ser uma pessoa rancorosa ou guardar rancor é pecado grave

Rancor é pecado grave ❤️ Como guardar rancor pode fazer mal

Banner dos Santos Terços Católicos

Alimentar / guardar rancor ou ser uma pessoa rancorosa é uma pedra de tropeço na vida cristã. Constantemente lembrar-se das ofensas das pessoas e pensar em maneiras de retribuir a elas cria um esgotamento constante na energia espiritual.

A amargura impede que o católico receba o poder do Senhor. E bloqueia a libertação dos problemas que afligem os fiéis.

Apenas raramente as pessoas prosperam em prejudicar um ofensor mais que prejudica a si. Quanto mais tentar retribuir para alguém, mais vai se machucar.

Conforme a mente busca vingança, a amargura entra, mergulhando seu enorme tentáculo na expansão dentro da pessoa.

Os devaneios de vingança devoram o tempo dos fiéis durante o dia. De noite é perdido o sono para os sentimentos feridos.

O ressentimento é uma tênia espiritual que se nutre à custa das pessoas. Muitas vezes o indivíduo está disposto a alimentar este parasita.

A vingança pode parecer tão razoável. E não leva muito para persuadir que há uma boa causa para revidar. Como crianças, os fiéis muitas vezes têm boas razões para revidar aqueles que maltrataram.

Muitas vezes, quem sofreu tem razão. Segundo os princípios da justiça estrita, as pessoas que ofendem devem se arrepender e reparar o dano que fizeram.

Deus Chama os Católicos a Mostrar Misericórdia pelos Outros e não guardar rancor

Embora esta abordagem faça sentido em algum nível, pode ser fatal para uma pessoa sobre a outra. Se for razoável manter os outros em padrão de justiça estrita, é igualmente razoável manter a si em mesmo padrão.

Se o Senhor tivesse exigido o pagamento da dívida que as pessoas acumularam por causa dos próprios pecados, isso teria custado a vida de cada um. A morte teria sido apenas punição justa para as pessoas. O que mais elas poderiam esperar?

O Senhor, no entanto, tratou com os fiéis segundo um padrão diferente, um padrão de misericórdia. Ele não foi desencorajado pelo pecado das pessoas.

Diante de um inventário interminável de transgressões e ofensas diretas contra a Pessoa Dele, Ele enviou o Filho Dele para uma morte ignominiosa para cancelar a dívida das pessoas com Ele.

Enquanto as pessoas eram ainda fracas, Cristo morreu pelos ímpios. Ora, dificilmente alguém morrerá por um homem justo, embora talvez por um homem bom alguém ouse morrer. Mas Deus mostra o amor Dele pelas pessoas em que enquanto eram ainda pecadores, Cristo morreu por elas.

Ao invés de exigir o que cada um devia a Ele, o Senhor o perdoou. Paulo diz que o Senhor, “cancelou o vínculo que estava contra nós com suas exigências legais; isso Ele pôs de lado, pregando-o na Cruz”.

Se as pessoas desejam que o Senhor as liberte dos erros delas, devem liberar os outros dos erros que fizeram para elas. É isso que os fiéis rezam na Oração do Senhor.

Instruídos por Jesus, pedem ao Pai para conceder a eles a mesma medida de perdão como eles concedem para outros.

Se os indivíduos foram mesquinhos com o perdão deles até agora, é melhor se apressarem para serem mais generosos. Devem entender as consequências de rezar a Oração do Senhor.

Não desejam se comprometer para uma medida limitada de perdão e misericórdia a cada vez que dizem, “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Se guardarem ressentimento, rancores, ou amargura contra outros, o Novo Testamento ordena deixar isso de lado. “Que toda amargura, cólera, clamor e calúnias sejam afastados de vocês, com toda malícia, e sejam gentis uns com os outros, compassivos, perdoando um ao outro, como Deus em Cristo perdoou vocês”.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Quando guardam rancor, estão reclamando de alguém. Se as pessoas querem experimentar liberdade, devem cancelar as dívidas, as reclamações que têm dos outros.

Devem lidar com isso da forma que Deus lidou, Ele “cancelou o vínculo que estava contra nós com suas exigências legais; isso Ele pôs de lado, pregando-o na Cruz”.

Você pode curtir isso:

Rasgando os Rancores Espirituais Ajuda a Livrar do Ressentimento

Há uma maneira prática para se livrar do ressentimento, sentimento de rancor. Fazer uma lista de todas as pessoas que tem ressentimento contra. Começar com as pessoas mais próximas, como pais, cônjuge, irmãos, irmãs e crianças, e seguir daí.

Pode desejar listar cada um em pedaço de papel separado. Então rasgar cada papel. Perdoar estas pessoas, não importa o que fizeram para ofender.

Pode se deparar com 1 ou 2 casos que sente que apenas não consegue rasgar, porque a dor foi muito grande.

Um erro comum é pensar que o perdão é algo que uma pessoa sente ao invés de algo que uma pessoa faz. Se esperamaté que se sintam preparadas para perdoar, provavelmente nunca o farão.

E ajuda perceber que perdoar alguém que deve perdoar, mas se não se sentir assim, devem seguir e perdoar de qualquer forma.

Uma vez que faz isso, que parou de insistir na ofensa contra si, os sentimentos para aquela pessoa vão melhorar. Através do poder do perdão, muitos acabaram gostando do outro que pensavam que sempre odiariam.

Deixar para trás a ofensa recebida é geralmente uma ação unilateral. Para a parte do ofendido, liberam as pessoas que ofenderam.

Diz pela ação que não mais desejam colecionar o que achavam que o outro devia. Romper com o rancor não significa dizer ao outro de ressentimento, “eu perdoo você pelo momento que você fez isso”, ou “eu não considero isso contra você mais”.

Geralmente colocar ressentimentos de lado e amargura é algo que se faz privadamente, entre o Senhor e o próprio. Mas fazer isso pode sugerir formas de endireitar as relações rompidas.

Deve-se estar aberto para tomar os passos se parecem corretos. Conversar sobre com alguém que confia, que acha que deve, pode ajudar a agir com prudência em reparar relacionamentos.

O Senhor oferece aos católicos a graça de perdoar e perdoar com generosidade. Devem começar agora por romper os rancores que mantêm, e devem repetir o processo regularmente.

Agora os fiéis podem adicionar uma parte para estratégia para se libertar da influência da carne, devem colocar de lado todo ressentimento, amargura, e rancores.

Estes são obstáculos para liberdade espiritual do católico que impede o mesmo de vivenciar o poder do Senhor na vida.

Os cristãos devem deixar partir os ressentimentos e perdoar os que erraram com eles, para que possam vivenciar o perdão de Deus, disse o Papa Francisco. Ele fala para não manter rancores, que o perdão vem de perdoar os outros.

Oração Contra Sentimento de Rancor

Querido Senhor, por favor, perdoe-me por abrigar raiva. Equipa-me com capacidade sobrenatural de perdoar aqueles que me machucaram. Guarde meu coração quando emoções antigas ameaçam surgir. Tire a raiva do meu coração e substitua com alegria. Em nome de Jesus. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico