liberdade de Deus, gratuidade, que em Cristo, de fato acolhe no meio, os que orientaram a vida pela prática da justiça, amor, e pelo bem.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Assim, por meio da intercessão, aqueles que se foram oram pelas pessoas que peregrinam ainda nesta vida. Esta maravilhosa conexão e misteriosa entre “aqueles que aqui estão e aqueles que lá estão”, os católicos professam no credo, por meio da expressão, “creio na comunhão dos santos”, importante afirmar, “das realidades santas”, “das coisas santas”.

Você pode curtir isso:

Oração das 13 Almas Benditas para Alcançar Graça

Oh! Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus, atendei o meu pedido. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido.
Pelas gotas de suor que Jesus derramou do Seu Sagrado Corpo, atendei o meu pedido. Meu Senhor Jesus Cristo, que a vossa proteção me cubra, vossos braços me guardem no vosso coração e me proteja com os vossos olhos. Oh! Deus de Bondade, vós sois meu advogado na vida e na morte; peço-vos que atendei os meus pedidos, livrai-me dos males e dai-me sorte na vida.
Segui meus inimigos; que olhos do mal não me vejam; cortai as forças dos meus inimigos. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, se me fizerem alcançar esta graça (falar a graça), ficarei devoto de vós e mandarei imprimir um milheiro desta oração, mandando também rezar uma missa.

Incêndio no Edifício Joelma – Oração das 13 Almas

A oração das 13 Almas Benditas também popular como oração das almas possui relação forte com a tragédia que chocou o Brasil.

Portanto, o incêndio em 1974, do Edifício Joelma, recém-construído, vitimando de modo impiedoso o total de 191 pessoas, pelo fogo incontrolável consumidas que se alastrou pela construção enorme em 1 de fevereiro.

Assim, esta oração deve ser feita sempre com bastante zelo e respeito pelo incidente e pelas pessoas que morreram, já que a oração das 13 Almas Benditas exatamente evoca a intercessão destes indivíduos em solucionar questões de difícil realização e nobres.

Início da Crença na Oração das Almas Benditas

Ganhou força a crença nas 13 Almas Benditas de uma lenda urbana, para qual não há comprovação por parte da Igreja Católica, porém, que integra a vida dos brasileiros, especialmente, o povo paulistano.

De acordo com esta lenda, pertencem as 13 Almas Benditas na realidade aos corpos das vítimas carbonizadas encontradas no elevador.

Assim, depois que os restos mortais foram sepultados, há pessoas que dizem ter ouvido gemidos brotando do chão. Estes gemidos, segundo estes frequentadores do cemitério, apenas se acalmam ao chover ou se o terreno for regado.

Então, muitas pessoas ainda hoje fazem pedidos para as 13 Almas Benditas e copos com água são deixados por elas nos túmulos, em tipo de ritual para que sejam amenizadas suas dores. Também falam que sempre os pedidos são atendidos.

Poder da Oração

Esta oração, por causa do sofrimento todo que passaram essas almas, não deve de fato ser em vão. Assim, não deve ser rezada para alcançar menores interesses, procurando prejudicar alguém.

Pedir a intercessão das 13 Almas Benditas à cura de enfermidade, para que seja resolvido hoje um problema que perturba o ente querido, para não faltar um emprego bom, e mais.

Escolher lugar tranquilo e fazer a oração das 13 Almas Benditas com amor. Depois, rezar Pai Nosso, Ave Maria, e o sinal da cruz fazer.

Siga o Perfil no Instagram do site Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico