EJC

EJC católico ❤️ saiba o que é o Encontro de Jovens com Cristo

Material para catequese infantil da igreja católica

EJC, Encontro de Jovens com Cristo, é o serviço cristão com desenvolvimento inicial pela Igreja Católica no país, sendo espelhado em ECC, Encontro de Casais com Cristo.

Seu surgimento foi no ano de 1970 na cidade de São Paulo, com influência de Alfonso Pastore, padre, ao atendimento das exigências de Pastoral Familiar Paroquial.

Já em 1979 houve publicação da edição inicial do livro denominado Encontro de Casais com Cristo, pelo padre Alfonso.

E daí em diante, com ECC difundido pelo Brasil inteiro, foram criadas as vertentes dos jovens e adolescentes, respectivamente, Encontro de Jovens com Cristo EJC e EAC.

Também existe o Movimento de Amizade Cristã, MAC, que tem direcionamento aos jovens com idade entre 14 anos e 17 anos.

Na atualidade, EJC é presente em programas oficiais de várias denominações cristãs, sendo destaque EJC’s da igreja Adventista, Batista, Presbiteriana e Quadrangular, sem contar o pioneiro programa Católico.

Há determinadas variantes em relação ao próprio nome, sendo denominado para alguns lugares como RJC, Renovação de Jovens com Cristo.

Ou de modo simples a sigla de encontro escrita EJOC, porém, em ambas as situações a permanecer essência de Encontro de Jovens com Cristo EJC.

Mensagens Encontro de Jovens com Cristo EJC possui como foco evangelizar jovens das idades entre 17 anos e 30 anos, a variar em diferentes encontros, a circular entre 14 anos e 35 anos.

E também a existência do círculo da convivência em âmbito Pastoral, Paroquial. Na atualidade se caracteriza um dos movimentos jovens principais em igrejas cristãs no país.

Qual Objetivo do EJC – Encontro de Jovens com Cristo?

O foco principal do mensagem para EJC Encontro de grupo Jovem com Cristo, é evangelizar jovens com idade de 18 a 30 anos, sem contar conduzir este jovem ou grupo jovem à vocação real de cristão.

Encontro de Jovens com Cristo
Encontro de Jovens com Cristo e qual seu objetivo dentro do Catolicismo

Tal expressão, ou seja, Encontro com Cristo, faz sugestão da chance para o jovem encontrar consigo, com o outro e Deus.

O encontro deseja juntar e dar oportunidade para criar laços entre Cristo e o jovem, e então com a Igreja, e levá-lo ao processo da santificação e conversão diária que deve alcançar a ativa participação em vida de comunidade.

É visado ainda pelo movimento gerar consciência acerca da exigência do preparo de cada um a enfrentar temáticas características da fase de juventude.

Como violência, drogas, corrupção, prostituição, sexualidade e namoro, problemas na família, entre mais.

E procura conferir ainda para os jovens, chance para pausar e rever princípios que adota na sua rotina, nos vários ambientes de trabalho, estudo, lazer, família, convivência social.

Para avaliação da coerência destes princípios com o que o evangelho de Cristo propõe.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Já que é um encontro com Cristo, valores pessoais vão ter confronto junto aos valores do Evangelho e assim provocando revisão dos caminhos e análise de vida.

Mensagem para EJC Encontro de Jovens com Cristo, pode ser considerado ainda como movimento que busca a construção da livre consciência cristã, no processo contínuo da maturação.

É também proposta de resgatar os que se encontram à margem do caminho. No entanto, o Encontro na sua plenitude total não acaba nessas linhas únicas.

O encontro com Jesus e emoção de descobertas não podem ser descritas no texto, contentamento indescritível encontrado no jovem sorrindo, e as expectativas fazem ter valor o esforço revigorante sempre.

A conversão e comunhão íntima com Deus, o voltar-se a Deus, passam as tentativas do homem em descrever. Este encontro ajuda em relação à caminhada para o Encontro verdadeiro.

E disciplina as pessoas para vivência como discípulos reais de Deus, fluindo livremente o Espírito.

A conduzir as pessoas, atuando em cada uma de maneira firme e dócil, sem autossuficiência e resistência em coração de quem participa, e assim, induzir cada indivíduo a agir e falar onde Deus desejar.

Você pode curtir isso:

Significado do EJC para Igreja Católica

Juventude se mostra momento de busca das respostas às dúvidas essenciais, como para o sentido da vida, o significado de ser livre.

É ainda momento da busca pelo amor, consistindo em responsabilizar-se pela outra pessoa, pelo crescimento como indivíduo, por respeito à dignidade, pela felicidade.

Encontro de Jovens com Cristo - EJC
Encontro de Jovens com Cristo

Uma fase em que o jovem deseja construir o concreto projeto de vida. Finalmente, a juventude se mostra tempo do dever, portanto, momento em que o jovem se percebe intensamente responsável por si.

E pela situação da sociedade e futuro de tudo. João Paulo II, com propriedade, disse que os jovens são sentinelas do amanhã.

Atualmente a juventude se encontra sedenta de Jesus, e há consciência da Igreja dos muitos perigos que ameaçam principalmente os jovens hoje.

Evangelização se caracteriza resposta para a busca, já que todos, em especial os jovens, misteriosamente, procuram alguém que corresponda realmente ao Caminho, Verdade e Vida.

Apenas Cristo tem a capacidade de conferir sentido profundo para a vida de cada um.

Assim, mensagens Encontro de Jovens com Cristo EJC é fundamental para os jovens cristãos, como experiência importante em suas vidas.

Lembrando que cada região então promove EJC, sendo indicado ao jovem interessado buscar informações relacionadas a sua cidade.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


7 comentários em “EJC católico ❤️ saiba o que é o Encontro de Jovens com Cristo”

  1. Pingback: Jejum e Oração - Por que esses atos são Armas Fortes contra o Mal? 😇

  2. S. Cavalcante

    Olá, atualmente estou morando em Taboão da Serra SP.
    Como encontrar EJC mais próximo daqui?

    1. Olá, como vai? Você pode consultar junto a sua Diocese. Eles tem o cadastro de todos os grupos e movimentos católicos como o EJC, Cursilho… Abraços e fique com Deus!

  3. Pingback: Retiro: Momento de Renovação da Fé Católica para os Jovens Católicos!

  4. Bom dia, pessoas que fizeram EJC em uma denominação protestante, pode trabalhar no católico? Obrigada!

    1. Olá Carla, o EJC – Encontro de Jovens com Cristo Cristão Católico, não faz essa distinção. Você pode ter participado de qualquer outro encontro Cristão sem problemas…

  5. Valéria da Conceição Yserbyt

    Oiii, gostaria de transforma o meu pequeno grupo de jovens em um EJC. Como consigo isso? Tem material para seguir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica