Missa de Sétimo Dia o que É, Mensagens que Passa, o que Significa, É Só uma Homenagem ou Influencia na Alma da Pessoa Falecida, Onde Está na Bíblia, o que Diz a Igreja Católica Sobre Sua Importância, Como Marcar, Valor Cobrado pela Igreja

Missa de sétimo dia ❤️ o que é, mensagens, importância para igreja

Banner dos Santos Terços Católicos

A celebração da missa de sétimo dia tem significado que os fiéis fazem parte do Corpo de Cristo. Reza-se sempre por defuntos no santo sacrifício da missa.

Normalmente, em paróquias, celebrações por meio de comunicação, em capelas, já se ouviu, em comentário inicial, em oração da coleta, e em especial, em oração eucarística, uma pessoa rezar por aqueles que faleceram.

Reza-se sempre por mortos, e na Santa Missa, de modo especial. Catecismo católico, com base na Bíblia e na sua tradição, leva ensinamento de comunhão com defuntos.

“Reconhecendo claramente essa comunicação de todo o Corpo místico de Cristo, a Igreja dos que ainda peregrinam venerou, com muita piedade, desde os primeiros tempos do cristianismo, a memória dos defuntos; e, ‘porque é um pensamento santo e salutar rezar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados’ (2 Mac 12,46), por eles ofereceu também sufrágios”.

Então, a oração dos católicos por eles pode não apenas os auxiliar, no entanto, também deixar mais eficiente sua intercessão em favor dos fiéis. CIC 958-959, “Todos os que somos filhos de Deus e formamos em Cristo uma família, ao comunicarmos uns com os outros na caridade mútua e no comum louvor da Santíssima Trindade, correspondemos à íntima vocação da Igreja”.

Porque é bom e salutar, reza-se por mortos, portanto, é positivo não apenas por afetiva ligação com o que partiu, porém, é positivo já que as pessoas acreditam que foram batizadas em nome da Santíssima Trindade, assim, integram o Corpo de Cristo.

Deste modo, reza-se pelos que partiram, de maneira que não tendo falecido inteiramente santo, possa ter pelas preces dos fiéis e por misericórdia do Senhor, de fato a vida eterna, CIC 1031-1032.

Pelo defunto reza-se, é oferecido um sacrifício para que alcance a purificação a alma, e por fé em ressurreição. O Senhor, na misericórdia imensa Dele, purifica almas, ao Reino Dele toma-as. Qual o motivo, então, para rezar por 7 dias? Ou, qual motivo para uma missa de sétimo dia?

Bíblia – Número 7

Número 7 aponta perfeição na Bíblia. Deus criou o mundo em 7 dias, Gênesis 2,2. Choveu durante 7 dias, na história de Noé, e após 7 dias, soltou a pomba Noé, e trouxe a ave um ramo de oliveira apontando final do dilúvio, Gênesis 8,10.

Sobre a morte, José quando Jacó faleceu, fez luto durante 7 dias, Gênesis 50,10. Sobre sacrifício purificador, por 7 dias deveria um sacrifício expiatório se oferecer, Êxodo 29,36-37.

Somente no sétimo dia a mulher grávida que tivesse bebê estaria purificada, Levítico 12,2. Para ser considerado limpo, o leproso necessitaria de 7 banhos da purificação, Levítico 14,7.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Em Evangelhos, Cristo fez multiplicação de pães com 7, Mateus 15,36. Jesus falou para Pedro que deveria perdoar 70 vezes 7, Mateus 18,22. Em episódio com samaritana, esta teve 5 maridos e o sexto marido não era dela, porém, ela achou o Sétimo, Jesus, que deu água viva para ela, a beber, João 4,1-26.

O número 7 indica perfeição, perseverança, um percurso; em oração por morto, se reza também por significado do 7, se reza para que então seja purificada a alma.

Você pode curtir isso:

Missa de Sétimo Dia – Brasil

No Brasil, a missa de sétimo dia ainda é rezada devido à extensão territorial. Parentes que não conseguiam a tempo chegar para que o falecido fosse velado, chegavam após alguns dias; portanto, a missa de sétimo dia possibilitava que pudesse estar junto à família, o parente distante, e também rezar pelo morto.

Finalmente, reza-se este tipo de missa, já que desde Gênesis o costume existia de fazer luto por falecidos, por mais passagens que tratam desta realidade da purificação para alma do morto, se reza pela fé católica em ressureição dos mortos, por oportunidade do distante parente para estar com a família e rezar com a mesma do falecido.

Na realidade, se reza a missa de sétimo dia para alusão ao dia que descansou o Senhor. E rezar é também chance aos que ficaram, louvando ao Senhor pelo dom da vida do que partiu, a ação de rezar missa de sétimo dia aos que ficaram se mostra oportunidade de pensar sobre o andamento da própria vida.

Solicitação da Missa de Sétimo Dia na Igreja Católica

O interessado, para solicitar a missa de sétimo dia, deve ir à igreja local ou igreja que preferir e agendar com a secretaria da paróquia.

O agendamento, o ideal, é que seja realizado, com alguns dias antecipadamente, assim a igreja pode organizar tranquilamente o cronograma para celebração.

Em data marcada, na celebração, no momento de oração eucarística, vai ser feita menção para memória do morto, e dirigidas, as orações. Missas de sétimo dia geralmente não são cobradas, trata-se inclusive, de orientação do Papa Francisco para as igrejas.

Porém, a família do falecido de fato pode fazer colaboração com a igreja, a dispor oferta em dinheiro na quantia que quiser. A missa de sétimo dia, em outras palavras, geralmente é sem custo, no entanto, a contribuição à paróquia se mostra bem-vinda, se a família tiver condições.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp