O que esperar da Missa na Igreja Católica

Missa na Igreja Católica ❤️ o que se esperar ao participar

Medalhas de São Bento Originais

A missa na Igreja Católica é o ato central da adoração na vida de um católico. Ir à missa é sobre passar tempo com Deus, mas também receber as graças Dele, a força interior para viver a vida cristã.

O nome missa vem da bênção final dita pelo padre em latim, “Ite missa es”, significando “enviar”, conforme Jesus Cristo enviou discípulos Dele para o mundo a levar ensinamentos Dele.

Santa Missa na Igreja Católica Tem 4 Partes Básicas ou Ritos

O começo é chamado de “Rito Introdutório”. No início, o padre processa, acompanhado de acólitos, geralmente garotos e garotas que ajudam o padre a carregar as coisas, dando as coisas a ele. Muitas vezes, a congregação, todos os que estão ali, cantam um hino.

Uma vez que o padre chega ao santuário (a parte da igreja onde está a mesa do altar), ele começa a missa por falar o sinal da cruz, “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém”.

Esta oração curta significa que todos são lembrados que estão ali batizados em Um Deus em 3 Pessoas, e assim se colocam na proteção Dele.

Então a congregação recebe alguns momentos para refletir sobre as coisas que fizeram ou não que machucaram outras pessoas, e são convidados para se arrepender, ou pedir desculpa a Deus.

É porque não estar arrependido pelos pecados, quando as pessoas machucam outros ou desobedecem Deus, pode ser uma barreira para receber as graças que Deus deseja dar.

Segunda Parte da Missa na Igreja Católica

A segunda parte da missa é chamada de “Liturgia da Palavra”. Liturgia é uma palavra antiga, que veio do grego antigo significando “trabalho oficial”, assim a missa é parte da oração oficial da Igreja.

Na liturgia da Palavra, todos ouvem as leituras da Bíblia. Primeiro, uma história do Antigo Testamento que é completa pelo que Jesus Cristo fez, por exemplo, a história dos israelitas sendo alimentados com maná no deserto (Exôdo, capítulo 16), é completada quando Jesus Cristo disse, “Eu sou o pão da vida” (João, capítulo 6).

Então o salmo é rezado ou cantado no mesmo tema. A segunda leitura é geralmente uma carta de São Paulo e então todos ficam de pé para ouvir a leitura do Evangelho, a história de Jesus. Esta leitura vai mostrar como o Antigo Testamento é completo por Jesus.

Após as leituras, todos se sentam e ouvem a homilia, ou sermão, pregado pelo padre. Para completar esta parte da missa, em domingos, todos recitam o Credo, que é a declaração da fé em Deus, e então cada paróquia tem seu conjunto de “intercessões” que é, um conjunto de orações para problemas locais e pessoas.

Banner Terço de São Bento Original

Você pode Curtir isso:

Terceira Parte da Missa

A terceira parte da Missa na Igreja Católica é chamada de liturgia da Eucaristia. “Eucaristia” significa agradecer, assim começa pelo ofertório quando as pessoas se oferecem para Deus. Isso é simbolizado por pegar o pão e vinho que vai se tornar o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, e a coleta.

Durante a oração da Eucaristia, todos se ajoelham para adorar Jesus Cristo que se torna presente sob aparência do pão e vinho quando o padre diz a “consagração”. A mudança não é “feita” pelo padre, mas por Cristo, e enquanto visível, nada parece ter mudado, a mudança é de substância, do que é.

Aqueles que são capazes de receber a “Sagrada Comunhão”, então se processam para receber, em um tipo (apenas hóstia, o Corpo), ou em 2 tipos (do cálice também).

Os incapazes de receber a Sagrada Comunhão, porque não são católicos, ou porque como católicos desobedeceram uma lei séria da Igreja e não estiveram reconciliados com a Igreja, são convidados a se apresentar e receber uma bênção, que pode ser chamada de comunhão espiritual.

Parte Final da Missa Católica

A parte final da missa, o rito de conclusão é bem curto, após algum tempo de refletir na Eucaristia, a Sagrada Comunhão, todos ficam de pé e o padre diz a oração curta final, pedindo a Deus por ajuda a usar as graças recebidas na missa para auxiliar nas vidas diárias.

Ele então abençoa a todos em nome do Pai e Filho e do Espírito Santo, assim todos partem sabendo que adoraram o Deus Triúno, e são fortalecidos por Ele para viver no mundo.

Para as finais palavras do padre, “A missa terminou. Vão na paz de Cristo, para amar e servir o Senhor”, a congregação responde, “Graças a Deus”.

Muito foi escrito sobre o mistério central da Eucaristia e São Cirilo de Jerusalém, escrevendo no final do século 4 disse, “Não olhe para o pão e vinho como algo ordinário, pois, pelas próprias palavras do Senhor, eles são o Corpo e Sangue Dele. Mesmo embora a percepção sugira isso para você, deixe a fé conceder certeza. Não julgue o assunto pelo gosto! Seja convencido firmemente pela fé que se tornou digno do Corpo e Sangue de Cristo”.

Oração

Senhor Jesus Cristo, Tu nos destes a Eucaristia como memorial do Teu sofrimento e morte. Que nossa adoração deste Sacramento do Teu Corpo e Sangue, ajude-nos a vivenciar a salvação vencida para nós, e a paz do reino onde Tu vives com o Pai e Espírito Santo, um Deus, para sempre. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp