Bem Aventuranças na Bíblia, Significado, Estudo, o que São, Quais São as Bem Aventuranças, Versículos da Bíblia Católica que Falam das Bem Aventuranças

Bem Aventuranças na bíblia ❤️ significado, estudo, o que são

Medalhas de São Bento Originais

As bênçãos solenes, bem aventuranças, que marcam a abertura do Sermão da Montanha, o primeiro dos sermões do Senhor no Evangelho de São Mateus 5:3-10. 4 deles ocorrem novamente em uma forma um pouco diferente no Evangelho de São Lucas 6:22, igualmente no início do sermão, e paralelamente a Mateus 5-7, se não outra versão do mesmo. E aqui eles são ilustrados pela oposição das 4 maldições (24-26).

O relato mais completo e lugar mais proeminente dado das Bem Aventuranças em São Mateus é muito de acordo com o escopo e tendência do Primeiro Evangelho, no qual o caráter espiritual do reino messiânico, a ideia suprema das bem aventuranças é consistentemente colocada adiante, em nítido contraste com preconceitos judaicos.

A forma muito peculiar em que o Senhor propôs as bênçãos Dele fazem delas, talvez, o único exemplo das palavras Dele que podem ser denominadas poéticas, o paralelismo de pensamento e expressão, que é a característica mais marcante da poesia bíblica, é inequivocamente claro.

O texto de São Mateus é o seguinte:

  • Bem aventurados os pobres de espírito: porque deles é o reino dos céus (versículo 3).
  • Bem aventurados são os mansos: porque eles possuirão a terra (versículo 4).
  • Bem aventurados são os que lamentam: porque serão consolados (versículo 5).
  • Bem aventurados são os que têm fome e sede de justiça: porque se fartarão (versículo 6).
  • Bem aventurados são os misericordiosos: porque eles alcançarão misericórdia (versículo 7).
  • Bem aventurados são os limpos de coração: porque verão a Deus (versículo 8).
  • Bem aventurados são os pacificadores: porque serão chamados filhos de Deus (versículo 9).
  • Bem aventurados são os que sofrem perseguições por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (versículo 10).

Primeira Bem Aventurança –Bem Aventurados os Pobres de Espírito…

A humildade é perceber que todos os dons e bênçãos são dados por Deus. Não há nada arrogante ou hipócrita sobre alguém que é realmente humilde. Além disso, quando são humildes, adquirem uma paz interior que permite fazer a vontade de Deus.

Segunda Bem Aventurança – Bem Aventurados São os Mansos…

Ser manso significa ter um espírito de gentileza e autocontrole. O manso não é violento, vingativo, ou deseja explorar os outros.

Terceira Bem Aventurança – Bem Aventurados São os que Lamentam…

Deve-se lamentar não apenas a violência, o ódio e injustiças presentes neste mundo, mas também os pecados de si e dos ouros. Quando lamenta, abre o coração pesado para o Senhor, e por vez, Ele conforta os fiéis.

Quarta Bem Aventurança – Bem Aventurados São os que Têm Fome e Sede…

Jesus não quer dizer literalmente ficar sem alimento ou bebida; ao invés, Ele está referindo à paixão de alguém e impulso para fazer a vontade de Deus.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Quinta Bem Aventurança – Bem Aventurados São os Misericordiosos…

Como a frase no Pai Nosso, “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, aqueles que são misericordiosos com outros, os trata com bondade e perdão, receberão misericórdia.

Sexta Bem Aventurança – Bem aventurados São os Puros de Coração…

Santo Agostinho explica, “um coração simples é um coração que é puro; e, apenas como a luz que nos cerca não pode ser vista exceto pelos olhos que são claros, assim também Deus não é visto a menos que através do qual Ele pode ser visto for puro”. Um coração puro é aquele que mostra atos de amor e misericórdia, e luta por retidão e justiça. Não há ódio ou ciúme no coração puro.

Sétima Bem Aventuranças – Bem Aventurados São os Pacificadores…

Deus é a fonte de paz e Ele capacita as pessoas para serem portadoras da paz. O fiel mostra ser filho de Deus quando ativamente trabalha para reconciliar com os outros, trazer adversários juntos, e trabalhar em harmonia um com outro.

Oitava Bem Aventuranças – Bem Aventurados São os que Sofrem Perseguições…

Um exemplo daqueles que são perseguidos por causa do que é certo, são os santos e mártires. Todos são chamados para serem santos. E como os santos, quando sofrem por Cristo e outros, o Reino do Céu é a recompensa.

Você pode curtir isso:

Jesus É a Face das Bem Aventuranças

A mensagem das Bem Aventuranças leva um nível novo total de significado quando se percebe que são uma mini biografia da vida de Jesus. Ele é o pacificador, Ele tem o coração mais puro, Ele é misericordioso, e mais importante, Ele foi perseguido, pelos fiéis! A estrada para felicidade pode não ser fácil, mas Jesus deu um plano para todos. Tudo que precisa fazer é segui-lo!

O segredo para a felicidade? A resposta é revelada nas Bem Aventuranças. Praticar a doutrina das Bem Aventuranças, elas são 8 simplesmente colocadas, ainda orientações profundas que Jesus revelou para os seguidores Dele durante o Sermão Dele da Montanha.

Jesus usa as palavras das Bem Aventuranças para pintar um quadro de como é o verdadeiro povo de Deus. Não fisicamente, mas moralmente e espiritualmente. O Catecismo da Igreja Católica explica que as Bem Aventuranças “são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio da tribulação”.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp