Sagrado Coração de Jesus, saiba o que é, significado e oração completa
Sagrado Coração de Jesus, saiba o que é, significado e oração completa

Sagrado Coração de Jesus, saiba o que é, significado e oração

A cada ano, 19 dias após o Pentecostes, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Mas onde esta tradição originou?

A devoção, historicamente, ao Sagrado Coração se mostra consequência da devoção para o que se considera ser de fato a sagrada humanidade de Jesus Cristo.

Quando É Comemorado o Sagrado Coração de Jesus?

Sagrado Coração de Jesus se caracteriza uma das 3 solenidades no Tempo Comum, na Liturgia da Igreja Católica, com comemoração pela segunda sexta-feira, depois da solenidade, esta de Corpus Christi.

Como Se Explica a devoção ao Sagrado?

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ao coração ferido de Jesus, tem suas origens no século 11, quando os cristãos piedosos meditavam nas Cinco Feridas de Cristo.

Ali cresceram entre as orações fiéis ao o que é o Sagrado Coração de Jesus, as orações à Ferida no Ombro do Cristo, devoções privadas que ajudaram os cristãos a focar na paixão e morte de Cristo.

E assim crescer em amor ao Salvador que tinha sofrido e morrido pelas pessoas.

E não foi até 1670, no entanto, que um padre francês, Jean Eudes, celebrou a primeira Festa do Sagrado Coração.

Em torno da mesma época, uma irmã devota chamada Margaret Mary Alacoque começou a relatar visões de Jesus.

Ele apareceu a ela frequentemente, e em dezembro de 1673, Ele permitiu que Margaret Mary, como tinha uma vez permitido Santa Gertrude, a descansar sua cabeça no Coração Dele.

Conforme ela vivenciava o conforto da presença de Jesus, Ele disse a ela sobre o grande amor Dele e explicou que Ele tinha escolhido ela para fazer o amor e bondade Dele conhecidos para todos.

O ano seguinte, em junho ou julho de 1674, Margaret Mary relatou que Jesus desejava ser honrado sob a figura do Seu Coração de carne.

Ele pediu aos fiéis para recebê-Lo na Eucaristia frequentemente, especialmente na Primeira sexta-feira do mês, e observar uma Hora Sagrada de devoção para Ele.

E então em 1675, durante a oitava de Corpus Christi, Margaret Mary recebeu a visão que veio a ser conhecida como “grande aparição”.

Jesus pediu que a Festa do Sagrado Coração moderna a ser celebrada a cada ano na sexta-feira seguindo Corpus Christi, em reparação à ingratidão dos homens pelo sacrifício que Cristo tinha feito por eles.

A devoção se tornou popular depois da morte de Santa Margaret Mary em 1690.

No entanto, porque a Igreja é sempre cuidadosa em aprovar uma aparição privada ou devoção, a festa não foi estabelecida como uma festa oficial por toda a França até 1765.

Aprovação do Sagrado Coração de Jesus pelo Papa

Em 8 de maio de 1873, a devoção ao Sagrado Coração foi formalmente aprovada pelo Papa Pio IX.

E 26 anos depois, em 21 de julho de 1899, Papa Leão XIII urgentemente recomendou que todos os bispos do mundo observem a festa em suas dioceses. O Papa Leão aprovou as indulgências para a devoção.

Hoje, a Solenidade do Sagrado Coração é celebrada pelo mundo todo na sexta-feira seguindo a Festa de Corpus Christi.

Promessas ao Santíssimo Coração

Promessas do que é o Sagrado Coração de Jesus são, portanto:

  1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  2. Estabelecerei a paz nas suas famílias.
  3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
  4. Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
  5. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
  6. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  7. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
  8. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
  9. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
  10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
  11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e dEle nunca serão apagados.
  12. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos os que comungarem na Primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

Assuntos católicos relacionados

Orações para ao Santíssimo Coração de Jesus

“Ó Santíssimo Coração de Jesus, fonte de cada bênção, adoro-te, amo-te, e com viva tristeza pelos meus pecados eu ofereço a Ti este coração pobre meu. Faça-me humilde, paciente, puro e totalmente obediente a Sua vontade. Conceda, bom Jesus, que eu possa viver em Ti e por Ti.
Proteja-me no meio do perigo.
Conforte-me em minhas aflições.
Dê-me saúde do corpo, assistência em minhas necessidades temporais, sua bênção em tudo que eu faça, e a graça de uma morte santa.
Amém!”


Meu Sagrado Coração de Jesus, corro e venho a Vós, porque sois o meu único refúgio, o meu único consolo, a minha única certeza, a minha única e firme esperança.
Vós sois o remédio infalível e seguro para todos os meus males, a esperança para as minhas misérias, o reparo das minhas faltas, a luz nas minhas dúvidas e agonias, o consolo do meu desamparo.
Vós preencheis as minhas lacunas e sois a certeza nos meus pedidos. Vós sois a infalível e infinita Fonte de luz e força, de benção e de paz.
Estou seguro de que nunca, nunca vos cansareis de mim, de que nunca me abandonareis, de que nunca deixareis de me amar, ajudando-me e protegendo-me sempre, porque o amor de Vosso Coração por mim é infinito e absoluto.
Tende piedade de mim, Senhor, pela vossa grande misericórdia, e fazei comigo, de mim e para mim, tudo o quanto quiserdes, mantendo-me sempre e para sempre dentro de Vosso Coração de Amor.
Abandono-me em Vós, Coração do meu Amor, com toda e a inteira confiança de que nunca me abandonareis, de que nunca estarei só.
Amém!


Coração de Jesus na Eucaristia, amável companheiro do nosso exílio, eu Vos adoro! Coração Eucarístico de Jesus, Coração solitário, eu Vos adoro!
Coração humilhado, eu Vos adoro!
Coração abandonado, Coração esquecido, Coração desprezado, Coração ultrajado, eu Vos adoro!
Coração desconhecido dos homens, coração amante, eu Vos adoro! Coração bondoso, eu Vos adoro!
Coração que desejais ser amado, coração paciente em esperar-nos, eu Vos adoro!
Coração interessado em atender-­nos, coração desejoso de ser suplicado, eu Vos adoro!
Coração, fonte de novas graças, silencioso, que desejais falar às almas, eu Vos adoro!
Coração, doce refúgio dos pecadores, eu Vos adoro!
Coração, que ensinais os segredos da união divina, eu Vos adoro!
Coração Eucarístico de Jesus, eu Vos adoro!
O Amado escondido sob o véu do sacramento seja adorado em todo momento… Graças e Louvores se deem a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Foto de Matea Gregg na Unsplash

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O G20 e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

O G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

Veja uma análise completa sobre o G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na igreja católica. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima