Espiritismo é pecado para igreja católica

Espiritismo ❤️ A prática dele é pecado para igreja católica

Banner dos Santos Terços Católicos

Espiritismo é pecado? O espiritismo é uma doutrina espiritualista, religiosa, e filosófica estabelecida na França nos anos 1850, pelo professor francês, escritor educacional e tradutor, Hippolyte Léon DenizardRivail (1804-1869).

Ele escreveu livros sobre “natureza, origem e destino dos espíritos, e sua relação com o mundo corpóreo”, sob o pseudônimo de Allan Kardec.

O termo espiritismo primeiro apareceu no livro de 1857 de Kardec, The Spirits’ Book, que procurava distinguir espiritismo de espiritualismo. As obras de Kardec resultaram do estudo de fenômenos mediúnicos, que inicialmente ele acreditava serem fraudulentos.

Crença da Comunicação dos Espíritos dos Mortos

A crença que os espíritos dos mortos de várias formas se comunicam com os vivos por intermédio de uma pessoa chamada médium. É também um movimento religioso que professa ser cristão e foi organizado em várias denominações, com igrejas, escolas e clero ordenado.

A posição doutrinária dos espíritas varia consideravelmente, mas uma doutrina é comum para todos eles, a saber, “que a existência e identidade pessoal do indivíduo continuam após a mudança chamada morte; e que a comunicação com os chamados mortos é um fato cientificamente provado pelo fenômeno do espiritismo”.

Além disso, muitos adeptos acreditam que Cristo era um médium, que a Anunciação foi uma mensagem do mundo espiritual e ressurreição de Cristo uma prova que todos os seres humanos vivem após a morte como espíritos desencarnados.

Os serviços religiosos e sessões espíritas são realizados em igrejas, em casas privadas, ou em salões alugados. Eles seguem o padrão geral das igrejas protestantes, com oração, canto, música, leitura do Manual Espírita, um sermão ou palestra, e mensagens espíritas dos falecidos.

A comunicação com o mundo espiritual não se limita para serviços de igreja regulares, nem mesmo para assembleias públicas ou profissões. “Fazer contato” com os mortos é recomendado para outros momentos, mesmo na privacidade do quarto de alguém e sem auxílio de um médium.

Geralmente, porém, as comunicações espíritas exigem uma pessoa que atua como um médium entre a audiência mortal e o mundo além. Médiuns não são os ministros em uma congregação; normalmente não são sustentados por ofertas de livre-arbítrio, mas através de taxas cobradas por aulas e sessões.

Praticar o Espiritismo é condenado pelo catecismo da igreja católica
Prática do Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é Pecado para Igreja Católica

Por que a Igreja Católica Condena a Prática do Espiritismo?

A Igreja Católica, através do Santo Ofício, declarou que não é lícito “participar em comunicações espíritas ou manifestações de qualquer espécie, seja através de um pretenso médium ou sem um, seja com ou sem hipnotismo, mesmo com a melhor das intenções entre os participantes, seja para o propósito de interrogar as almas dos mortos ou seres espirituais, seja ouvindo suas respostas ou mesmo na curiosidade ociosa, mesmo com o protesto tácito ou expresso de não ter qualquer coisa a ver com os espíritos malignos”, Denzinger 3642.

Por trás da atitude da igreja para o espiritismo está a preocupação que um católico se exponha ao risco de realmente lidar com o espírito maligno.

A suposição é que, se a fraude ou engano forem excluídos, e manifestações ocorrem que estão além da explicação natural, o agente ativo nestes casos não é Deus nem qualquer um dos bons espíritos, angélicos ou humanos, mas forças demoníacas que certamente enganarão o católico e colocam em perigo a integridade da sua fé.

Prática do Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista É Pecado

É um pecado mortal ver um médium? Espiritismo é pecado? Deus perdoaria o fiel? As respostas curtas são: sim, poderia ser um pecado mortal, e sim, Deus está sempre disposto a perdoar quando há um espírito de arrependimento, respondendo se espiritismo é pecado.

O Catecismo da Igreja Católica alerta sobre o recurso para médiuns, e outras coisas lidando com o oculto ou espiritismo. Vale citar aqui alguns números, que aparecem sob o cabeçalho Adivinhação e magia:

  • 2115 – Deus pode revelar o futuro para os profetas Dele ou a outros santos. Ainda, uma boa atitude cristã consiste em colocar a si confiantemente nas mãos da Providência para tudo oque diz respeito ao futuro, e desistir de toda curiosidade doentia sobre ele. Improvidência, porém, pode constituir uma falta de responsabilidade.
  • 2116 – Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso para Satanás ou demônios, evocação dos mortos ou outras práticas falsamente supostas a “desvendar” o futuro. Consultar horóscopos, astrologia, leitura da mão, interpretação de presságios e sortes, fenômeno de clarividência, e recurso para médiuns todos escondem um desejo pelo poder sobre o tempo, história, e em última análise, outros seres humanos, assim como um desejo para conciliar poderes ocultos. E contradizem a honra, respeito, e temor amoroso que se deve apenas para Deus.
  • 2117 – Todas as práticas de magia ou feitiçaria, pelas quais alguém tenta domar poderes ocultos, para coloca-los ao seu serviço e ter um poder sobrenatural sobre os outros, mesmo se para restabelecer sua saúde, são gravemente contrários à virtude da religião. Estas práticas são até mais para serem condenadas quando acompanhadas pela intenção de prejudicar alguém, ou quando recorrem à intervenção de demônios. Usar amuletos também é repreensível. O espiritismo muitas vezes implica adivinhação ou práticas mágicas; a Igreja pela parte dela alerta o fiel contra isso. Recurso para curas chamadas tradicionais não justifica nem a invocação de poderes malignos ou exploração da credulidade do outro.

Se foi a um médium, espiritismo é pecado, seria bom parar imediatamente e permanentemente, e ir para confissão. Então pode considerar aproveitar as orações e outras ajudas oferecidas pela Igreja.

Por que Espiritismo e Catolicismo Não Se Misturam?

Médiuns não têm lugar na vida espiritual de um católico, espiritismo é pecado. Houve um tempo quando os toques dos sinos da igreja na manhã de domingo era um chamado para o povo acordar com a igreja e ficar focado nas coisas de Deus.

Agora, parece que muitos católicos estão adormecidos para o que a fé católica chama os fiéis a fazer.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Isso é evidenciado através do ressurgimento das práticas mágicas e consulta aos médiuns. Quando humanos não mais acreditam em Deus, eles acreditam em tudo. A magia e o esotérico se tornam atraentes.

Isso é especialmente verdadeiro durante momentos de crise e incerteza. Médiuns tiram vantagem da fragilidade das pessoas, explorando os outros pelo poder e lucro.

Muitas vezes as pessoas vão ver um médium pela curiosidade ou porque estão desejando respostas que não parecem vir por meio da oração e da vida cristã. Uma razão comum para ir fazer contato com um ente querido que morreu. Pessoas estão buscando respostas e uma paz maior da mente.

Isso pode parecer inocente suficiente, mas o que as pessoas precisam perceber é que podem estar se abrindo para forças do mal. São Paulo alerta os fiéis que “Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.”, 2 Coríntios 11:14, e engana muitas pessoas.

O resultado final para o visitante ver o médium é que uma força destrutiva, o poder do mal, entrou na vida da pessoa, espiritismo é pecado. Médiuns vão usar do engano para dar a seus clientes um falso senso de segurança. Isso inclui o uso de símbolos religiosos, como um crucifixo ou imagem do Sagrado Coração de Jesus na parede, e até afirmar ser um católico.

Porém, médiuns não têm o poder ou habilidades que afirmam ter. E não podem por si violar as leis da natureza. E foram enganados pelo Maligno fazendo-os acreditar que o poder é deles, ou estão permitindo que o Maligno aja por meio deles.

São Tomás de Aquino ensina os fiéis que um mundo não material existe com seres não materiais. Estas entidades são as que dão poder aos médiuns. As pessoas que recorrem aos médiuns estão tentando contornar Deus, e portanto, é um pecado contra o Primeiro Mandamento.

Você pode curtir isso:

Como Está na Bíblia?

Lê-se no Livro do Deuteronômio, 18:10-12, “Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas”.

No Livro de Levítico 19:31, “Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”.

Há aqueles que vão rir, acreditando que visitas aos médiuns estão ajudando muitas pessoas, ou não passam de “diversão inofensiva”. A resposta é que o diabo tem toda motivação para encorajar práticas que são contrárias ao Primeiro Mandamento.

Aqueles que estão vivenciando dificuldades em suas vidas e que estão buscando respostas precisam procurar Deus e não médiuns. Uma boa atitude cristã é aquela que consiste em se colocar com confiança nas mãos da Providência.

Papa Francisco

Papa Francisco repreendeu as pessoas que se consideram cristãs praticantes, mas que recorrem à adivinhação, leituras psíquicas e cartas de tarô.

A fé verdadeira significa abandonar a si para Deus, “que faz Dele conhecido não através de práticas ocultas, mas através da revelação e com amor gratuito”, disse o Papa, durante a audiência geral semanal dele, na Praça de São Pedro.

Partindo de suas observações preparadas, o Papa convocou cristãos que buscam garantia dos praticantes de magia. Ele perguntou, “Como é possível, se vocês acreditam em Jesus Cristo, ir a um feiticeiro, um adivinho, estes tipos de pessoas?”. “Magia não é cristã! Estas coisas que são feitas para prever o futuro ou prever muitas coisas ou mudar situações na vida não são cristãs. A graça de Cristo pode trazer tudo a vocês! Rezem e confiem no Senhor.”.

Papa Francisco disse que padres, bispos e o Papa em si devem ser vigilantes e “próximos ao povo para guarda-lo e defende-lo”, ao invés de estar “desconectado do povo”.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica