Santo Rosário Completo

Rosário Completo, Saiba como Rezar e ter suas bênçãos!

Banner dos Santos Terços Católicos

Rezar o rosário completo tem sido uma tradição na Igreja por um longo tempo. É um pouco confuso quem fez disso formal, alguns dizem que foi São Domingos de Gusmão e outros dizem que não.

O que realmente importa é que esta oração é muito poderosa. Pela história toda da Igreja, muitos papas e santos recomendaram que as pessoas rezassem o rosário.

São Luís Maria Grignion de Montfort disse, “Quando o Santo Rosário é bem dito, dá para Jesus e Maria mais glória e é mais meritório do que qualquer outra oração”.

O rosário começa com a recitação do Credo dos Apóstolos, um Pai Nosso, 3 Ave Maria e um Glória. Então há 5 décadas em que cada uma começa e termina com um Pai Nosso e Glória.

E tem 10 Ave Maria, entre. Quando reza o rosário, medita sobre os eventos na vida de Jesus. Há os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos.

Em várias aparições, Maria aparecia segurando um rosário e pediu para que as pessoas continuassem a rezar esta oração.

Ela sempre leva as pessoas ao seu Filho, e apresenta as necessidades das pessoas para Ele.

A oração é sobre desenvolver um relacionamento com Deus, e amá-Lo mais, assim faz sentido conhecê-Lo através dos eventos da vida de Cristo que as pessoas meditam durante o rosário.

– Catecismo da Igreja Católica

O catecismo da Igreja Católica diz:

“A meditação engaja pensamento, imaginação, emoção e desejo. Esta mobilização de capacidades é necessária para aprofundar as convicções da fé, incitar a conversão do coração, e fortalecer o desejo para seguir Cristo. A oração cristã tenta acima de tudo para meditar nos mistérios de Cristo, como em lectio divina ou rosário. Esta forma de reflexão de oração é de grande valor, mas a oração cristã deve seguir além para o conhecimento do amor do Senhor Jesus, para união com Ele.” – CCC 2708

Rosários não são apenas detalhes. Batalhas foram vencidas porque as pessoas rezaram o rosário!

Passo a passo como Rezar o Rosário Completo
Passo a passo como Rezar o Santo Rosário Completo

Houve corações convertidos, e intenções possíveis respondidas também. A vida pode simplesmente ser abençoada se começar a rezar o rosário completo.

Milagres Atribuídos ao Rezar o Santo Rosário Completo

– Fátima, Milagre do Sol

Em 1917, a Mãe Abençoada apareceu para 3 filhos de pastor. Santa Jacinta, São Francisco e Lucia, na Cova da Iria em Fátima, Portugal, seguindo visitas de um anjo que apareceu após as crianças dizerem o rosário.

Entre 13 de maio e 13 de outubro daquele ano, a Mãe Abençoada apareceu para as crianças 6 vezes.

Não apenas ela pediu que eles rezassem o rosário todos os dias para trazer paz ao mundo e acabar com a Primeira Guerra Mundial, ela se identificou como Nossa Senhora do Rosário, e tinha um rosário radiante em suas mãos.

Saiba também: Como rezar o terço para iniciantes – Passo a passo!

Em 13 de outubro de 1917, porque a Mãe Abençoada tinha prometido para Lucia que ela faria um milagre tão incrível que ninguém poderia duvidar das aparições, em torno de 70.000 pessoas se reuniram para testemunhar o que é agora conhecido como Milagre do Sol.

A multidão assistiu conforme o sol irrompia pelas nuvens, parecendo como uma esfera prateada que girava ou dançava no céu. Seus raios iluminaram áreas em cores brilhantes.

Os milagres ao Rezar o Santo o Santo Rosário Completo
Milagres Acontecem ao Rezar o Santo Rosário Completo

Então, parecia se lançar na multidão, completamente secando toda lama e roupa encharcada de chuva, antes de voltar para o céu. Algumas pessoas foram curadas das doenças. Muitas outras, convertidas.

– Liberdade para o Brasil

A mensagem de Nossa Senhora de Fátima também desempenhou um grande papel em outro milagre associado com o rosário em foco.

No início dos anos 1960, o presidente do Brasil, João Goulart, estava se preparando para espalhar o comunismo pelo país.

E parecia inevitável que o governo comunista logo dominaria o país, conforme tinha acontecido com Cuba. Mas nem todos estavam desejando perder a liberdade e sucumbir para provável derrota.

O cardeal de Barros Camara disse ao povo do Brasil que poderiam derrubar a ameaça, atendendo as instruções da Nossa Senhora de Fátima para rezar e fazer penitência.

Logo depois, Dona Amelia Basto, uma ex-professora de 59 anos de idade, e esposa de um médico do exército aposentado, reuniu aproximadamente 30 mulheres e vizinhos.

Isso para formar o primeiro capítulo da Campanha das Mulheres para Democracia, um grupo que espalhou sua mensagem de combate pacífico ao controle do comunismo para centenas de milhares de mulheres pelo país.

Muitos deles participaram de comícios de rosário. Um comício em São Paulo foi chamado de “Marcha da Família com Deus para Liberdade”.

E incluía mais de 600.000 mulheres carregando livros de oração e rosários conforme marchavam com bandeiras anti-comunistas.

E este e outros comícios de rosário desempenharam um papel central em eventualmente derrubar o presidente Goulart e frustrando um controle comunista com impressionante pouca ação militar necessária.

Em gratidão a Deus, as mulheres do Brasil fizeram uma marcha ainda maior no dia após terem sucesso em preservar sua liberdade.

A marcha, que foi chamada de “Marcha de Ação de Graças a Deus”, incluiu mais de um milhão de pessoas.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Quem Implementou a Reza do Rosário Completo na Igreja?

É comumente dito que São Domingos, o fundador da Ordem dos Pregadores, instituiu o rosário. Certas partes do rosário pré datam Domingos, outras surgiram apenas após a morte dele.

Séculos antes de Domingos, monges tinham começado a recitar todos os 150 salmos em base regular.

Conforme o tempo seguiu, foi percebido que os irmãos leigos, conhecidos como conversi, devem ter alguma forma de oração de si.

Eles foram distintos dos monges de coro, e uma distinção principal era que se caracterizam analfabetos. Já que não podiam ler salmos, eles não podiam recitá-los com os monges.

Eles precisavam de uma oração para lembrar facilmente. A oração primeiro escolhida foi Pai Nosso, e a depender das circunstâncias, era dito ou 50 ou 100 vezes.

Estes conversi usavam rosários para manter a contagem, e os rosários foram conhecidos então como Paternosters, plural de Pai Nosso.

Quando se começou a Rezar o Rosário
Os católicos praticantes rezam o Rosário diariamente

Os rosários que originalmente foram usados para contar os Pai Nosso vieram a ser usados, durante o século 12, para contar Ave Maria.

Ou mais adequadamente, a primeira metade do que agora é chamado de Ave Maria. A segunda metade foi adicionada um tempo depois.

Os católicos e não católicos, já que aprendem mais sobre o rosário e fazem uso mais freqüente dele, enxergam como suas meditações trazem a fragrância doce para mente, não apenas da Mãe de Deus, mas de Cristo.

Qual Seu Poder na Cura e Libertação ao rezar o Rosário Completo?

O rosário completo em foco é uma das orações queridas da Igreja Católica. O rosário envolve a recitação de 5 décadas, cada uma consistindo do Pai Nosso, 10 Ave Maria, e Doxologia.

Durante a recitação, a pessoa medita sobre os mistérios de salvação da vida do Senhor e testemunha de fé da Mãe Abençoada.

Em jornada pelos mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, luminosos, do rosário, a pessoa traz a mente a encarnação do Senhor, paixão Dele e morte, ressurreição da morte, e ascensão Dele para glória.

Ao fazer isso, o rosário ajuda a crescer em uma apreciação mais profunda destes mistérios, em união da vida mais próxima com o Senhor, e em implorar ajuda de graça Dele para vida de fé.

As pessoas também pedem pelas orações da Mãe Abençoada, o exemplo de fé, que leva os fiéis ao seu Filho.

Qual a Diferença Entre o Rosário, Terço e o Terço da Misericórdia?

O termo rosário é usado para várias séries de orações contadas em pontos, mas as orações podem variar daquelas usadas no Rosário Dominicano, a forma mais amplamente conhecida do rosário.

Além disso, há alguns rosários que usam orações padrões, mas servem um propósito específico, como o rosário do casamento.

A palavra terço simplesmente vem da palavra francesa para rosário, que é chapelet, mas o termo agora vem a ser associado com séries específicas de orações, com intenção a pedir ajuda de Maria, Jesus ou os santos.

O rosário padrão de 5 décadas é na realidade um terço, mas os terços podem variar de tamanho, padrão ou agrupamento de contas, e nas orações ditas em cada conta.

Normalmente, as orações básicas, como Ave Maria e Pai Nosso são ainda recitadas, mas terços comumente também incluem orações para uma imagem específica de Cristo ou Maria, um santo particular ou anjo, ou uma ladainha.

Muitas vezes, um terço é baseado em certa intenção, e assim as orações para santo patrono da intenção ou assunto será incluído.

Um dos terços mais comuns nos anos recentes é o Terço da Divina Misericórdia, um terço que Jesus instruiu Santa Maria Faustina a rezar.

E pode ser dito em qualquer momento, especialmente para os mortos ou moribundos, mas é também muitas vezes dito como parte da novena da Divina Misericórdia.

Rosário Completo em Vídeo

Assista e acompanhe, em oração, o Rosário Católico Completo:

 

Como Rezar o Rosário Completo e Obter Suas Bênçãos?

Um dos meios mais eficientes para atingir salvação eterna com Deus no céu é através da oração. A oração é a chave para salvação.

O que o oxigênio é para os pulmões, assim é a oração para a vida da alma. Por essa razão Santo Agostinho afirmou, “Ele que reza bem, vive bem; ele que vive bem, morre bem; e ele que morre bem, tudo está bem”.

Nossa Senhora tem uma oração que enche o coração dela de alegria, Ave Maria, e mais, o Santo Rosário. A cada vez que Ave Maria é rezada com atenção e coração sincero, o coração de Nossa Senhora fica cheio de alegria.

O grande santo moderno e gigante espiritual, Papa João Paulo II, muito encorajou o mundo a rezar o Santo Rosário.

Em sua escrita, A Abençoada Virgem Maria e o Rosário, o Vigário de Cristo, insistiu que as pessoas rezassem o rosário. Ele disse, no começo do seu pontificado, que o rosário era sua oração favorita.

Fontes:

https://lifeteen.com/
https://www.beliefnet.com/
https://www.catholic.com/
https://www.igrejacatolica.org/


1 comentário em “Rosário Completo, Saiba como Rezar e ter suas bênçãos!”

  1. Pingback: Como Rezar o Terço para Iniciantes - Aprenda Passo a Passo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico