O Exorcista: O Devoto tem data de lançamento no Brasil, 3 de novembro de 2023. O que é mais aterrorizante do que uma criança demoníaca? 2 crianças demoníacas.
O Exorcista: O Devoto de David Gordon Green aumentará a aposta no lançamento do filme com um par de garotas possuídas prontas para provar que a propriedade famosa por sua redefinição de terror cinematográfico pode ainda assustar os espectadores convencionais, 50 anos depois.

Como É a História Dessa Sequência do Clássico do Terror?
“O conceito deste filme é 2 garotas novas desaparecerem após a escola, um dia. Quando elas retornam, estão em estado mental diferente e exibindo atributos peculiares”, Green, que dirigiu, co-escreveu, e produziu o próximo reboot, explicou para EntertainmentWeekly enquanto mostrava o primeiro trailer. “Nós vemos que elas estão em possessão sincronizada”.
Em outras palavras, as entidades infernais que aterrorizaram a humanidade por séculos oficialmente entraram no século 21 com uma forma satânica de Bluetooth.
Green observou para Empire, “Eu li pesquisas de até 5 pessoas possuídas em possessões sincronizadas”.
“O que se tornou interessante para mim é pegar 2 garotas e coloca-las lado a lado, com pais e comunidades que veem o mundo de forma diferente, e então ver como nós podemos ter um objetivo comum e unidade em nossa filosofia. O filme não é apenas um cético dizendo, ‘Eu posso aceitar a fé católica?’, na realidade, nenhuma das nossas meninas é católica”.
Ellen Burstyn retorna como mãe de Regan, Chris MacNeil, que de perto estudou o ocultismo desde que sua filha foi libertada das garras do mal pelo Padre Karras (falecido Jason Miller) anos atrás.
Ela escreveu um livro sobre o assunto e é trazida para aconselhar sobre o último incidente de Victor Fielding (o vencedor do Tony e indicado ao Oscar, Leslie Odom, Jr.), pai de uma das meninas atingidas.
“Muito deste filme explora o tema da crença e o que isso é”, Green disse para Empire. “Nós estamos olhando para realidades espirituais e efeitos placebo, mente sobre a matéria e elementos além da certeza médica? Nós estamos tentando fazer um filme que, seja qual for sua perspectiva religiosa, você vai encontrar uma conversa a ser travada”.
Ann Dowd (The Handmaid’s Tale), Jennifer Nettles (The RighteousGemstones), e Norbert Leo Butz (Bloodline) completam o elenco. Green e Danny McBride são os produtores executivos em O Exorcista: O Devoto, com Stephanie Allain, Ryan Turek, e AtillaYücer. Jason Blum, David Robinson, e James G. Robinson são produtores. Scott Teems (Halloween Kills) concebeu a história da tela que inspirou o roteiro creditado para Green e Peter Sattler (Camp X-Ray).
O Exorcista: O Devoto estreia em 2023 e uma sequência, oficialmente intitulada The Exorcist: Deceiver, está programada para estrear em 2025, confirma Variety.
O título e data de lançamento, provisório ou não, para o terceiro filme não foi ainda anunciado.
Há Conteúdo da Fé Católica em O Exorcista: O Devoto?
O Exorcista: O Devoto é o sexto na franquia O Exorcista, foi originalmente anunciado como reboot do aclamado original de 1973, inspirado por um exorcismo da vida real. Mas, a sanidade prevaleceu, e o novo filme é agora uma sequência direta do original.
Quando 2 garotas desaparecem depois da escola, e então reaparecem dias depois, logo se torna evidente que estão possuídas.
Os pais desesperados eventualmente recorrem a uma mãe com alguma experiência nesta área, Chris MacNeil, a mãe da garota possuída Regan, no filme original. Ellen Burstyn reprisa seu papel de 1973.
Disse David Gordon Green, o diretor, em EW, “A personagem dela terminou se tornando fascinada pelo exorcismo e estudando os ritos e rituais de possessão pela cultura toda”, ele fala da vida de MacNeil seguindo os eventos retratados no filme de Friedkin. “Tornou-se um tanto especialista. Não uma exorcista, mas conhecida pelos livros que ela escreveu”.
Green também disse que Linda Blair, que interpretou Regan no primeiro filme, fez uma visita ao set e atuou como consultora técnica.
Este filme tem intenção como o primeiro de trilogia, a segunda e terceira partes da qual podem estrear em streamerPeacock, o primeiro filme vai também chegar mais tarde em Peacock.
O autor católico William Peter Blatty escreveu o romance e roteiro para O Exorcista de 1973, que tinha um forte sabor católico e apresentava poderosos temas teológicos.
E há conteúdo de fé em O Exorcista: O Devoto? Sim, mas não se sabe exatamente o que isso representa. O trailer que é muito gráfico mostra uma estatueta de São Domingos próxima de uma boneca feita de galhos.
Há cenas também de comunhão, com a narração dizendo “o Corpo e Sangue de Jesus Cristo”. Mas fiéis parecem estar tomando bolachas de comunhão de um recipiente, e o vinho está sendo distribuído em copinhos.
Há também breves olhares em pessoas se benzendo, e um clérigo balançando um turíbulo. O púlpito central da igreja, colocado no lugar de um altar, significa que provavelmente não foi filmado em uma igreja católica.
Assuntos católicos relacionados
- Padre Amorth: Frases impactantes do maior exorcista da igreja católica
- Casal Warren: Saiba quem foram, história verdadeira, eles eram mesmo exorcistas
- Padre Rufus Pereira era mesmo exorcista da igreja católica
- Saiba quem foi o verdadeiro exorcista do Papa
E, as irregularidades da comunhão podem significar que se vê uma denominação luterana, episcopal, ou outra denominação protestante, ou os cineastas não sabem o que estão fazendo.
Além disso, Raphael Sbarge foi escalado como “pastor”, mas não há mais detalhes sobre o personagem dele. Um das empresas envolvidas nisso é BlumhouseProductions, conhecida por filmes de terror frequentemente sangrentos e drama ocasional.
Então é aconselhável que o espectador aborde com cautela e verifique as críticas antes de assumir que é algo como o filme original.
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!