Traição ou adultério é pecado para igreja católica

Adultério é pecado ❤️ grave, o que diz a bíblia e a igreja

Banner dos Santos Terços Católicos

Adultério é pecado? Na sociedade de hoje, a castidade está sendo negligenciada. Várias ofensas para Deus são normalizadas. Pecados não são pecados mais.

A infidelidade, por exemplo, se tornou costume deste mundo. Mas, alguns culpados deste grave pecado se arrependeram, mudaram. Aqueles que uma vez na sua vida perguntaram a si, “Deus vai me perdoar por adultério?”. Mas, realmente, Deus vai absolver os que cometeram este pecado?

Adultério É Pecado? Catecismo da Igreja Católica

Adultério é um pecado grave, adultério é pecado. A Igreja Católica é consistente com sua posição sobre este assunto.

CCC 2380 – Adultério se refere à infidelidade conjugal. Quando 2 parceiros, dos quais pelo menos 1 é casado com outra parte, têm relações sexuais, mesmo transitórias, eles cometem adultério.

Cristo condena mesmo o adultério de mero desejo. O sexto mandamento e o Novo Testamento proíbem absolutamente o adultério.

Os profetas denunciam a gravidade do adultério; eles veem isso como uma imagem do pecado da idolatria.
CCC 2381 – Adultério é uma injustiça.

Ele que comete adultério falha em seu compromisso. Ele fere o sinal da aliança que é o vínculo matrimonial, transgride os direitos do outro cônjuge, e enfraquece a instituição do casamento por quebrar o contrato em que é baseado.

Ele compromete o bem da geração humana e o bem-estar dos filhos que precisam da união estável dos pais.

Cometer adultério tem consequências espirituais. Mas apesar de sua gravidade, é ainda perdoável.

Adultério é pecado? Referência Bíblica

Adultério é perdoado na Bíblia? Sim. Adultério é perdoado na Bíblia. Uma das passagens famosas sobre isso é o evangelho João 8:1-11.

Fala sobre uma mulher pega em adultério. Segundo a lei, a punição para este pecado é morte por apedrejamento. Mas neste caso, Jesus não condenou a mulher, mas a perdoou e pediu a ela para não pecar mais.

É uma passagem poderosa, porque traz luz para aqueles que estão cansados, pensando que não podem receber perdão por causa deste pecado. Adultério é um pecado grave, mas com arrependimento, é perdoável.

Você pode curtir isso:

Pecado Mortal ou Pecado Venial?

Adultério é pecado mortal ou venial? Antes da resposta, é importante entender estas 2 definições. A Igreja Católica tem 2 categorias de pecado, dependendo da gravidade. Pecados mortais ou veniais.

Um pecado é mortal se as seguintes condições são atendidas:

Banner Terço de São Bento Original
  • Deve envolver assunto grave (como infligir danos graves a outros).
  • Cometido com pleno conhecimento que é um pecado grave.
  • Cometido com consentimento deliberado.

Agora, pensando sobre adultério. Se uma pessoa tinha uma relação ilícita com uma pessoa casada, ciente que é um pecado, mas ainda o perseguiu, então há um pecado mortal. Primeiro, adultério é um assunto grave, já que é contra o sexto mandamento.

“Vocês ouviram o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com desejo impuro, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Outro é que a pessoa cometeu isso com pleno conhecimento. Isso quer dizer que havia uma consciência que é um pecado.

Por último, cometeu com pleno consentimento. Apesar do fato que havia uma consciência de quão pecaminoso isso era, ainda foi realizado deliberadamente.

Notar que todas as condições devem estar presentes. Se um pecado não contém mesmo apenas uma destas condições, então cairá como venial.

Segundo o Padre Redentorista, Padre JM, CSsR, desde que isso é uma ofensa grave, aqueles que são culpados devem confessar, independente de se for venial ou mortal.

Confissão

Muitas pessoas arrependidas têm dúvidas acerca da confissão do pecado. Deus vai perdoar pelo adultério? Sim, Deus vai perdoar pelo adultério.

Através do Sacramento da Confissão, uma alma pode receber a graça da misericórdia e perdão de Deus. Mas isso não termina ali, é necessário se arrepender e mudar.

Notar que um sinal de arrependimento verdadeiro é corrigir o pecado. Desde que tem a ver com outra pessoa, deve terminar sua relação ilícita e mudar. E pode ser difícil, mas é impossível se arrepender e ao mesmo tempo continuar pecando. Lembrar-se da passagem, “Vá, de agora em diante e não peques mais”.

Como Confessar o adultério? Apenas como confessando outros pecados, os transgressores devem divulgar ao Padre que eles cometeram adultério e infidelidade para seu cônjuge. Em retorno, o Padre vai aconselhar, pedirá penitência e finalmente o absolverá.

Todos erram. Esta é a natureza humana. E continuamente vão falhar. Mas isso não faz Deus amar os fiéis, menos. Após a queda, o fiel deve se recuperar.

Desta vez, mais forte. Esta é a grandeza da fé católica. No Sacramento da Reconciliação, se pode ter outra chance para se redimir e fazer melhor.

Se estiver em culpa do adultério, não é muito tarde. Deus está esperando pela confissão. Ele vai ouvir, Ele vai perdoar o fiel. Apenas se abrir para Ele.

Encontra-Lo e receber então a graça Dele. Santo Gangulphus da Borgonha, padroeiro contra o adultério, rogai por nós!

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


2 comentários em “Adultério é pecado ❤️ grave, o que diz a bíblia e a igreja”

    1. Olha Jéssica, o cristão católico deve viver em verdade! Sugiro que, se a pessoa segue esses preceitos e/ou sente no seu coração que ficará mais aliviada, fale com seu cônjuge também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica