Como Liberar Perdão, por que É Tão Difícil, Qual o Poder do Perdão, É uma Dádiva e o Caminho da Felicidade, Versículos da Bíblia que Falam Sobre o Poder de Liberar Perdão, Como Liberar Perdão de uma Vez por Todas

Liberar Perdão ❤️ Como conseguir, por que é difícil, que bem faz

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Como liberar perdão? Cada pessoa recebeu a misericórdia de Deus. Ele perdoou os pecados das pessoas, lavou-os, mesmo embora as pessoas não mereçam. É o motivo de São Paulo poder dizer em Efésios 4:31-32, “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutualmente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”.

Cada um pode perdoar os outros porque Deus perdoou cada um, e pela mesma razão é dever das pessoas perdoarem os outros. Deve-se fazer isso, na realidade, ou Deus não vai perdoar os fiéis, Mateus 6:15.

Isso soa pesado? O Catecismo explica sobre Deus, “o derramamento de misericórdia não pode penetrar nossos corações enquanto não perdoarmos aqueles que nos ofenderam. O amor… é indivisível; não podemos amar o Deus que não podemos ver se não amamos o irmão ou irmã que nós vemos”, CCC 2840.

Jesus diz em Lucas 17:3-4, “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”.

Jesus é muito claro, as pessoas não podem negar o perdão, não importa o crime ou pessoa ou situação. Repreendê-los? Sim! Levá-los à justiça? Absolutamente! Ações têm consequências mundanas. Mas o liberar perdão é uma questão do coração, é a prática de ver a outra pessoa como ela é, um ser quebrado feito por Deus.

O ato de perdoar e a Fé Católica

Liberar perdão ao próximo é essencial. E nunca pode ser retido. Mas perdão não é realmente suficiente. O objetivo final deve ser reconciliação, que vai muito além. No Evangelho, Jesus exorta cada um a se “acertar” com os adversários, o que implica reconciliação.

A versão RSV da Bíblia diz isso da seguinte maneira, “Faça amizade rapidamente com seu acusador…”, trabalhando para promover uma “amizade” com alguém que acusou a si, especialmente se for uma falsa acusação vai muito além de simplesmente o perdoar.

Para se reconciliar com o outro e reestabelecer uma amizade verdadeira significa não apenas perdoar, mas também faz tudo que puder para assegurar que reestabeleça uma relação de amor com esta pessoa.

Isso quer dizer que os 2 colocam suas queixas para trás e começam novamente. É claro isso demanda que as pessoas cooperem em amor; mas, para a parte de alguém, significa que trabalhe duro para estabelecer esta reconciliação.

Pensar sobre alguém que realmente machucou, e como resultado, a relação com ele foi danificada. Perdoou esta pessoa em espírito de oração diante de Deus? Rezou por esta pessoa e pediu a Deus para perdoa-la? Se sim, então agora está pronto para o próximo passo de procura-la em amor para acertar esta relação.

Isso exige grande humildade, especialmente se o outro foi a causa do sofrimento e especialmente se ele não falou as palavras de desculpa, pedindo pelo perdão. Não esperar por isso. Buscar por maneiras de mostrar para esta pessoa que a ama e deseja curar o sofrimento.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Não manter o pecado da pessoa diante dela ou guardar rancor. Buscar apenas amor e misericórdia. Essencialmente se falhar em fazer tudo que puder para reconciliar e reestabelecer uma relação, vai ser responsabilizado por isso.

Embora isso possa parecer injusto de início, claramente não é, porque esta é a profundidade de misericórdia que o Senhor oferece para os fiéis a cada dia.

As pessoas nunca estarão adequadamente arrependidas pelo pecado delas, mas Deus perdoa e reconcilia com elas de qualquer maneira. Que graça! Mas se os fiéis falham em oferecer esta mesma misericórdia para outros, essencialmente limitam a habilidade de Deus para oferecer esta misericórdia a cada um, e serão exigidas a pagar de volta “o último centavo” da dívida que tem para Deus.

Então refletir, hoje, sobre a pessoa que vem à mente que precisa totalmente reconciliar e reacender uma relação de amor.

Rezar por esta graça, se comprometer com isso e procurar pelas oportunidades para fazer assim. Fazer isso sem reserva, e nunca se arrependerá desta decisão.

Meu misericordioso Senhor, obrigado por me perdoar e por me amar com tal perfeição e totalidade. Obrigado por reconciliar comigo apesar da minha contrição imperfeita. Dê-me um coração, querido senhor, que sempre busca amar o pecador na minha vida. Ajude-me a oferecer misericórdia ao máximo em imitação da Tua misericórdia divina. Jesus, eu confio em Ti.

Você pode curtir isso:

Praticidade de Deixar Seguir, Liberar Perdão

São os passos práticos para ajudar a perdoar:

  • Tirar da mente a pessoa que não consegue perdoar. Não se permitir resmungar, ou justificar a própria situação, ou sentir tristeza por si, ou sonhar sobre maneiras de se vingar. Acabar com estes pensamentos tão logo quanto vê-los chegando.
  • Lembrar-se que é um pecador também. Lembrar de maneiras específicas que precisou de perdão. Pedir a Deus para ajudar, se não puder. Ir para confissão se precisar. Meditar nos Salmos. Praticar a gratidão pela misericórdia que Deus mostrou na própria vida.

A cada vez que esta pessoa surgir na mente, dizer as palavras, “Eu perdoo você”, se sentir isso ou não.

Fazer disso um ato de vontade e pedir para Espírito Santo para colocar o amor de Deus no coração. Ao longo do tempo, começar a pedir para Deus abençoar esta pessoa.

Romanos 12:14 diz, “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.”. Forçar a si para fazer isso, liberar perdão. Fazer disso um hábito. E observar como isso liberta o coração.

Siga o Perfil no Instagram do Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp