Um escapulário é feito de 2 quadrados retangulares de tecido presos por cordões. É colocado sobre a cabeça, e usado com um quadrado na frente e outro nas costas. A palavra “escapulário” vem da palavra latina scapula, que significa “escápula”. Mas você sabe o significado de dar escapulário de presente a uma católico?
Um escapulário é um sacramental. Aqui está uma rápida definição de um sacramental do Catecismo da Igreja Católica:
Sacramentais são sinais sagradas instituídos pela Igreja. E preparam homens a receber o fruto dos sacramentos e santificar diferentes circunstâncias da vida. (CCC 1677). Eles sempre incluem uma oração, muitas vezes acompanhados por um sinal específico, como a imposição das mãos, o sinal da cruz, ou aspersão da água benta… (CCC 1668).
O Escapulário é um sinal externo da relação filial estabelecida entre a Bem-Aventurada Virgem Maria… e os fiéis que se confiam totalmente na proteção dela, que recorrem a sua intercessão maternal, que se lembram do primado da vida espiritual e necessidade de oração. – Diretório de 2001 sobre Piedade Popular e Liturgia O escapulário não é necessário para salvação.
Mas é um sacramental católico poderoso, e um presente realmente incrível da Mãe Santíssima. Quando usado com fé, o escapulário é uma devoção que leva as pessoas para santidade e protege da condenação eterna. Se não ainda abraçou o escapulário e suas promessas, deve fazê-lo! Aliás, presentar alguém querido com um escapulário de presente é uma ação católica de amizade e amor, uma forma carinhosa e especial de presentar.

Vantagens do Escapulário de Presente
Hoje, os escapulários são de diferentes estilos, o que facilita também presentear uma pessoa querida.
Os 2 populares são os escapulários verde e marrom.
O verde tem uma imagem do Coração Imaculado de Maria e, ou uma imagem de Maria, apontando para o Coração Imaculado dela.
As pessoas relacionam o escapulário verde para conversão à vida de Cristo. O mais popular é o escapulário marrom.
É o escapulário dado para São Simão Stock.
E quais são os benefícios ao presentear alguém querido com um escapulário de presente?
- O fiel usa o escapulário para expressar fidelidade.
- A intenção primária sempre permanecerá mostrar o amor para Maria e compromisso com Cristo.
- Usar o escapulário prepara o fiel a receber graça e ajuda a crescer na santidade.
- É uma ação comum para o católico.
- Pode renovar a promessa batismal que os fiéis colocam em Cristo e permanecer em sintonia com Cristo a cada momento da vida.
- Escapulário é uma representação da própria devoção para Mãe Santíssima.
- Usar escapulário mostra o comprometimento para honrar e reconhece a proximidade que Maria tinha ao Filho dela, Jesus.
- Escapulário aproxima o católico na oração com Maria.
- Indica busca de orações de Maria.
- Como o Santo Rosário, o escapulário tornou-se a insígnia do católico devoto.
Não é suficiente estar usando escapulário no momento da morte. A pessoa deve estar em estado de graça no momento da morte para receber recompensa eterna.
Foi registrado que Nossa Senhora de Fátima apareceu com um rosário em uma mão e um escapulário na outra. Muitos católicos reverentes acham que o rosário e o escapulário são inseparáveis.
Regras para Usar um Escapulário
Um escapulário pequeno deve consistir de 2 quadrados de lã de tecido, conectados por 2 cordões, de qualquer material, assim um segmento fica no peito e o outro nas costas. Se preferir, pode usar mais que um escapulário de uma vez, contanto que cada escapulário seja completo.
Uma vez que tem o escapulário, é importante abençoa-lo com um padre e se necessário, investido na confraria associada com ele, uma bênção adicional que pode ser concedida por um padre autorizado. E uma vez que o escapulário ouro foi abençoado, deve ser usado todas as vezes para compartilhar nas indulgências e privilégios do escapulário particular.
Deve remover o escapulário por qualquer período de tempo, não mais está elegível para suas bênçãos associadas, no entanto, logo que usar novamente o escapulário está reinvestido em suas indulgências.
Se ficar desgastado o escapulário, deve substituir com um novo escapulário, como as indulgências estão investidas na devoção de quem usa, não objeto.
Embora a oração de investimento do escapulário inicial seja recitada apenas uma vez, e é ligado a quem usa, cada novo escapulário que substitui um desgastado ou perdido, pode ser abençoado por um padre.
Tipos de Escapulário
- Escapulário de Nossa Senhora do Carmo (Escapulário Marrom).
- Escapulário de Prata de Nossa Senhora Aparecida.
- Escapulário da Conversão (Escapulário Verde).
- Da Imaculada Conceição (Azul).
- Da Paixão (Vermelho).
- Do Sagrado Coração de Jesus.
- De Nossa Senhora do Resgate.
- Escapulário de São Miguel Arcanjo.
- Escapulário de São José.
- Escapulário Quíntuplo.
- Medalhas de Escapulário.
O escapulário e a Medalha de São Miguel Arcanjo foi estabelecido em 1878, quando a Igreja de São Eustáquio em Roma fundou uma confraria em honra dele. O escapulário de São Miguel Arcanjo é único na forma, já que é moldado como um escudo, um preto e um azul.
Como os segmentos de lã, uma faixa ou cordão amarrando as 2 peças é preta e a outra azul. Em cada escudo está a imagem de São Miguel matando o dragão junto com as palavras, “Quis ut Deus”. Segundo a Congregação dos Ritos o escapulário de São Miguel Arcanjo pode ser abençoado por qualquer padre.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- E-book ensina como fundar e desenvolver um Grupo de Jovens Católicos Completo.