onde o batismo com Espírito Santo está na bíblia sagrada

Batismo no Espírito Santo ❤️ na bíblia o que é, significado

Banner dos Santos Terços Católicos

Esta expressão batismo no Espírito Santo é usada na Renovação Carismática Católica para ser referir a uma experiência de intensificação da consciência da presença e poder do Espírito Santo.

Esta presença e poder podem ser manifestados de várias formas corporais. Mesmo assim, o uso da palavra batismo pode levar ao mal-entendido, desde que esta experiência não é um sacramento instituído por Cristo, mas ao invés, uma nova consciência da vida dada para cristãos nos sacramentos do Batismo e Confirmação. Assim, não há obrigação ou expectativa para qualquer católico ter a experiência chamada “batismo no Espírito Santo.

A Renovação Carismática Católica, RCC, não é um “movimento” no sentido usual da palavra, mas é uma “corrente de graça”. A RCC é como um reascender do Espírito Santo para todos os membros da Igreja.

Não era tanto que as pessoas se tornam parte do movimento de “Renovação”, tanto quanto que a renovação se torna uma parte delas, se elas aceitam a graça que é oferecida. Essa graça passou a ser conhecida em muitas partes do mundo como “batismo com Espírito Santo.

Enquanto algumas pessoas são céticas deste fenômeno, esta graça demonstrou como tem realizado um papel poderoso nos esforços do reviver e nova evangelização da Igreja Católica.

Independente do que alguns críticos possam dizer, é encorajado a todos que não passaram pela experiência a busca-la de todo coração.

Leva a descobrir a riqueza e beleza da fé católica de um modo total e cresce a paixão profunda na alma para servir ao Senhor.

Relação do batismo no Espírito Santo e a RCC, Renovação Carismática Católica
Batismo no Espírito Santo e a Renovação Carismática Católica

O que é o Batismo no Espírito Santo?

O batismo no Espírito Santo é a base e fio condutor da Renovação Carismática Católica, que em 50 anos de sua existência tocou as vidas de mais de 120 milhões de católicos em mais de 200 países.

De volta em 2004, o Papa João Paulo II disse, “Graças ao Movimento Carismático, multidão de cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos redescobriram o Pentecostes como uma realidade viva nas suas vidas diárias”.

O batismo no Espírito Santo está oferecendo esperança para muitas partes do mundo onde a Igreja tem declinado, em particular desde que a experiência atrai muitos jovens de volta para a Igreja por dar a eles um zelo para santidade em suas vidas.

O batismo no Espírito Santo não é um sacramento, mas é considerado a ser relacionado com os sacramentos. É ação soberana de Deus, que geralmente ocorre quando alguém com uma disposição de entrega e doçura, reza por uma nova efusão do Espírito Santo em sua vida.

Muitos estudiosos católicos tentaram explicar o batismo no Espírito Santo e vieram com interpretações teológicas diferentes. A predominante é que um batismo no Espírito Santo libera o Espírito que já está presente dentro das pessoas, por revitalizar as graças que receberam no sacramento do Batismo.

Banner Terço de São Bento Original

A teologia católica reconhece o conceito de um sacramento válido, mas “vinculado”. Um sacramento é chamado “vinculado” se os frutos que o acompanham permanecem vinculados por causa de certos bloqueios que impedem sua eficácia.

A eficiência do sacramento é o resultado de uma cooperação entre a graça do Espírito Santo e a liberdade humana. Deus derrama a graça do sacramento nas vidas das pessoas, mas a realização plena do Batismo ocorre somente através do “sim” pessoal do indivíduo, a resposta dele de fé, para graça divina Dele.

É como se os dons de Deus que são recebidos no sacramento do Batismo fossem “desvinculados” através do batismo no Espírito Santo, permitindo que o Espírito brotasse e fluísse nas vidas dos indivíduos.

Você pode Curtir isso:

Papa Bento XVI

Para recordar a beleza do Batismo, o Papa Bento XVI exortou todos os cristãos para serem abertos aos dons do Espírito: “Redescubramos, queridos irmãos e irmãs, a beleza de ser batizado no Espírito Santo; voltemos a ter consciência do nosso Batismo e de nossa Confirmação, fontes de graça que são sempre presentes”.

E as vidas cristãs estão de fato sendo renovadas por oferecer a permissão ao Espírito Santo de fluir livremente. Seguindo o batismo no Espírito Santo, as pessoas são movidas de apenas saber sobre Jesus, para realmente conhece-Lo mais pessoalmente e intimamente.

Todos que foram batizados no Espírito Santo testemunham que a experiência os levou para nova consciência da realidade e presença de Jesus Cristo em suas vidas. Eles sentiram uma fome nova pela Palavra de Deus, os Sacramentos e foram preenchidos com desejo renovado por santidade.

O batismo no Espírito Santo também desempenha um grande papel na Nova Evangelização, porque leva o povo a se apaixonar mais profundo com a Igreja. Fomenta neles um desejo de testemunhar sua fé e assim testemunhar sobre a forma que o Senhor está mudando as suas vidas.

Assim, se estiver buscando recarregar as baterias espirituais, não ter medo de abrir a mente e coração para ser batizado no Espírito Santo. Embora não necessariamente a única maneira, esta experiência é muitas vezes obtida em programas chamados seminários “Vida no Espírito”.

Se não encontrar um na paróquia, pesquisar. Ou simplesmente pedir aos membros do grupo de oração carismático local para rezar por si a receber esta graça. Isso geralmente envolve as pessoas impondo as mãos sobre o outro e rezando para que o Espírito Santo se torne vivo nele.

Se a liberação do Espírito ocorrer por causa de um despertar da graça sacramental ou meramente fruto da oração, o importante é deixar isso acontecer.

E é talvez a chave para superar qualquer dúvida ou obstáculo que alguém possa sentir sobre pedir por um batismo no Espírito Santo, deixar que aconteça.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp