História dos Discípulos de Emaús

Discípulos de Emaús ❤️ quem são, história, trabalhos e missão dentro e fora da Igreja Católica

Medalhas de São Bento Originais

A experiência de 2 homens no caminho de Emaús é poderosa. Os discípulos de Emaús, Não apenas isso serve como uma das muitas aparições pós-ressurreição de Jesus, mas mostra aos fiéis como podem olhar para Escritura para ver como o plano de Deus se desenrolou.

No final do capítulo do Evangelho de Lucas, ali aparece uma linda história sobre 2 homens, perturbados com a morte de Jesus, que se encontram em conversação profunda com o Próprio Mestre, apenas eles não perceberam que é Ele.

Ali, conforme caminhavam a estrada para Emaús, estes 2 homens aprendem sobre o Cristo diretamente da fonte.

E quando eles finalmente percebem com quem estavam conversando o tempo inteiro, correm para contar aos 11 apóstolos a boa notícia: o Senhor realmente ressuscitou!

É uma história poderosa, cheia de lições sobre discernimento, esperança e verdade das profecias do Antigo Testamento.

21Aqui é explorado o significado da estrada para Emaús, e como este entendimento pode ajudar na própria jornada de fé hoje.

História dos Discípulos de Emaús
Missão dos Discípulos de Emaús e o que eles nos ensinam nos dias de hoje

Discípulos de Emaús – O que Aconteceu na Estrada para Emaús?

A história de Emaús aparece em Lucas 24:13-35. E ocorre dias depois da crucificação de Cristo, no mesmo dia que mulheres trouxeram especiarias para túmulo de Jesus e encontraram a pedra removida e o corpo de Jesus não estava ali.

Quando as mulheres disseram aos 11 apóstolos o que tinham encontrado, e que 2 anjos tinham falado com elas, lembrando da ressurreição de Cristo, os apóstolos não acreditaram nelas.

Mais tarde no mesmo dia, conforme Lucas 24 revela, 2 homens estão caminhando juntos na estrada indo para um vilarejo chamado Emaús.

Os homens estão discutindo todos os eventos dos dias passados, e eles estão perturbados; o relato de Lucas diz que os rostos deles estavam abatidos.

Jesus chega ao lado deles e ouve a conversa deles, mas estes homens não sabem que é Jesus. Esta falta de reconhecimento não é necessariamente a culpa deles. A Escritura diz que eles foram “impedidos de reconhecê-Lo”.

Quando Jesus pergunta o que estão discutindo, os homens explicam a versão deles dos eventos dos dias passados, assim como seu desapontamento sobre a esperança deles, que aparentemente não se realizaram, e confusão sobre o que as mulheres tinham visto no túmulo.

Jesus expressa uma repreensão gentil, dizendo aos homens, “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?”, Lucas 24:25-26.

Então Jesus procede para explicar as histórias do Antigo Testamento, de Moisés para os profetas, e como todas elas apontam total e completamente para Cristo.

Banner Terço de São Bento Original

Os homens ainda não percebem que estão falando com Jesus, mas acolhem com entusiasmo esta conversa. Quando eles chegam a Emaús, convidam esta misteriosa companhia para permanecer com eles, ao invés de continuar na jornada Dele, e Jesus concorda.

Finalmente, à mesa, quando Jesus agradece e parte o pão com eles, eles O reconhecem. Imediatamente, Jesus desaparece, e eles correm de volta para Jerusalém naquela noite, encontram os 11 apóstolos, e dizem a eles o que aconteceu.

Qual Era a Mensagem Principal de Jesus para os discípulos de Emaús?

Parece que os homens estavam debatendo o que era verdade e o motivo de as coisas terem acontecido, para reação inicial de Jesus ser dizer a eles que eram “tolos” e “lentos” na crença deles. Então Jesus ensina a verdade como revelada nas Escrituras.

Aqui, parece que Jesus está tentando ajudar a falta de crença deles por apontar a verdade que já tinha sido revelada para eles. O ponto principal é que tudo que aconteceu com Jesus já foi predito e escrito por Moisés e pelos profetas e está agora sendo cumprido.

Jesus deseja que eles saibam que embora as coisas pareçam sem esperança e eles possam ter dúvidas, devem olhar para além da Escritura, para entender o que aconteceu e o que vai acontecer: primeiro Cristo deve sofrer, então Ele é glorificado. É tudo parte do plano de Deus.

Você pode Curtir isso:

Nome de Um dos Homens

Os homens não são nomeados até a metade da história, e então apenas um deles é identificado, Cleopas. Eles não são prováveis homens importantes. E não estão entre os 11 apóstolos, nem “especiais” de forma significativa e aparente.

E neste ponto, as únicas outras pessoas que tiveram um encontro sobrenatural foram as mulheres, que encontraram a tumba vazia, exceto por 2 anjos.

Na época na história, mulheres eram baixas em status. O fato de essas mulheres aparentemente sem importância terem recebido uma revelação, seguido por estes 2 homens aparentemente sem importância, talvez signifique a universalidade da mensagem de ressurreição.

Ou seja, a mensagem de Jesus é para todo o povo, não apenas para os ricos, judeus ou especiais. Jesus nasceu para uma mulher humilde em circunstâncias humildes.

A vida Dele foi em sofrimento, vagando e odiado conforme viajava de lugar a lugar, até que Ele foi finalmente preso, espancado, torturado, pregado na cruz, e deixado para morrer de forma terrível e horrível.

E ainda através Dele, todos recebem salvação, mendigos e reis. A experiência dos 2 homens e seu encontro com Jesus no caminho para Emaús é poderosa.

Não apenas isso serve como uma das muitas aparições pós-ressurreição de Jesus, mas mostra como as pessoas podem olhar para Escritura, particularmente as profecias do Antigo Testamento, para ver como o plano de Deus se desenrolou.

E também serve como um modelo para os fiéis no próprio discipulado: Jesus abriu os olhos destes homens, conduziu-os à plena verdade contida na Palavra Santa de Deus, a Bíblia, e finalmente O revelou para eles como salvador ressuscitado. É exatamente o que os católicos devem fazer na jornada de fé.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico