Coincidência Existe ou É Tudo Providência Divina, o que Diz a Igreja Católica e a Bíblia Sagrada, Versículos da Bíblia que Provam que Deus Está no Controle de Todas as Coisas

Coincidência existe ❤️ ou é tudo providência, o que diz a bíblia

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Coincidência existe? Para os católicos, não há coincidência. Coincidências não acontecem, e este é um ponto importante da fé católica.

O universo inteiro é governado pela Divina Providência, que é tão completa que é capaz de levar em conta até a liberdade humana e realizar o plano divino sem violar essa liberdade.

Assim, o primeiro princípio da oração é que tudo depende de Deus. Então coincidência existe? Não. Tudo que existe é mantido na existência pelo poder criativo de Deus, e cada sucesso e falha depende da vontade de Deus, a vontade permissiva Dele ou vontade perfeita Dele.

Além disso, tudo que acontece contribui para cumprimento do propósito providencial abrangente Dele, um propósito enraizado no ser Dele, que é o Amor.

Mistérios da Providência de Deus

Mas um dos mistérios da Providência de Deus é que Ele permite que as orações e ações das pessoas desempenhem um papel no cumprimento do Plano Dele.

Tendo feito dos fiéis à imagem e semelhança Dele, Ele chama cada um para ser cooperador nas obras grandes Dele de criação e redenção.

O que cada um faz e como reza realmente faz diferença em como o plano de Deus se desenrola. Mas enquanto as ações seguem linhas muito naturais, produzindo resultados que estão ao alcance das pessoas, a oração funciona por invocar o poder divino.

E segue que o poder da oração é potencialmente maior do que o poder da ação humana, embora o poder maior em qualquer momento particular fica simplesmente em fazer o que Deus chama para fazer naquela hora.

Desde que todas as coisas estão presentes para Deus, Ele vê em um presente contínuo todas estas coisas que para o ser humano se desdobram somente ao longo do tempo.

Isso derrama alguma luz sobre o mistério da Providência e liberdade, mas os fiéis devem admitir que isso permanece um mistério.

Embora seja difícil de entender, a confiança na Providência de Deus envolve o reconhecimento que as orações das pessoas importam muito de fato, nas ordens naturais e sobrenaturais.

A oração importa para a economia geral da salvação, para aquelas pessoas que alguém reza, para a pessoa tocada enquanto está aberto para ação de Deus, e para si. Nada acontece por acaso. Não há coincidência. Nada está além da Providência do Amor de Deus. É um incentivo poderoso para oração.

Você pode curtir isso:

O que Diz a Bíblia Sagrada Sobre Coincidência? Ela Existe?

A palavra coincidência é usada apenas uma vez no Novo Testamento, e foi por Jesus na parábola do Bom Samaritano. Em Lucas 10:31, Jesus disse, “Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.”, Lucas 10:31.

O termo coincidência é traduzido da palavra grega synkyrian, que é uma combinação de 2 palavras, sun e kurios. Sun significa “junto com”, e kurios significa “supremo em autoridade”.

Banner Terço de São Bento Original

Assim, uma definição bíblica se coincidência existe seria “o que ocorre junto pelo arranjo providencial de Deus das circunstâncias”.

O que parece para as pessoas como acaso aleatório é na realidade supervisionado por um Deus soberano que sabe a quantidade de cabelos em cada cabeça, Lucas 12:7. Jesus disse que nem sequer um pardal cai no chão sem que o Pai perceba, Mateus 10:29.

Em Isaías 46:9-11, Deus diz inequivocamente que Ele está no comando de tudo, “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei.”, Isaías 46:9-11.

Como funciona a Providência Divina

Quando as pessoas consideram eventos da vida, tendem a classifica-los como “importantes” ou “sem importância”.

Muitos não têm problema em acreditar que Deus está no comando das “grandes coisas”, mas assumem que tal grande Deus não iria Se incomodar com os eventos minúsculos aparentemente da vida cotidiana.

Porém, este entendimento é colorido pelas limitações humanas e não apoiado pela Escritura. Para Deus, não há eventos sem importância.

Ele não precisa conservar a força Dele porque o poder de Deus é ilimitado. A atenção Dele nunca é dividida. Se o Senhor Deus rastreia cada pardal, Mateus 10:29, então nada é tão pequeno para atenção Dele.

Ele é muitas vezes referido como Todo-Poderoso, Gênesis 17:1, Êxodo 6:3, Jó 13:3, um nome que denota poder irrestrito e domínio absoluto. Citando coincidência é como os humanos explicam os eventos inesperados e encontros de surpresa.

Mas apenas porque são pegos de surpresa não significa que Deus seja. A Escritura é clara que Deus permite humanos pecadores a fazer erros e colher as consequências destes erros, mas apenas um Deus soberano poderia também prometer que Ele vai fazer “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, Romanos 8:28.

Em maneiras conhecidas apenas por Deus, Ele pega até os erros e eventos não planejados e os entrelaça para cumprir os propósitos Dele. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus muitas vezes usou Urim e Tumin, peças do é fode do sumo sacerdote, para ajudar a dar orientação e instrução, Êxodo 28:30, Levítico 8:8, 1 Samuel 30:7-8.

No Novo Testamento, vê-se apóstolos confiando na soberania de Deus quando lançaram sortes para escolher um novo discípulo para substituir Judas, Atos 1:26. Embora cada um destes significados de comunicação parece insignificante, Deus mostrou pela Escritura toda que Ele pode usar o menor objeto ou evento para propósitos Dele.

Deus não parece permitir “coincidência”. Logo, coincidência existe? Não mesmo! A administração do universo não é baseada em acaso. A Bíblia diz que os propósitos de Deus prevalecerão e que Ele está no controle de até o evento mais aleatório, Provérbios 19:21.

Provérbios 16:33 diz, “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.”. O que pode parecer insignificante para as pessoas pode ser na realidade um resultado do poder onisciente de Deus trabalhando em favor das pessoas para cumprir a vontade Dele na vida delas.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico