Significado de Pedir a Bênção, qual a importância

Pedir a bênção aos pais ❤️ por que devemos pedir, é bíblico

Medalhas de São Bento Originais

No ambiente litúrgico, apenas um padre, e por vezes um diácono, deve estar conferindo bênçãos desde que são presentes e disponíveis para tal, ao pedir a bênção. Isso é também o caso onde alguns leigos que estão distribuindo Comunhão dão bênçãos se uma pessoa pede por isso ao invés da Sagrada Comunhão.

Fora da liturgia, os leigos podem dar certas bênçãos de algumas maneiras. Por exemplo, um pai pode abençoar uma criança, um idoso pode abençoar um jovem, e mais. Ao fazer isso, porém, eles devem evitar gestos sacerdotais, como fazer o sinal da cruz sobre outros.

Talvez traçar a cruz na testa seja suficiente, ou simplesmente colocar a mão sobre a cabeça, ou nenhum gesto, sejam melhores. Em ambientes onde os leigos estão rezando uns pelos outros, como em um grupo de oração ou ambiente para cura ou libertação, regras similares devem ser seguidas: evitar gestos abertamente sacerdotais, contentar-se em impor as mãos, ou não fazer nenhum gesto.

Pedir a Bênção dos Pais

A bênção dos pais é tão antiga quanto a humanidade. E foi praticada entre os patriarcas. É um costume tão sagrado que deve ser chamado de “sacramento do lar doméstico”. Que costume devoto é que pais e mães abençoem seus filhos a cada dia, e para filhos pedirem por esta bênção.

Padres têm a autoridade de abençoar os fiéis, e pais também, têm o privilégio de abençoar seus filhos. A cada vez que pais levantam suas mãos na bênção, eles atraem a ajuda de Deus para o bem-estar de seus filhos no corpo e alma. Os primeiros cristãos abençoavam seus filhos com o Sinal da Cruz.

Os pais e mães de mártires abençoaram seus entes queridos na prisão e os encorajaram para constância. Foi uma prática amada pelas mães dos santos. Santa Makrina deu sua bênção para seus netos, e com tal eficácia que eles se tornaram grandes doutores da Igreja Oriental: São Basílio de Cesareia e São Gregório de Nissa. É inspirador ler como Santa Nonna diariamente abençoava seu filho, São Gregório de Nazianzeno. Francisco de Sales ajoelhou-se para bênção de seus pais. Santo Ambrósio diz “Quem é abençoado por seus pais é abençoado por Deus”.

A bênção dos pais efetua outro grande bem, é um vínculo sagrado que une o pai e mãe em fidelidade eterna, em amor perfeito e harmonia. O Sinal da Cruz, em que eles unem para abençoar seus filhos, os lembra de sua promessa solene para permanecer fiel um ao outro até a morte.

Você pode curtir isso:

Pedir a Bênção e Sacramentais Católicos

Bênçãos estão sob a categoria de sacramentais da igreja católica, ao pedir a bênção.

Um sacramental é uma oração especial, ação, ou objeto que através das orações da Igreja, prepara uma pessoa para receber graça e melhor cooperar com isso. Por exemplo, se faz o sinal da cruz usando Água Benta quando entrando na Igreja: essa ação piedosa e a própria Água Benta, que juntas lembram as pessoas do batismo, acordam as pessoas para presença de Deus e as dispõe para receber a graça de Deus.

Ao contrário do sacramento, um sacramental não em si confere a graça do Espírito Santo. No entanto, como um sacramento, um sacramental ajuda os fiéis a santificar cada momento da vida e viver no mistério pascal do Senhor. Entre os sacramentais, bênçãos seriam as principais.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Quem pode fazer uma bênção? O Catecismo diz, “Cada pessoa batizada é chamada para ser uma ‘bênção’, e para abençoar. Portanto, leigos podem presidir em certas bênçãos; quanto mais a bênção diz respeito à vida eclesial e sacramental, mais é sua administração reservada para ministério ordenado (bispos, padres, ou diáconos)”.

Os sacerdotes são os ministros ordinários de bênçãos, pedindo ajuda de Deus para aquelas pessoas sendo abençoadas ou dedicando algo para um serviço sagrado; a bênção do padre é concedida com peso da Igreja e assim tem grande valor nos olhos de Deus.

A bênção de um leigo sobre outro, como um pai abençoando um filho, é um ato de boa vontade pelo qual a pessoa implora ajuda de Deus para outro; o valor desta bênção nos olhos de Deus depende da sinceridade individual da pessoa e santidade.

2 Tipos de Bênçãos

Bênçãos são categorizadas em 2 tipos, invocativa e constitutiva. Em uma bênção invocativa, o ministro implora o favor divino de Deus para conceder algum bem espiritual ou temporal sem qualquer mudança de condição, como quando um pai abençoa um filho.

Esta bênção é também um reconhecimento da bondade de Deus em conceder esta “bênção” sobre as pessoas, como quando é oferecida uma bênção para o alimento na hora de comer. Ao abençoar objetos ou lugares, uma visão é também direcionada para os que usarão os objetos ou visitarão os lugares.

Uma bênção constitutiva, invocada por um bispo, padre, ou diácono, significa a santificação permanente e dedicação de uma pessoa ou coisa para algum propósito sagrado. Aqui a pessoa ou objeto toma um caráter sagrado e não seria retornado para uso não sagrado ou profano.

Por exemplo, quando irmãs religiosas ou irmãos professam votos finais, são abençoados, indicando uma mudança permanente em suas vidas. Ou, quando um cálice é abençoado, se torna um vaso sagrado dedicado apenas para uso sagrado.

No todo, ao conceder a bênção Dele, Deus declara a bondade Dele. Os fiéis, por vez, abençoam Deus por louva-Lo, O agradecendo por todos os benefícios Dele, e oferecendo a Ele o serviço, adoração. Quando as pessoas invocam a bênção de Deus, imploram a beneficência divina Dele, confiando que Ele vai responder para as necessidades das pessoas.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico