Diáconos são membros do clero junto com padres e bispos. O ministério do diácono tem 3 dimensões, liturgia, palavra e serviço. Na liturgia, ele ajuda o bispo e padres. Na missa, o diácono proclama o Evangelho, pode ser convidado para pregar a homilia, e auxilia no altar.
O diácono pode também batizar, testemunhar e abençoar casamentos, presidir na Liturgia das Horas, e preside em liturgias fúnebres entre muitas outras funções. Vivendo no mundo, os diáconos têm uma sensibilidade particular para as necessidades das famílias reais, incluindo pais solteiros, estudantes, pessoas mais velhas, aqueles com deficiência, encarcerados e aqueles que sofrem de pobreza ou vícios de vários tipos.
Todos os cristãos são chamados, mas o diácono serve com uma graça especial, uma autoridade única e poder humilde. Ele está respondendo à inspiração do Espírito Santo. Ele é enviado pela Igreja para ser a presença de Cristo para aqueles que precisam.
Diáconos têm sido membros do ministério ordenado desde os primórdios da Igreja. Vindo da palavra grega diakonos, significando servo, diáconos são chamados para servir ao povo de Deus através dos ministérios da liturgia, da palavra, e da caridade.
Há 2 tipos de diácono: permanente e transitório. Os diáconos permanentes são ordenados ao diaconato com intenção de permanecer neste papel, enquanto diáconos transitórios são geralmente seminaristas no último estágio de treinamento antes de ser ordenado ao sacerdócio.
Diácono É Diferente de Padre?
Enquanto padres são chamados para refletir o trabalho de Cristo, o Sumo Sacerdote, diáconos são chamados para refletir Cristo, o servo. Ambos são ministérios ordenados e têm algumas das mesmas funções litúrgicas, mas seus papéis são muito distintos.
Apenas padres podem consagrar a Eucaristia na celebração da missa, oferecer absolvição no Sacramento da Reconciliação, e ungir os enfermos. Um diácono também leva uma vida muito diferente fora da vocação dele. Diácono pode ser casado e ter uma família, assim como ter um trabalho separado fora da Igreja.
Por que Alguns Diáconos Tornam-Se Padres?
Por muitos anos ministros ordenados “ascendiam” de um ofício a outro, culminando na ordenação para presbitério, ou sacerdócio. O Concílio Vaticano II (1962-1965), porém, autorizou a restauração do diaconato como uma ordem permanente de ministério.
Assim, enquanto estudantes para sacerdócio são ainda ordenados diáconos antes de sua ordenação como padres, há mais de 13.000 diáconos nos Estados Unidos apenas que ministram nesta Ordem permanentemente, por exemplo. Não há diferença no sinal sacramental ou funções entre estes chamados “diáconos permanentes” e “transitórios”.
O que Faz o Diácono?
Um diácono faz vários deveres litúrgicos na paróquia. Diáconos ajudam padres na missa por proclamar o Evangelho, pregando a homilia, e servindo como ministros ordinários da Eucaristia. Diáconos podem também batizar, testemunhar casamentos, e presidir em funerais ou serviços fúnebres.
E podem também ser chamados para conduzir celebração da Liturgia das Horas, Adoração Eucarística, e bênçãos, e oferecer bênçãos em nome da Igreja.
Diácono pode ser casado ou não, mas um homem solteiro não pode casar após ser ordenado. Um homem casado procurando se tornar um diácono deve ser capaz de demonstrar um casamento estável e vida familiar. A esposa do homem deve dar seu consentimento e apoio para ele, a assumir o ministério. É também importante que filhos não devem ser negativamente impactados pelo comprometimento do seu pai para ministério.
Você pode curtir isso:
- Pedir a bênção aos mais velhos, veja a importância disso
- Genuflexão na igreja católica, importância, significado e quando fazer
- Hosana nas alturas, o que significa, letra, oração
- Mastigar a hóstia consagrada na hora da comunhão, pode
- Importância de colocar o nome nas intenções da Santa Missa
- Shalom, significado bíblico para os católicos
- Yeshua, significado bíblico para os católicos
- Missa de sétimo dia, saiba o significado e importância
Como Diáconos São Designados?
Apenas como padres, diáconos são designados para paróquias e tarefas pelo bispo, segundo as necessidades da diocese. Geralmente, um diácono vai ser designado para uma paróquia próxima da casa dele. No entanto, ele pode também ser exigido a assumir o ministério, como oferecer serviços pastorais nos hospitais, prisões, asilos e mais, fora desta paróquia.
Sempre que uma pessoa é ordenada, ele deve servir a igreja diocesana. Diáconos não são diferentes em relação a isso, são designados pelo bispo para ministérios pelo qual o bispo percebe uma grande necessidade, e para o qual o diácono pode ter dons especiais ou talentos.
Na maioria das vezes, isso vai ser em um ambiente paroquial, apenas como a maioria dos padres serve em uma paróquia. Uma vez designado para a paróquia, o diácono e qualquer outro clero designado para o ministro da paróquia sob supervisão imediata do pároco. Porém, esta atribuição pode ser mudada no pedido do diácono ou iniciativa do bispo.
Diáconos não são pagos. Vocações para diaconato não são posições pagas e são ao invés, assumidas voluntariamente. Diáconos muitas vezes terão trabalho fora de sua vocação para se apoiarem e suas famílias financeiramente.
Embora haja alguns deveres compartilhados entre padres e diáconos, o chamado único de cada um é bem diferente. O papel de diáconos poderia ajudar a aliviar parte da carga pesada de trabalho dos padres, mas números saudáveis de cada um são cruciais para a vida da Igreja. Como se tornar um diácono? Se estiver interessado em se tornar um diácono, o primeiro porto de escala é falar com o padre da paróquia.
Foto de Patrick Fore na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram
- Acesse a loja oficial dos Jovens Católicos
- Adquira nosso livro digital “Como Formar um Grupo Jovem Católico” do zero