O que é Trabalho Voluntário, saiba o que é e como participar dentro e fora da igreja católica
Para que serve o Trabalho Voluntário, saiba o que é e como participar dentro e fora da igreja católica

Trabalho Voluntário, saiba o que é e como participar na igreja

Em um mundo perfeito, as paróquias da Igreja Católica seriam máquinas bem calibradas que funcionariam perfeitamente e sempre. Haveria um administrador para atender ao telefone no primeiro sinal e responder emails dentro de 10 minutos. As portas da paróquia estariam abertas mais do que fechadas, e o padre estaria disponível para todos e sempre. Mas e o Trabalho Voluntário onde fica?

Infelizmente, o mundo não é perfeito. Com padres responsáveis por várias paróquias, escritórios paroquiais responsáveis por muitas congregações, e todos fazendo mais com menos recursos, isso não pode simplesmente acontecer com a equipe empregada pequena.

Mas, há ainda pessoas que estão prontas e desejando ajudar na igreja mediante um papel voluntário. Tudo que é necessário é um recrutamento, uma análise dos dons que os voluntários católicos têm, e uma maneira para fazer acontecer.

O voluntariado envolve dar o próprio tempo e habilidades para ajudar os outros, geralmente uma comunidade ou organização sem fins lucrativos, sem a expectativa de compensação financeira. Muitas organizações dependem do trabalho dedicado de voluntários para realizar atividades rotineiras e alcançar objetivos de longo prazo que ajude outros em necessidade.

Grandes mudanças demandam esforços de grupo, muitas organizações podem apenas realizar seu bom trabalho devido à ajuda e tempo dos voluntários. Embora alguns vejam a doação de dinheiro como a maneira para ajudar caridades, voluntariado pode fazer tanto quanto, se não mais, como grande diferença. E a verdade é que o voluntariado pode também ser benéfico para o voluntário, em especial no caso dos católicos.

Como Participar do Trabalho Voluntário na Igreja Católica

Quais São os Tipos de Trabalhos voluntários Necessários?

Quando se trata de paróquias, tantas coisas são dependentes de tarefas pequenas. As pessoas não podem usar o estacionamento, por exemplo, se o solo está cheio de sujeira. Paroquianos não podem doar à paróquia se o link para doação online no website estiver quebrado. Um adolescente não pode ser confirmado se não houver um catequista para ajudar a guiá-lo através do processo.

Certamente, para iniciar o processo de voluntariado na Igreja Católica, é essencial conhecer o que a paróquia necessita naquele momento. Assim é possível começar a agrupar as pessoas no trabalho voluntariado, conforme as necessidades atuais.

O voluntário atendendo ao telefone pela tarde poderia também fazer trabalho de arquivar 2 vezes por semana? As pessoas que aparecem para organizar a despensa de alimentos poderiam também ficar uma hora extra para organizar alguns agendamentos da próxima semana?

Há um grupo de pessoas dedicadas para aparecer uma vez por mês para uma limpeza pesada, como lavar as janelas, por exemplo? Uma vez que é esclarecido o que a paróquia precisa, é hora de encontrar os voluntários e começar!

Católicos São Convidados a Voluntariar-se

Há tantas maneiras de a paróquia convidar e encontrar voluntários católicos. Começar com uma reunião informativa uma vez por mês sobre voluntariado, onde paroquianos podem comparecer para saber o que é necessário e oferecer serviços adicionais que possam ser capazes de voluntariar, como em marketing, parte técnica, e mais.

Para monitorar o interesse, um link para formulário do Google pode ser disponibilizado para saber a quantidade de voluntários que planejam participar. Enquanto uma reunião mensal possa parecer exagero, é realmente uma boa maneira de manter as coisas atualizadas e lembrar os voluntários que toda ajuda é bem-vinda, independente do que e quando.

É perceptível também que algumas pessoas são facilmente disponíveis para voluntariar por algumas semanas ou meses, mas eventualmente podem precisar se ausentar. Novos paroquianos podem também estar interessados em ajudar. Uma reunião curta, de meia hora ou uma hora, informativa, fará maravilhas para convencer as pessoas de quanto seus dons são valiosos para a Igreja Católica.

Organização É a Chave no Voluntariado Católico

De fato, são esclarecidas as tarefas necessárias e as pessoas que levantaram as mãos para ajudar e se voluntariar, portanto. O próximo passo é criar uma agenda e mantê-la a mais organizada possível. Felizmente, há várias ferramentas para implementara fazer acontecer o trabalho voluntário católico.

Benefícios do Trabalho Voluntário na Igreja Católica

São os benefícios do voluntariado para inspirar os que desejam participar na Igreja Católica:

  • Conhecer novas pessoas.
  • Aprender sobre outros estilos de vida.
  • Ganhar um senso de propósito e felicidade.
  • Beneficia a saúde física.
  • Melhora as habilidades e carreira.

Para quem deseja fazer novas amizades, o voluntariado é um bom lugar para começar. Trabalhar como parte de uma equipe para um objetivo positivo pode ajudar a formar ligações, laços, com estranhos, e por vezes, estas ligações podem ser de longa duração. Trabalhar para uma organização também ajuda a se conectar com pessoas que compartilham as qualidades e interesses que são similares, em trabalho voluntariado católico.

Assuntos católicos relacionados

Todos desejam uma vida mais feliz, e voluntariar-se pode ajudar a iniciar este passo importante. Muitos voluntários regulares concordam que doar suas habilidades e tempo para ajudar os outros é uma experiência muito gratificante e pode ser bom para ganhar um propósito na vida. Como resultado, pode também ser no geral mais feliz, sabendo que está contribuindo na igreja.

O voluntariado católico também oferece benefícios para saúde física. Fazer atividades que gosta e que são significativas pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor, que por vez, oferece vários benefícios para saúde física, incluindo dormir melhor, um sistema imunológico mais forte, e um coração mais saudável.

Para quem deseja mudar o caminho da carreira profissional, aprender novas habilidades, e fortalecer as que tem, voluntariar-se pode ser incrível. Cada oportunidade aqui determina desafios diferentes e tarefas, muitos trabalhos podem ajudar a ajustar-se para ser eficiente em equipe, melhorar a capacidade de resolver problemas e mais.

Foto de christy jacob na Unsplash

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima