O que É Ser Cheio(a) de Graça, Significado, Deus Ama Mais as Pessoas Cheias de Graça, que Estado É Esse, Como Estar Sempre Cheio(a) de Graça aos Olhos de Deus

Cheio de graça divina ❤️ o que é, significado, como ficar cheio

Como formar um grupo jovem na igreja católica

“Cheio de graça”, um termo aplicado no Novo Testamento para Cristo, Santíssima Virgem, Apóstolos e Santo Estêvão. Mas tradicionalmente se refere especialmente para Maria, como ocorre na invocação, “Ave Maria, cheia de graça”.

Esta é a interpretação oficial da Igreja Católica da palavra grega kecharitomene na saudação angélica, que todas as traduções latinas desde os primeiros tempos traduzem gratia plena, Lucas 1:28.

Aplicado para Maria, a Mãe de Deus, é uma plenitude inferior à de Cristo, mas acima da de todos os anjos e santos. Assumindo que a plenitude da graça em Cristo foi um complemento necessário da união hipostática, e a de Maria era totalmente gratuita, alguns teólogos sustentam que a graça santificadora dela excede em muito a santidade combinada de todas as outras criaturas.

O que Significa Ser Cheio de Graça?

Lucas 1:26-28, “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”.

O que significa ser cheio de graça? Hoje se honra a Virgem Maria, a Mãe do Salvador do Mundo, sob o título único de “A Imaculada Conceição”. Este título reconhece que a graça encheu a alma dela do momento da sua concepção, assim preservando-a da mancha do pecado.

Embora essa verdade tenha sido sustentada por séculos entre os católicos, foi solenemente declarada como dogma da fé católica em 8 de dezembro de 1854, por Papa Pio IX.

Nesta declaração dogmática dele, afirmou: “Nós declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, por uma graça singular e privilégio garantido por Deus Todo-Poderoso, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador dos humanos, foi preservada livre de toda mancha do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus e assim para ser acreditada firmemente e constantemente por todos os fiéis”.

Dogma da Fé Católica

Por elevar esta doutrina da fé católica ao nível de um dogma, o Santo Padre declarou que esta verdade deve ser sustentada como certa por todos os fiéis.

É uma verdade que é encontrada nas palavras do anjo Gabriel, “Salve, cheia de graça!”, ser “cheio” de graça significa apenas isso, cheio, 100%.

Curiosamente o Santo Padre não disse que Maria nasceu em estado de Inocência Original como foram Adão e Eva antes de caírem no Pecado Original. Ao invés, a Bem-Aventurada Virgem Maria é declarada estar preservada do pecado por “graça singular”.

Embora ela não tivesse ainda concebido o Filho dela, a graça que Ele venceria para humanidade pela Cruz Dele e Ressurreição, foi declarada ter transcendido o tempo para curar a Santíssima Mãe no momento da concepção dela, a preservando até mesmo da mancha do Pecado Original, pelo dom da graça.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Por que Deus faria isso? Porque nenhuma mancha de pecado poderia ser misturada com a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

E se a Virgem Maria fosse se tornar um instrumento adequado pelo qual Deus une com a natureza humana, então ela precisava ser preservada de todo pecado.

Além disso, ela permaneceu na graça pela vida inteira dela, recusando de afastar de Deus por sua própria vontade.

Conforme os católicos celebram este dogma da fé hoje, voltar os olhos e coração para Mãe Santíssima, por simplesmente refletir sobre as palavras faladas pelo anjo, “Ave, cheia de graça!”.

Pondera-las neste dia, refletindo sobre elas mais e mais no coração. Imaginar a beleza da alma de Maria. Imaginar a virtude perfeita cheia de graça que ela desfrutou na humanidade dela.

Imaginar a fé perfeita de Maria, esperança perfeita, e caridade perfeita. Refletir sobre cada palavra que ela falou, sendo inspirada e dirigida por Deus.

Ela realmente é A Imaculada Conceição. Honrá-la assim hoje e sempre!

Você pode curtir isso:

A Bíblia Mostra que a Graça É a Habilidade de Deus para Ajudar os Fiéis a Resistir ao Diabo

Quando o dragão viu que ele tinha sido lançado na Terra, ele perseguiu a mulher que tinha dado à luz o menino.

A mulher recebeu as 2 asas de uma grande águia, assim ela poderia voar para o lugar preparado para ela no deserto, onde seria cuidada por um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente, Apocalipse 12:13-14.

Minha mãe e minha rainha, eu te amo e honro a ti neste dia como A Imaculada Conceição! Eu contemplo tua beleza e virtude perfeita. Eu agradeço a ti por sempre dizer “sim” para a vontade de Deus na tua vida e por permitir que Deus te use com tal poder e graça. Reze por mim, para que ao te conhecer mais profundamente como minha própria mãe espiritual, eu possa também imitar tua vida de graça e virtude em todas as coisas. Mãe Maria, rogai por nós. Jesus, eu confio em Ti!

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp