A Via Sacra, também conhecida como Estações da Cruz, são uma maneira de rezar e meditar sobre sacrifício de Cristo pelos fiéis.
É dividida em 14 estações do momento em que Ele foi condenado ao sepultamento Dele. Esta devoção há muito é incentivada pela Igreja, e é especialmente útil durante a Quaresma e Sexta-Feira Santa.
A devoção, altamente recomendada pela Igreja, foi desenvolvida durante as Cruzadas, quando os cavaleiros e peregrinos começaram a seguir a rota do caminho de Cristo para Calvário.
Esta devoção se espalhou pela Europa toda e foi promulgada por frades franciscanos nos séculos 14 e 15.
Eventualmente, as Estações da Cruz se tornaram uma ferramenta catequética importante, e a popularidade desta devoção inspirou alguns dos maiores exemplos de arte medieval cristã.
Alguns estudiosos acreditam que peças milagrosas medievais, que são essencialmente quadros da vida de Cristo, desenvolveram-se a partir das representações esculpidas das Estações da Cruz nas grandes igrejas.
Estas cenas da Via Sacra, Estações da Via Sacra, serviram de inspiração para muitas das maiores obras de arte visual do mundo.
Durante a Quaresma ou Semana Santa, a maioria das paróquias tem um serviço das Estações ao menos uma vez.
História da Via Sacra
A história da Via Sacra data de volta para o século 4 quando cristãos foram permitidos a legalmente praticar sua fé no Império Romano após 250 anos de perseguição.
Em 335 d.C., imperador Constantino construiu a Igreja do Santo Sepulcro no que se acredita ser o local do sepultamento de Jesus.
Logo após, fiéis começaram a fazer peregrinações para Terra Santa e para igreja nas Sextas-Feiras Santas para refazer jornada de Jesus.
Peregrinos desenvolveram paradas ao longo do caminho para o Calvário para observar eventos específicos que ocorreram (Jesus cai pela primeira vez; Jesus encontra as mulheres em Jerusalém, e mais).
Peregrinos só podiam adivinhar onde alguns incidentes ocorreram porque Jerusalém havia sido quase completamente destruída pelos exércitos romanos em 70 d.C.
A prática de incorporar representações artísticas das Estações da Cruz nas igrejas não começou até em torno de 1686, quando Papa Inocêncio XI permitiu frades franciscanos adornarem suas igrejas com estações diferentes.
Em 1731, Papa Clemente XII permitiu todas as igrejas a ter estações e praticar essa devoção. As Estações da Cruz são normalmente praticadas às sextas-feiras durante a Quaresma, mas podem ser realizadas a qualquer momento do ano em casa.
As 14 Estações:
- Primeira Estação – Jesus é condenado à Morte.
- Segunda Estação – Jesus é preparado para carregar a Cruz Dele.
- Terceira Estação – Jesus cai pela primeira vez sob a Cruz Dele.
- Quarta Estação – Jesus encontra a Mãe Dele.
- Quinta Estação – Simão, o Cireneu, ajuda Jesus a carregar a Cruz Dele.
- Sexta Estação – Verônica enxuga o rosto de Jesus.
- Sétima Estação – Jesus cai pela segunda vez.
- Oitava Estação – Jesus fala para as filhas de Jerusalém.
- Nona Estação – Jesus cai pela terceira vez.
- Décima Estação – Jesus é despido das vestes Dele.
- Décima Primeira Estação – Jesus é pregado na Cruz.
- Décima Segunda Estação – Jesus morre na Cruz.
- Décima Terceira Estação – Jesus é descido da Cruz.
- Décima Quarta Estação – Jesus é sepultado no sepulcro.
O que Obtém ao Rezar as Estações da Cruz na Via Sacra?
As Estações da Cruz continuam a ser devoção católica vital 1681 anos depois e contando, e segundo Papa Francisco, há muitas razões explicando ser importante rezar as Estações da Cruz.
Envolvimento na História
Quantas pessoas estavam com Jesus no caminho para Calvário: Pilatos, Simão de Cirene, Maria, as mulheres? Por vezes, as pessoas podem ser como Pilatos, que não teve a coragem de ir contra a maré para salvar a vida de Jesus, e ao invés, lavou as mãos…
A Cruz de Cristo ensina a todos para serem como Simão de Cirene, que ajudou Jesus a carregar a madeira pesada; e ensina a ser como Maria e outras mulheres, que não estavam com medo de acompanhar Jesus. O fiel é como quem? Como Pilatos? Simão? Maria?
Via Sacra permite que os Fiéis Coloquem a Confiança Nele
“A Cruz de Cristo contém todo o amor de Deus, a misericórdia imensurável Dele. Este é um amor em que nós podemos colocar toda nossa confiança, em que nós podemos acreditar… levemos à Cruz de Cristo, nossas alegrias, sofrimentos, e nossas falhas. Lá nós encontraremos um Coração que está aberto para nós e nos entende, nos perdoa, nos ama, e nos chama para carregar este amor nas nossas vidas, para amar cada um, cada irmão e irmã, com o mesmo amor”.
Via Sacra lembra que Deus Triunfa Sobre Todo Mal
“Com Ele, o mal, sofrimento, e morte não têm a última palavra, porque Ele oferece a nós esperança e vida: Ele transformou a Cruz de um instrumento de ódio, derrota e morte em um sinal de amor, vitória e vida”.
Via Sacra mostra Como Deus Ama Cada Um
“A Cruz dá a nós um tesouro que ninguém mais pode dar: a certeza do amor inabalável que Deus tem por nós. Um amor tão grande que entra no nosso pecado e perdoa, entra no nosso sofrimento e dá-nos a força para suportar”.
São Paulo coloca isso melhor em sua carta aos Romanos, “Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”, Romanos 5:7-8.
Jesus deu o exemplo e a Via Sacra é uma das muitas ferramentas incríveis para a vida que Jesus deixa aos católicos. Por meditar em cada uma das Estações, aumenta a tristeza pelos pecados contra Deus e necessidade por ajuda Dele para carregar as cruzes que as pessoas têm. Quando os fiéis meditam nas Estações da Cruz, podem aprender o real significado do amor, perseverança, obediência, humildade e paciência.
Orações da Via Sacra
Oremos:
Alguns momentos de silêncio.
Olhai, Pai Santo, o sangue que jorra do peito trespassado do Salvador; olhai o sangue derramado por tantas vítimas do ódio, da guerra, do terrorismo, e concedei, benigno, que o curso dos acontecimentos no mundo se desenrole segundo a vossa vontade na justiça e na paz, e a vossa Igreja se entregue com serena confiança ao vosso serviço e à libertação do homem.
Por Cristo nosso Senhor
R. Amem.
Ao final de cada estação reza-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória
PRIMEIRA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus em agonia no Horto das Oliveiras
Jesus que acalmava as águas agitadas pelo vento, agora não pode dar a paz a Si mesmo. A tempestade é a dúvida que lhe agita a mente e o peito, como agita o espírito de milhões de homens e mulheres ontem, hoje e amanhã, pois a verdadeira paz só virá depois da ressurreição.
SEGUNDA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus, atraiçoado por Judas, é preso.
Naquela trágica noite escura do Getsémani, o Filho de Deus suscita em nós, com as suas palavras e gestos, sentimentos vários e estremecemos com a mesquinhez da traição. A partir da morte de Cristo, floresce a vida nova, memória e anúncio duma esperança que não morre: a salvação universal.
TERCEIRA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é condenado pelo Sinédrio
Deixar a própria identidade e anunciar a sua fé às vezes são atos passíveis de morte. Mas quantos são os que procuram Deus? Quantos O procuram atrás das grades? Quantos na prisão da sua vida, dos seus sofrimentos? Quantos no escarne suportado e na tortura sofrida? Aquela que condena sem provas, acusa sem motivo, julga sem apelo, esmaga o inocente.
QUARTA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é renegado por Pedro
Pedro revela a sua fraqueza. Tinha temerariamente prometido antes morrer. Humilhado, chora e pede perdão a Deus.Grande é a lição de Pedro: até os mais íntimos ofenderão Jesus com o pecado. Mas logo que o olhar de Jesus se cruza com o de Pedro o Apóstolo reconhece o seu triste erro.
QUINTA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é julgado por Pilatos
Sempre encontramos uma justificação para as nossas culpas e os nossos erros. Jesus responde com o silêncio ao ver a hipocrisia e a soberba do poder, a indiferença daqueles que se subtraem às suas responsabilidades.
SEXTA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é flagelado e coroado de espinhos
Verdadeiro homem sofreu dores indescritíveis; contemplando o vosso rosto, conseguimos suportar as nossas dores, na esperança de ser acolhidos no vosso Reino, o verdadeiro e único Reino. O vosso Reino não é deste mundo, mas nós, homens, esperamos favores, poder, sucesso, riquezas: um mundo sem sofrimento.
SÉTIMA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus recebe a Cruz aos ombros
Não obstante fosse revestido da glória e do poder que Lhe fora dado pelo Pai, Jesus aceitou uma morte horrível, inglória, antes, vergonhosa. Os poderosos do mundo aliam-se, para cumprir represálias,
para atingir as populações pobres e extenuadas. Justifica-se até mesmo o terrorismo em nome da justiça e da defesa dos pobres.
OITAVA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é ajudado por Simão de Cirene a levar a Cruz
Um homem que vinha do campo entrou em Jerusalém para negociar. Lucrou com isso: cinco minutos na história da salvação, uma frase no Evangelho. A cruz é pesada demais para Deus, que se fez homem. Jesus necessita de solidariedade. O homem tem necessidade de solidariedade. Foi-nos dito: Levai os fardos uns dos outros.
NONA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
Um lamento fúnebre acompanha a caminhada do Condenado a morte. No caminho que leva ao Calvário as mulheres choram batendo no peito. Ele, levando a cruz aos ombros, vacila sob o peso do pecado e da dor dos homens, que quis como irmãos. Bem sabe como é longa na história
a via dolorosa que leva aos Calvários do mundo.
DÉCIMA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é crucificado
As chagas do Salvador continuam hoje a sangrar, agravadas pelos cravos da injustiça, da mentira e do ódio, dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Nas palmas das Suas mãos trespassadas pelos cravos está escrito o nome dos que, com Ele, continuam a ser crucificados.
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus promete o seu Reino ao bom ladrão
O bom ladrão, certamente, tinha matado, possivelmente mais de uma vez, e de Jesus nada sabia, a não ser aquilo que escutou gritar pela multidão. Um sentimento de solidariedade e um grito de ajuda bastaram para salvá-lo. Aquele ladrão representa todos nós. A sua rápida aventura nos ensina que o Reino pregado por Jesus não é difícil de alcançar para os que o invocam.
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus na Cruz, a Mãe e o Discípulo.
Maria está de pé junto à Cruz; o discípulo mais jovem está ao teu lado. Agora oferece o teu Filho ao mundo e recebes o discípulo que Ele amava. Daquele instante, João te acolhe na morada do coração e na sua vida, e a força do Amor nele se difunde. Ele é agora, na Igreja, a testemunha da luz
e com o seu Evangelho revela o Amor do Salvador.
DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus morre na Cruz
Sofre com o tormento de sua Mãe, escolhida para dar à vida um Filho que verá morrer.
No entanto Jesus, no amor e na obediência, aceita o projeto do Pai. Sabe que sem o dom da Sua vida a nossa morte seria sem esperança; as trevas do desespero não se transformariam em luz; a dor não resultaria na consolação, na esperança da eternidade.
Assuntos católicos relacionados
- Aprenda como fazer a adoração ao santíssimo sacramento completa
- Sacramentais da igreja católica, saiba o que são, para que servem, eles tem poder
- Vigília de oração para jovens católicos, aprenda como organizar
- Indulgência plenária, saiba o que é, significado e como conseguir uma indulgência
- Aprenda como rezar o terço da divina misericórdia completa
DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO
Nós vos adoramos, SENHOR JESUS, e vos bendizemos!
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Jesus é colocado no sepulcro
Após o terrível trovão no instante da morte, o grande silêncio. O Filho de Deus desce à mansão dos mortos para resgatar aqueles que a morte retém. A Sua luz transtorna as trevas do Inferno. A terra treme e os sepulcros se abrem. Jesus vem para libertar os justos e devolvê-los à luz da ressurreição.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Oração Final da Via Sacra
Eu te suplico Senhor, que me concedas,
por intercessão de tua Mãe a Virgem Maria,
que cada vez que medite tua Paixão,
fique gravado em mim
com marca de atualidade constante,
o que Tu fizeste por mim
e teus constantes benefícios.
Faz Senhor, que me acompanhe,
durante toda minha vida,
um agradecimento imenso a tua Bondade. Amém.
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja
Excelente matéria sobre a Via Sacra.
Muito obrigado Dona Antônia, esse artigo da Via Sacra foi elaborado com todo carinho.
Que Deus te abençoe hoje e sempre! ❤️