Autocuidado espiritual

Autocuidado Espiritual ❤️ O que é, como fazer e quais benefícios

Banner dos Santos Terços Católicos

O que é autocuidado espiritual? O autocuidado espiritual se refere a nutrir o ser interior, cuidando das coisas do coração que permite os fiéis a dizer para o Senhor, “Senhor, eu confio em Ti”. E começa com reconhecer a necessidade de alguém pelo Senhor e reconhecer as necessidades do coração.

Como tal, o autocuidado espiritual inclui fortalecer a conexão com o Divino, a capacidade de criar significado, ter fé forte e comunhão com o Todo-Poderoso que fundamenta o senso de alguém de propósito na vida.

Exemplo de atividades espirituais de autocuidado são meditação, rezar, leitura e reflexão da Escritura, ouvir música inspiradora, palestras inspiradoras e testemunhos de vida, passar tempo na natureza e participar de atividades virtuais espirituais, incluindo missas e práticas devocionais, conversar com diretor espiritual, voluntariar em atividade de igreja ou apoiar uma causa, rezar o Santo Rosário, participar de grupos, de retiros de enriquecimento espiritual.

É importante reservar tempo para as questões do coração, conectar com Deus e ser espiritualmente renovado. Isso vai permitir lidar com o coração com o resto das questões da vida.

O autocuidado espiritual católico então abrange ir à igreja, ler a Escritura, passar tempo na natureza, rezar, meditar e mais, sendo apenas algumas das coisas que pode experimentar, há muito mais.

Crescimento da Vida Espiritual Católica

A “espiritualidade” ou ser “espiritual” significa nada mais, mas também nada menos, que ser animado e guiado pelo Espírito do Senhor Jesus que é recebido no Batismo.

Isso é o que São Paulo quer dizer por “viver segundo o Espírito”, ou ser “espiritual”. E não necessariamente significa alguma experiência intensa, extraordinária ou interioridade idiossincrática.

Talvez a forma mais útil que se pode entender a vida espiritual para ver o objetivo do fiel como reforma pela graça (particularmente pelo Espírito Santo, muitas vezes chamada de Graça “não criada”) da imagem de Deus nos fiéis, ferida pelo pecado original e atual. A graça purifica o intelecto em saber a verdade e retifica a vontade em amar o bem.

Essencial para saúde espiritual, manter a saúde e vigor da vida do Espírito Santo dentro do fiel, são oração, silêncio, e nutrir através da leitura. Todos estes demandam dedicação, disciplina e desenvolvimento do hábito.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

A oração, segundo Clemente de Alexandria, 212 AD, é “conversação com Deus”, ou segundo São João de Damasco, 749 AD, “a elevação do coração e mente para Deus”, ou segundo Santa Teresa de Ávila (1582 AD), “nada mais do que uma partilha próxima entre amigos… reservar tempo para ficar sozinho com Ele que nos ama”.

Toda oração começa com a iniciativa de Deus, nunca é meramente produto dos esforços das pessoas, embora a oração frutífera exija esforço das pessoas.

A oração é também uma parte importante de cuidar de si. Deus criou cada pessoa. Ele conhece os indivíduos dentro e fora. Ele sabe o que os drena e o que os reabastece. Procurar por Ele por orientação e ajuda vai dar ideia do que podem não ter feito antes.

Os fiéis serão mais produtivos com o tempo e vão usar com mais sabedoria quando entendem a si melhor. Oração em si pode também recarregar as pessoas.

Procurar por Deus, aprender mais sobre Ele, e confiar Nele tudo fortalece a própria fé.

Você pode curtir isso:

Autocuidado Espiritual Católico – Plano de Vida para Oração a Cada Dia

Estas são sugestões e um começo, não uma lei escrita em pedra. Se seguidas sinceramente vão levar para mais próximo de Deus. Sentir-se livre para modificar e adicionar práticas.

Lembrar que estas não são meras coisas para fazer, mas cada uma é um encontro com o Pai amado. A cada dia seguir este plano.

  • Oferta da Manhã – Ó Jesus, através do Imaculado Coração de Maria, eu ofereço a Ti minhas orações, trabalhos e alegrias e sofrimentos deste dia por todas as intenções do Teu Sagrado Coração, em união com o Sacrifício Santo da missa pelo mundo inteiro, em reparação pelos meus pecados, pelas intenções de todos meus parentes e amigos, e em particular, pelas intenções do Santo Pai. Amém.
  • Missa Diária – A Eucaristia é a fonte e ápice da vida cristã. A cada vez que os fiéis se ajoelham diante da Consagração, entram na representação incruenta da oferta salvífica de Cristo no Calvário e recebem seus efeitos. Isso é o motivo da frequência em missa diária ser um auxílio inestimado para crescimento na virtude e vida espiritual. Participar da missa diariamente deve ser um objetivo de cada católico que deseja fazer progresso no amor de Deus e próximo.
  • Leitura da Escritura e Leitura Espiritual – Reservar em torno de 15 minutos: 5 para Escritura e 10 para leitura espiritual. É bom fazer isso no começo do dia, assim pode meditar no que leu pelo dia todo.
  • Tempo de Meditação e Oração Mental – Tentar ter um objetivo para determinar algum momento de silêncio para estar com o Senhor. Pode usar o que leu na Escritura ou outras escritas como fonte para meditação. Pode também reservar este tempo para falar com Deus sobre a própria vida e pedir pela ajuda Dele. Se possível, deve tentar fazer isso na presença do Santíssimo Sacramento ou diante de uma imagem do Senhor, especialmente o Crucifixo católico.
  • Santo Rosário – O Rosário foi descrito como escola de Maria onde o Espírito usa Nossa Senhora para ensinar os fiéis sobre a vida de Cristo e cultivar as virtudes do Evangelho no coração. Pode ser rezado durante algum momento tranquilo ou durante uma viagem ou caminhada. É bom fazer como casal ou família.
  • Prática da Presença de Deus – Fazer de um hábito pelo dia todo de virar os olhos para Deus através de palavras rápidas de oração. Pode fixar certos momentos do dia ou locais para desencadear estas orações. A ideia por trás deste tipo de oração é que Deus está sempre junto e os fiéis precisam apenas prestar atenção Nele. Ser criativo neste esforço.
  • Oração Antes de Dormir –Exame de Consciência seguido por um Ato de Contrição ou outra oração curta; 3 Ave-Maria; um Ato de Entrega a Deus: Meu Senhor e Meu Deus; em Tuas mãos eu entrego o passado e presente e futuro, o que é pequeno e o que é grande, o que é pouco e o que é muito, as coisas temporais e as coisas eternas.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico