Mês da Bíblia 2023, Qual Significado e Importância para Igreja Católica, o que Muda Nesse Mês, Afinal a Bíblia É Só um Livro ou Tem Algum Poder Espiritual

Mês da Bíblia 2023 ❤️ Veja o significado para jovens católicos

Medalhas de São Bento Originais

Setembro é o mês da Bíblia 2023. Porque 30 de setembro é a festa de São Jerônimo, um homem que dedicou sua vida para o estudo e tradução da Bíblia para latim. Parece ser uma iniciativa atribuída para Arquidiocese de Belo Horizonte, “setembro, o mês da Bíblia 2023”.

Que em 1971, celebrando seu 50° aniversário, acompanhou as Irmãs Paulinas em uma iniciativa para promover conhecimento da Bíblia no mês de setembro.

Ajudada pelos ares frescos do Concílio, a ideia se espalhou para outras dioceses do Brasil e da América Latina e também para outras Confissões Cristãs.

A adequação do mês de setembro para encorajar a aproximação para a Bíblia surge do fato que neste mês, eventos importantes são celebrados no âmbito bíblico.

Mês da Bíblia 2023 – Importância da Bíblia para Fé Católica

Os livros do Antigo Testamento foram escritos bem antes da Encarnação de Jesus, e todos os livros do Novo Testamento foram escritos aproximadamente no final do primeiro século A.D.

Mas a Bíblia como um todo não foi oficialmente compilada até o final do século IV, ilustrando que foi a Igreja Católica que determinou o cânon, ou lista dos livros, da Bíblia, sob a orientação do Espírito Santo.

De fato, a Bíblia não é uma coleção de livros que não seja autocanonizante, pois não há índice incluído em nenhum dos livros.

Embora o cânon do Novo Testamento não tenha sido determinado até o final dos anos 300, livros que a Igreja considerava sagrados foram proclamados desde o início na missa, e lidos e pregados de outra forma.

Os primeiros escritos cristãos superaram em número os 27 livros que se tornariam o cânon do Novo Testamento.

Os pastores da Igreja, por um processo de discernimento espiritual e investigação nas tradições litúrgicas da Igreja espalhados pelo mundo inteiro, tinham que traçar linhas claras de distinção entre os livros que são realmente inspirados por Deus e originados no período apostólico, e aqueles que apenas afirmaram ter estas qualidades.

O processo culminou em 382 quando o Concílio de Roma, que foi convocado sob liderança de Papa Dâmaso, promulgou o cânon bíblico de 73 livros. O cânon bíblico foi reafirmado pelos concílios regionais de Hipona, 393, e Cartago, 397, e então definitivamente reafirmado pelo Concílio de Florença ecumênico, em 1442.

Finalmente o Concílio de Trento ecumênico solenemente definiu este mesmo cânon em 1546, depois de ter sido atacado pelos primeiros líderes protestantes, incluindo Martin Luther.

Banner Terço de São Bento Original

Você pode curtir isso:

Papa Francisco – Amor às Escrituras

Na carta dele, Francisco escreveu, “Um dia devotado para Bíblia não deve ser visto como um evento anual, mas ao invés, um evento pelo ano todo, que os católicos precisam urgentemente para crescer no conhecimento e amor pelas Escrituras e Senhor ressuscitado, que continua a falar a palavra Dele e partir o pão na comunidade de fiéis”.

Ele escreveu, “Nós precisamos desenvolver uma relação mais próxima com a Sagrada Escritura; caso contrário, nossos corações permanecerão frios e nossos olhos fechados, presos como estamos por tantas formas de cegueira”.

A Sagrada Escritura e os sacramentos são inseparáveis, ele disse. Jesus fala para todos com a palavra Dele na Sagrada Escritura, ele falou, e se as pessoas “ouvirem a voz Dele e abrirem as portas das mentes e corações, então Ele vai entrar nas nossas vidas e permanecer para sempre conosco”.

Francisco exortou os padres a ter extra atenção para criar homilias a cada domingo que “fale a partir do coração” e realmente ajude as pessoas a entenderem a Escritura “através da simples e adequada” linguagem.

A homilia “é uma oportunidade pastoral que não deve ser desperdiçada”, ele escreveu. “Para muitos dos nossos fiéis, na realidade, esta é a única oportunidade que eles têm para agarrar a beleza da palavra de Deus e vê-la aplicada para suas vidas cotidianas”.

Francisco encorajou as pessoas a lerem a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina, Dei Verbum, e exortação apostólica do Papa Bento XVI sobre a Bíblia, Verbum Domini, cujo ensinamento permanece “fundamental para nossas comunidades”.

O Papa também sugeriu que clérigos ofereçam aos paroquianos a Bíblia, um livro dos Evangelhos ou outros recursos catequéticos, “entronizar” a Bíblia para enfatizar a honra e natureza sagrada do texto, abençoar ou comissionar os leitores da paróquia e encorajar as pessoas a lerem e rezarem com a Escritura a cada dia, especialmente através de lectio divina.

“A Bíblia não pode ser apenas herança de alguns, muito menos uma coleção de livros para o benefício de poucos privilegiados. Pertence acima de tudo para aqueles chamados a ouvir sua mensagem e se reconhecerem nas suas palavras”, o Papa escreveu.

“A Bíblia é o livro do povo do Senhor, que, ao ouvi-la, move da dispersão e divisão para unidade”, assim como vem a entender o amor de Deus e se torna inspirado a compartilhar isso com outros, ele acrescentou.

A celebração do domingo da Palavra de Deus também “tem valor ecumênico, desde que as Escrituras apontam para aqueles que escutam, o caminho para unidade firme e autêntica,” ele escreveu.

Conheça nosso e-book Como Formar Um Grupo Jovem Católico para Iniciantes, Acesse Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica