Padre DJ Guilherme Peixoto tem perfil no Instagram, @padre.guilherme, e no Facebook, Guilherme Peixoto, no YouTube, @padreguilherme.
Um Padre DJ que impressionou multidões na Jornada Mundial da Juventude.
Em Lisboa, nos dias finais da Jornada Mundial da Juventude, este evento que é frequentemente feito no Vaticano, mas a cada 3 ou 4 anos é realizado em várias partes do mundo, seu objetivo é que jovens católicos do planeta inteiro se reúnam a ter um encontro com Papa Francisco, que encerra estes dias com uma missa numerosa.
Mas este evento teve, nesta edição de 2023, um personagem muito particular.
É sobre um Padre, mas não um qualquer, um que passa parte do seu tempo tocando música como DJ.
É Guilherme Guimaraes Peixoto mais conhecido como Padre Guilherme, um homem de Deus português que se tornou popular no país dele na sua faceta de DJ, que também se apresenta em grandes clubes de música lusitana e tem centenas de milhares de seguidores nas suas redes sociais.
Matéria no Fantástico da Globo falando sobre o Padre Dj Guilherme Peixoto
Jornada Mundial da Juventude 2023 de Lisboa, que o mundo conheceu o DJ Padre Guilherme, ou melhor, o padre Guilherme, que também é DJ.
Padre DJ Guilherme, no Fantástico da TV Globo em 3 de setembro de 2023, assista a matéria aqui:
Viral na Internet – Padre DJ Guilherme Peixoto
A imagem deste homem único da Igreja Católica seguiu viral ao longo do final de semana em um vídeo em que ele aparece, em seu traje religioso, tocando grande console e se movimentando ao ritmo da música. Ao longe, a câmera foca em uma grande multidão de jovens aproveitando o trabalho do Padre.
É estimado que há um milhão e meio de jovens que se reuniram na Jornada Mundial da Juventude em 2023, a maioria deles sem saber da presença deste músico particular no evento.
As imagens do Padre DJ foram feitas muito cedo na manhã de domingo, o momento para acordar a multidão que estava ansiosamente esperando por horas mais tarde, o Papa Francisco oficiou a missa que dá significado para Jornada Mundial da Juventude. Então, o que foi reunido, para muitos, foi uma festa inesperada que todos se divertiram.
Ele disse, “A música nos ajuda a ter um sentimento de paz e alegria e é o que eu quero transmitir”. Padre Guilherme para El Periódico de España, onde ele também esclareceu que todas as músicas que ele tocou em seu concerto não usual, mas não improvisado, eram de sua autoria. E todas elas, segundo ele, “relacionadas com experiência cristã”.
Assim, quase sem saber, a multidão de jovens que foi para JMJ em Lisboa dançava ao ritmo de uma versão eletrônica de “Aleluia”, e “Glória ao Senhor”, também de outro tema chamado Luz Infinita com base em Laudation Yes encíclica do Papa Francisco e de outra também inspirada em outra encíclica deste Sumo Pontífice, Fratelli Tutti.
Em suas obras musicais, no meio de “punchiPunchi” característico deste tipo de música, frases do Papa João Paulo II e Francisco, além de citações das referidas encíclicas.
Quem É Padre Peixoto?
O Padre Peixoto tem 49 anos de idade. O nascimento dele foi na cidade de Guimaraes, no distrito de Braga, norte de Portugal.
Eles dizem que a vocação religiosa dele tinha ligação com a promessa que a mãe dele fez. Guilherme tinha nascido quando ele sentiu-se doente e um médico assegurou que seu fim estava marcado para as horas seguintes.
Então, o bebê foi batizado e a mãe dele jurou que se fosse salvo, ela ofereceria a Deus a vida do filho. E o pequeno sobreviveu.
Diz o Padre na entrevista, negando a lenda da família, “Eu fui salvo, mas não é verdade que minha mãe me forçou a ser padre por esta razão. Foi algo meu, eu tinha a vocação desde pequeno e eu sempre quis ser um padre”.
Padre Guilherme Peixoto é também um militar e fã de futebol e do time da cidade dele, Vitória de Guimaraes. Além de religioso e DJ, o Padre que fez a juventude dançar no final de semana tem grau de tenente-coronel do exército português. Neste papel, ele foi um Padre militar.
Ordenação do Padre DJ Guilherme Peixoto
Padre Peixoto foi ordenado como Padre em 1999 e revelou que a primeira coisa que fez quando recebeu seu primeiro salário foi se tornar membro da Vitória de Guimarães, o time de futebol da cidade dele.
“Porque eu gostava muito de futebol e um grande fã do meu time. Meu segundo nome é Guimaraes, eu sou de Guimaraes e da Vitória de Guimaraes”, conta. A relação com a música do religioso começou em 2006, quando ele foi enviado para uma diocese com muitas dívidas, e então decidiu organizar encontros musicais para levantar dinheiro.
De início, ele planejou reuniões de karaokê, mas algo não estava funcionando. “O que acontecia? Que eles apenas pediam por músicas românticas e as pessoas acabavam dormindo. ‘Você arruinava a festa!’, eu dizia a eles. E o que eu fiz foi começar a tocar outros tipos de música nos intervalos”. Padre Guilherme se tornava um personagem popular no país dele.
É como a paixão por tocar música e o desejo de melhorar o levou a se equipar com dispositivos úteis para esta tarefa e também se preparar por fazer cursos para ser um grande DJ.
E comentou, “Eu comecei a experimentar com novos estilos. Dance, progressivo, afrobeat, e Techno. Acima de tudo techno, techno melódico, que é o que eu toco mais agora. E eu comecei a produzir minhas próprias músicas”.
Assim, ao ritmo de suas melodias com temas religiosos, o Padre Guilherme começou a se tornar popular no país dele e tocar em vários clubes. Na conta dele do Instagram, por exemplo, o homem de Deus tem milhares de seguidores e mais são adicionados em cada uma das apresentações. Padre Guilherme abriu o dia na JMJ em Lisboa que alcançou seu clímax com a missa do Papa Francisco.
Presença em Ibiza
Padre também confessa em sua entrevista que a cada ano ele visita Ibiza, que é como uma catedral da música eletrônica, e nunca tocou neste lugar ainda. “Eu amaria tocar ali”, ele conta.
Em relação a como foi tocar na JMJ, o Padre diz que foi convidado a tocar na cerimônia antes do evento religioso massivo e que, certamente, porque ele gostava do que tinha feito, o convidaram a tocar na manhã de domingo, nas horas antes da chegada de Francisco para missa.
Deve ser lembrado que na Conferência da Juventude, os jovens geralmente dormem no mesmo lugar do evento, neste caso, Parque Tejo em Lisboa, especialmente no dia antes da missa da Santidade.
O Padre DJ diz que eles apenas o conhecem em Portugal, e então, uma grande parte dos jovens que estavam reunidos em Lisboa, que vieram de outras partes do mundo, não conheciam quem ele era ou o que fazia, e assim quase “ninguém esperava” aquele recurso musical especial.
“Eu realmente gostei de ver os jovens surpresos dançando. Antes que eles tivessem me perguntado da organização se eu desejava um microfone, mas eu recursei. Eu não tinha nada a dizer. A música falou por mim e disse tudo”, falou o Padre Guilherme, que encorajou o despertar de centenas de milhares de jovens do mundo inteiro antes da missa do Papa Francisco.
Você pode curtir isso:
- Lista dos padres católicos mais famosos do Brasil
- Padre Marcelo Rossi 2023, como ele vive hoje, como é sua rotina
- Padre Alex Nogueira, como esse padre católico ficou tão famoso
- Padre Paulo Ricardo história de vida, influência no meio católico, cursos
- Padre Fábio de Melo, veja sua história de vida e conversão
- Padre Chrystian Shankar, como ele está hoje em 2023
- Padre Patrick Fernandes, saiba como ele ficou tão famoso no Instagram
- Beato Carlo Acutis, uma influência Santa para os jovens de hoje em dia
- Padre Gabriele Amorth, história completa do exorcista do Vaticano
- Guido Schaffer, a história de vida do Santo Surfista
- Como virar padre da igreja católica
- 100 melhores frases do Papa Francisco sobre a vida do jovem
Encontro do Padre DJ Guilherme Peixoto e Papa Francisco
Em 2019, Padre DJ Guilherme Peixoto foi para o Vaticano e o Papa abençoou os fones de ouvido dele. O que poderia ter sido uma simples viagem para o Vaticano se tornou um momento único para Guilherme, o Padre de Laúndos, em Póvoa de Varzim.
Ao encontrar com Papa Francisco, o Padre pediu a ele para abençoa-lo com um objeto indispensável na vida dele, já que é também DJ, os fones de ouvido que usa ao tocar música. Em uma publicação no Facebook, Padre Guilherme mostrou uma fotografia do encontro.
Ele escreveu, “Encontros únicos. Um encontro que ofereceu camiseta Ar de Rock ao Santo Padre, e também pedi por uma bênção para os fones de ouvido usados para tocar música”. “No final, o pedido usual do Papa Francisco, ‘reze por mim’. Que lindos momentos, estes permanecem para sempre”.
Em outra publicação, o Padre se refere a Ar de Rock Laúndos sendo “o espaço paroquial mais típico do mundo”. Na página do Facebook deste espaço é mencionado que tudo começou em 2006, este lugar sendo o “ponto de encontro da paróquia de S. Miguel de Laúndos. Não é um café, não é um bar, não é um clube. É muito mais do que um local físico. É um espírito que visa coexistência entre gerações, nas reuniões familiares, onde todos são esperados a sentir-se em casa e ser capaz de viver em união sem preconceitos ou restrições de idade”, pode ser lido.
O espaço onde os eventos da paróquia ocorrem, abre apenas ocasionalmente e é ali que Padre Guilherme também toca música. Em relação aos fones de ouvido, o Padre revela que começou por referir ao Santo Padre sua “paixão pela música de coral e música eletrônica, tendo audácia de pedir ao Papa Francisco para abençoar os fones de ouvido”, um pedido que ele acedeu “com boa disposição”. E concluiu, “Não há palavras que podem descrever esta emoção e gratidão”.
Quando perguntado se a solução da igreja para atrair os fiéis, era tocar techno na missa, Padre DJ Guilherme Peixoto riu, e disse que não. “Eu sou muito tradicional sobre isso. Eu acredito que cada coisa tem seu tempo e lugar. Na missa, você tem que cantar as músicas que são cantadas na missa. Mas fora, a música é um veículo muito poderoso para transmitir mensagens de paz, tolerância, contra xenofobia e descriminação. Estas são as mensagens que nós desejamos transmitir da Igreja e a música pode fazer isso. Porque na pista de dança nós somos todos iguais.”.
Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!