Sentir Remorso É Pecado, Significado Bíblico, o que É Ter Remorso de Outra Pessoa

Remorso é pecado ❤️ na igreja católica, o que é a dor do remorso

Banner dos Santos Terços Católicos

Remorso é pecado? Marcos 9:33-34, “E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.”. Os Apóstolos “permaneceram em silêncio” porque ficaram imediatamente cheios de culpa.

Eles estavam tendo uma discussão tola sobre quem era o maior entre eles, e quando Jesus perguntou a eles o que estavam discutindo, ficaram com vergonha de admitir.

Eles sabiam que sua conversa era tolice. Jesus continua a oferecer o belo ensinamento sobre a verdadeira humildade. Mas é importante olhar para a lição aprendida a partir da experiência dos Apóstolos de culpa.

Culpa e remorso é pecado, São Ruins?

Culpa é ruim, é indesejável sentir culpa? Remorso é pecado? É “a culpa católica” resultado de ensinamentos morais excessivamente opressivos? Infelizmente, no mundo de hoje, parece que a maioria das formas de culpa está vagarosamente dissipando e muitas pessoas estão se tornando mais obstinadas em suas violações da lei de Deus com a consciência de “livre de culpa”.

Mas a verdade é que a culpa é muitas vezes algo bom! É bom quando a culpa sentida é resultado de um entendimento claro da falha moral pessoal. Culpa, neste caso, é um sinal que a própria consciência está trabalhando.

É claro que há aqueles que são escrupulosos e sentem excessiva culpa quando devem sentir apenas um pouco.

Ou eles sentem culpa como resultado de uma consciência confusa ao invés de como resultado de um pecado que cometeram. Isso não é saudável e deve ser remediado. No entanto, nos dias de hoje, a falta de culpa saudável é muitas vezes o problema mais comum.

Talvez a lição que deve levar deste encontro que Jesus teve com os Apóstolos Dele é que seja bom e saudável vivenciar culpa nas vidas quando é claro que fizeram algo errado.

E é bom e saudável ser atencioso com esta culpa como convite para mudar as próprias maneiras.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Após Jesus gentilmente ter reprovado os Apóstolos, Ele então gentilmente os ensinou o significado da verdadeira grandeza. Isso é também a abordagem que Ele vai ter com os fiéis quando as pessoas humildemente vivenciam a culpa pelos pecados.

Refletir então hoje, sobre quão bem a própria consciência funciona. É, por vezes, muito escrupulosa? É inescrupulosa, tendendo ao extremo oposto da falha para ver o pecado pelo que é.

Ou é abençoado com uma consciência equilibrada, saudável e boa que vivencia culpa apropriada como necessário, como para guiar a si quando se desvia. Buscar este meio caminho de uma consciência virtuosa e permitir que o Senhor seja o guia diário.

Você pode curtir isso:

Papa São João Paulo II fala sobre se remorso é pecado

Em 1984, Papa São João Paulo II escreveu em ReconciliationandPenance, “A restauração de um senso adequado do pecado é a primeira maneira de enfrentar a crise espiritual grave pairando sobre o homem hoje. Mas o senso de pecado pode apenas ser restaurado através de um lembrete claro dos princípios imutáveis da razão e fé que o ensinamento moral da Igreja sempre sustentou”.

Remorso é pecado? Para ter um “adequado senso do pecado” leva ao arrependimento que converte pecadores em santos. Como os fiéis abordam a lembrança de morte e ressurreição de Cristo, devem também manter em mente que através Dele, o arrependimento pode ser transfigurado em alegria.

Oração Católica para Cura do Remorso

Senhor, eu ofereço a Ti minha consciência. Eu sei que minha consciência é um santuário, um lugar sagrado, onde eu sou chamado para encontrar a Ti e ouvir Tua voz. Que minha consciência possa sempre ser aberta para a verdade total do Teu Evangelho assim eu possa ser guiado por Ti a cada dia. Jesus, eu confio em Ti.

Oração para Arrependimento e Perdão dos Pecados

Pai Celestial, eu venho a Ti hoje para dizer que eu pequei. Pai, eu sei que o que eu fiz vai contra Teus ensinamentos. Eu sei que eu desapontei a Ti por não cumprir Tuas leis. Senhor eu sinto muito por minha natureza pecaminosa. Eu sinto muito por ter desapontado a Ti. Eu sei que já estive aqui antes, Senhor, e eu quero que Tu saibas que eu estou envergonhado, que eu continuo aqui hoje.
Eu prometo a Ti novamente, Senhor, a desistir da minha natureza pecaminosa. Eu prometo lembrar-me diariamente das Tuas leis e pensar antes de fazer quaisquer ações. Eu peço que Tu me dês um sentimento de desconforto se eu me desviar do Teu caminho novamente, Senhor.
Eu sei que desviar do Teu caminho de vida é um pecado, Senhor. Eu fiz isso hoje. Eu tomei decisões que eu sabia que eram erradas. Eu tomei decisões que no momento, eu não sabia tanto sobre, mas elas eram um pecado, Pai. Eu não tenho defendido a Ti, Senhor, da maneira que eu deveria. Eu apresento a Ti os meus mais profundos pesares, Senhor, e eu peço pelo Teu perdão.
Pai, Tu me perdoas toda vez. Porém, eu tenho dificuldade perdoando os outros. Ajude-me, ensine-me a como perdoar, Senhor. Ajude-me a aprender a partir do Teu amor e sacrifício. Guie-me pelo Teu caminho de luz e promessa sem fim.
Pai, eu prometo fazer melhor amanhã. Eu quero receber o perdão que Tu me abençoaste hoje. Eu quero mostrar a Ti que eu não considero Teu perdão como garantido. Obrigado, Pai, por nunca desistir de mim. Em nome de Jesus eu rezo. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp