Preguiça é Pecado, doença, o que diz a bíblia sobre a preguiça

Preguiça é pecado ❤️ ou doença, saiba como vencê-la

Medalhas de São Bento Originais

O que se entende agora como “preguiça” originou da palavra grega “acedia”, que traduz em torno para frase “não se importar”. Os monges e religiosos dos séculos II a V foram os primeiros a identificar acedia.

Quando estavam identificando os vícios notáveis, acedia elevava-se na lista acima da gula, fornicação, orgulho e afins. Eles descreviam acedia como “demônio do meio-dia” que surge como uma estranha combinação de apatia, ansiedade não direcionada, incapacidade de se concentrar, e evitar tarefas.

Era entendido como uma tentação silenciosa que afasta os religiosos de seus deveres espirituais e os leva a um estado de inquietação. Conforme o tempo seguia, os teólogos da igreja adaptaram o termo “acedia” para denotar a tristeza e preguiça, até que a preguiça se tornou o termo mais popular dos 2.

Seria muito simplista, no entanto, definir uma atitude indiferente como pecado da preguiça. O Catecismo da Igreja Católica define “acedia” ou “preguiça espiritual” como “recusar a alegria que vem de Deus e ser repelido pela bondade divina”.

Entende-se ser o vício que deseja facilidade, mesmo aos custos da vontade de Deus. Assim, enquanto a preguiça é comumente associada em fazer nada, uma pessoa preguiçosa pode também estar envolvida em ação inútil e ocupada.

Desenvolvimento do Pecado

Para participar na preguiça é evitar o trabalho duro, espiritual e físico, necessário para salvação. O pecado se constrói em 3 níveis: letargia física, desespero, e finalmente, preguiça em buscar Deus e a bondade. Enquanto o primeiro nível não é um pecado, a preguiça aponta para um problema maior de desespero emocional ou espiritual.

A preguiça é um sintoma de atitude pecaminosa para vida, que não vê esperança e não agradece. O primeiro nível desenvolve sobre o segundo, e o segundo sobre o terceiro, criando o pecado da preguiça, preguiça é pecado.

É importante esclarecer que acedia ou preguiça não são semelhantes à depressão, ansiedade, ou outras preocupações de saúde mental.

O desespero que manifesta da preguiça é um consentimento deliberado com a ideia que a natureza humana não pode cooperar com a graça de Deus, que a pessoa desesperada é muito má para ser salva, ou que Deus a rejeitou. Em essência, é uma rejeição da bondade de Deus.

Preso em atividades ociosas, é fácil ignorar como falta de disciplina e distração combinada estão se manifestando em algo maior.
O escritor Jason Liske explica:
“Nada vale a pena fazer (ao menos “agora”), todos os assuntos de grande importância são irrelevantes, a televisão ou alguma outra distração tem a atenção total de alguém, e depressão muitas vezes afunda como uma névoa negra dentro da alma. Ao invés de focar em realidade, a preguiça nos leva a um mundo de distração e auto medicação para oferecer alívios temporários para nossa letargia e tristeza. Esse tipo de ambiente espiritual desesperador é todo enraizado no pecado da preguiça, que deve ser um dos mais esquecidos e ainda assim mais comuns dos pecados capitais hoje”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Você pode Curtir isso:

Papa Francisco Alerta Sobre a Preguiça

Papa Francisco alertou os jovens sobre a tentação de “viver como se estivesse morto”, retraído e paralisado pela preguiça e egoísmo.

Em um encontro com uma conferência jovem missionária, o Papa disse que na face desta “paralisia” que pode ser vista em todos os lugares na sociedade hoje, Jesus faz um convite, “Levante-se!”.

Ele disse, “Jesus dá a nós a força para levantar e pede para que nós evitemos o retraimento mortal em nós, a paralisia do egoísmo, preguiça e superficialidade”.

O Papa encorajou os adolescentes italianos a levantar e “relançar” suas vidas para um futuro cheio de esperança e caridade.

Papa Francisco falou, “Hoje nós precisamos de pessoas, especialmente os jovens, que têm olhos para ver as necessidades dos mais fracos e um grande coração que os torna capazes de dar a si totalmente”. “Vocês são também chamados para colocar suas habilidades para bom uso e para colocar sua inteligência no serviço dos outros, para organizar caridade com projetos de grande alcance”.

Como Combater a Preguiça?

Desde a pandemia, quando as pessoas foram forçadas a viver em isolamento maior e afastadas da rotina, o termo perdido “acedia” tem um peso contemporâneo.
Ainda, não é muito pesado para lidar. As pessoas podem voltar-se para dentro e combater a preguiça, o demônio do meio-dia.

Aqui estão algumas sugestões:

  • Organizar o dia adequadamente. Quais são as tarefas, profissionais, espirituais, relacionais, educacionais, que precisa fazer hoje? Prioriza-las em ordem.
  • Focar em uma tarefa de uma vez, e permanecer sob o jugo do trabalho que Deus deu em cada momento de todo dia.
  • Fazer um exame diário: “eu fiz as tarefas que precisava hoje?”. Se não, o que ficou no caminho? “Onde foi meu melhor? Onde foi meu pior? Deus estava trabalhando em minha vida hoje? Onde eu falhei para ver Deus?”.
  • Analisar onde pode ter perdido esperança na vida. Sonhar novamente. Renovar a própria esperança. Trazer os pensamentos e frustrações para o Senhor, ao invés de entorpecê-los com atividade apática e ação de evitar.
  • Pedir a Deus por ajuda. Ninguém foi feito para seguir sozinho; a graça Dele vai ajudar.

É claro que a preguiça promete vida e oferece morte. Pegar a cruz e morrer para si, seja através de enviar emails, acordar cedo para correr, ou ter uma conversa difícil com o mentor, é o que realmente dá vida.

E sobre diferença para procrastinação? Procrastinação é o ato de adiar desnecessariamente decisões ou ações. A preguiça pode ser definida como falta de vontade voluntária para exercer esforço necessário.

Orações para Vencer a Preguiça

  1. Senhor Jesus, eu busco Tua força espiritual para permanecer forte emcada tarefa. Senhor Jesus, Tu és minha força e salvação. Tu és meu alicerce. Senhor ajude-me a permanecer forte em nome de Jesus. Tua palavra diz que cada coisa que eu colocar em minhas mãos prosperará. Deus, eu posso estar cansado e preguiçoso quando a falha se torna um demônio persistente. Eu peço a Ti pelo sucesso em todas as ramificações da vida, conceda-me Teu sucesso em nome de Jesus. Amém.
  2. Pai no Céu, eu peço que Tu sejas minha fonte de motivação para continuar. Quando alguém não tem uma fonte de motivação, cada projeto vai se tornar um abandonado. Senhor, eu peço que quando eu precisar de força, Tu me darás. Quando eu precisar de motivação, Tu estarás ali para mim em nome de Jesus. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento