O que é ocultismo, e o motivo de estar se tornando um assunto popular hoje? É o mesmo que magia negra? É astrologia? É tudo isso ou uma mistura destes elementos e outros, talvez mais obscuro e mais perigoso?
Qual Significado do Ocultismo?
A palavra “oculto” vem do latim, e o significado raiz é ocultar ou encobrir, occultare.
A ideia por trás do ocultismo é que há um conhecimento secreto que dá ao dono deste conhecimento poder mágico sobre elementos que estão fora do controle do homem.
Geralmente, este conhecimento secreto é obtido com algum tipo de comunicação com poderes demoníacos ou almas dos mortos.
Por que a Igreja Católica Abomina e Como Essas Coisas Afastam de Jesus Cristo?
O Catecismo da Igreja Católica é claro nesta questão:
“Todas as práticas de magia ou feitiçaria, pelas quais alguém tenta domar poderes ocultos, para colocá-los a seu serviço, e ter um poder sobrenatural sobre outros – mesmo se fosse para restaurar a sua saúde – estão gravemente contrários à virtude da religião. Estas práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas da intenção de prejudicar alguém, ou quando elas recorrem à intervenção dos demônios.”
Perceber que esta seção condena o que seria chamado de magia branca e magia negra. Magia e feitiçaria são pecados contra o Primeiro Mandamento.
E a astrologia? É a mesma coisa? Astrologia é uma ciência oculta que determina a influência das estrelas e planetas sobre o destino do homem.
Diz-se que o céu no momento do nascimento de uma pessoa prevê diferentes aspectos da vida de alguém, como amigos e inimigos, cônjuge e filhos, herança e longevidade, e mais. Em tempos antigos, astrologia e adivinhação eram consideradas ciências muito importantes.
Para o cristão moderno, que mal representam? Mais uma vez, aqui está o que o Catecismo tem a dizer:
“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso para satanás ou demônios, conjuração dos mortos ou outras práticas falsamente supostas a revelar o futuro. Consultar horóscopos, astrologia, leitura da mão, interpretação de presságios e sortes, fenômenos de clarividência, e recurso para médium, tudo esconde um desejo de poder sobre tempo, história, e última análise, outros seres humanos, assim como desejo de conciliar poderes ocultos. Eles contradizem a honra, respeito, e temor amoroso que nós devemos somente para Deus.”.
Mais uma vez, se encontra aqui os pecados contra o Primeiro Mandamento. O aumento de interesse por coisas ocultas se for astrologia, magia, ou tabuleiros Ouija é sintomático da perda de fé em Deus.
Quando as pessoas param de acreditar em Deus, se ao nível intelectualmente alto, ou ao nível de prática, seus desejos espirituais inatos não desaparecem. Ao invés, estes desejos se tornam distorcidos.
As pessoas têm um desejo natural para estar em contato com o sobrenatural, por mais estranho que pareça.
É Fundamental Afastar-se do Ocultismo
Se as pessoas excluem o Deus verdadeiro e único, então este desejo natural por Deus vai simplesmente se voltar para outra coisa. Isso pode ser, prazeres de vários tipos, como honra, poder, ou senso.
Por vezes, a simples curiosidade pode levar alguém para indagar sobre o ocultismo.
Outras vezes, pessoas são levadas lá precisamente por um desejo de controlar ou um desejo por poder. O problema, é claro, é que a própria natureza, as pessoas não podem manipular poderes espirituais para afetar qualquer coisa, porém, é o que os praticantes do ocultismo pensam que estão fazendo.
Na realidade, eles são aqueles sendo manipulados, e os poderes os manipulando são invariavelmente demoníacos. Faz sentido que os que praticam ocultismo são enganados.
É isso que Jesus fala sobre satanás, “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se formou, na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”, João 8:44.
Assuntos católicos relacionados
- Acreditar em Signo é pecado? Veja posição da Igreja!
- Ser da maçonaria é pecado grave para igreja católica
- Saiba o que é demolay, seu significado e sua relação com a maçonaria
- Fazer amarração amorosa é pecado grave para igreja católica
Além da perda de fé em Deus nesta época, há um mal-entendido igualmente perturbador sobre a natureza do mal e do diabo. Alguns não acreditam que satanás existe, nem outros demônios. A verdade é que satanás existe.
Ele e outros demônios são na realidade anjos caídos, seres espirituais que recusaram aceitar o reino de Deus.
Todos os demônios, satanás inclusive, foram criados naturalmente bons, e se tornaram ruins pela própria escolha. E estão em trabalho no mundo o tempo inteiro, trabalhando seu ódio por Deus e pelas pessoas.
A curiosidade de alguns é aguçada quando o assunto de demônios surge. Isso é também atribuível para um mal-entendido da natureza do demoníaco. Não há nada para ter curiosidade.
Demônios usam a curiosidade humana para sua própria vantagem, tentando os homens, mulheres e jovens para experimentar uma pequena leitura de mão ou visitar um leitor de cartas de tarô.
Há uma boa razão que a Igreja adverte contra intromissão no ocultismo. Fazer isso expõe a pessoa para influência de satanás e outros poderes demoníacos, e satanás odeia Deus e a humanidade. Ele busca apenas destruir os fiéis.
Foto de Matt Benson na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja
Muito esclarecedor e de grande ajuda para o entendimento. Que Deus continue abençoando esse trabalho. Parabéns
Muito obrigado José!
Que Deus abençoe você e toda sua família. 🙏