Padre Gabriele Amorth biografia completa

Padre Gabriele Amorth ❤️ História do exorcista do Vaticano

Material para catequese infantil da igreja católica

Desde que o diretor William Friedkin aterrorizou audiências com seu clássico The Exorcist de 1973, os filmes sobre possessão demoníaca se tornaram um marco do horror. Assim, era apenas uma questão de tempo antes que a história do Padre Gabriele Amorth, que afirmou ter realizado dezenas de milhares de exorcismos antes da morte dele em 2016, chegasse às telonas.

O Exorcista do Papa, que é vagamente baseado nos arquivos de caso do Amorth, chega aos cinemas com Russel Crowe interpretando o Padre excêntrico.

O título reflete o mandato de Amorth como exorcista apontado pela Diocese de Roma, que começou com um aprendizado em 1986 e continuou até a morte dele em 2016. As décadas de Amorth de caça ao demônio oferecem um olhar fascinante de uma prática secular.

Vida do Padre Gabriele Amorth Até Ser Exorcista do Papa

Padre Gabriele nasceu em 1 de maio de 1925, em Modena, Itália. A família dele era de devotos católicos, embora Amorth admitiu que muitas vezes adormeceria sob os bancos durante a missa quando criança.

Segundo obituário do Padre, o pai e avô dele eram advogados. Após lutar pelo movimento de resistência italiano na Segunda Guerra Mundial, ele estudou Direito também, e serviu como deputado do futuro primeiro-ministro Giulio Andreotti em Jovens Democratas Cristãos.

Amorth entrou na Congregação da Sociedade de São Paulo em agosto de 1947 e foi ordenado Padre menos de 4 anos após, em 24 de janeiro de 1951. De modo surpreendente, Amorth não praticou exorcismo até 1986, quando o vigário de Roma o nomeou aprendiz do antigo exorcista do Vaticano Rev. Candido Amantini. Ele sucedeu Amantini após a morte dele em 1992, marcando o começo do verdadeiro mandato dele como exorcista do Papa.

Enquanto isso, Amorth tinha co-fundado a Associação Internacional de Exorcistas em 1990 para ajudar a inspirar e treinar outros padres. Com sede em Roma, sua primeira conferência internacional ocorreu em 1994 e se tornou um evento bianual. O Vaticano formalmente reconheceu o grupo em julho de 2014.

No entanto, os membros provavelmente não correrão para bilheteria pelo filme, a organização condenou o trailer carregado de efeitos especiais do novo filme de Crowe, dizendo em uma declaração que, “distorce e falsifica o que é verdadeiramente vivido e experimentado durante o exorcismo de pessoas realmente possuídas”.

Padre Gabriele Amorth, o exorcista do papa
Vida do Padre Gabriele Amorth Até Ser Exorcista do Papa

Relatos de Exorcismo do Padre Gabriele Amorth

Segundo artigo de HuffPost de 2013, Amorth disse que realizou tantos quantos 20 exorcismos por dia em seu pico. Ele detalhou o processo no livro de 2020 de Marcello Stanzione, The Devil Is Afraid of Me: The Life and Work of the World’s Most Famous Exorcist. Padre Gabriele afirmou que exorcismos duravam em torno de 30 minutos na média, e fazia pouca diferença se eram realizados pelo telefone, por Skype ou pessoalmente.

No tipo em pessoa, Amorth tinha auxílio de 4 leigos que escoltavam pacientes para uma sala longe das ruas romanas, para que transeuntes não ouvissem os gritos.

Apesar de fazer um número absurdamente alto de exorcismos, uma vez afirmando tantos quantos 160.000, Amorth disse que menos de 100 envolveram possessão demoníaca real.

Em tais exemplos, Padre Gabriele disse que o possuído cuspiria cacos de vidro, pedaços de metal, pétalas de rosa, e outros itens. Ele mantinha uma coleção de estatuetas de plástico, pregos, e chaves como prova.

Ele também falou que testemunhou feitos de força sobre humana, como um garoto de 11 anos arremessando 3 policiais com facilidade.

Porém, Padre Gabriele abordava este trabalho com uma quantidade saudável de ceticismo e humor. Crowe disse para Australian Broadcasting Corporation que enquanto pesquisando para o papel, ele soube que o Padre rejeitava muitos pacientes buscando ajuda dele e os encaminhava para tratamento com medicina convencional.

“Ele está lidando com os aflitos o tempo todo… Eu fiquei muito interessado por isso”, disse Crowe, “porque é um show tão sério. Mas ao mesmo tempo, ele era tão pateta. Eu realmente gostei desta combinação”.

Embora Amorth fosse claramente apaixonado pelo ofício dele, isso levou a algumas afirmações bizarras sobre os eventos mundiais e cultura popular.

Padre Gabriele Amorth era exorcista mesmo
Relatos de Exorcismo do Padre Gabriele Amorth

Por exemplo, Amorth disse para Vatican Radio em 2006 que ele acreditava que o líder nazista Adolf Hitler e ditador soviético, Josef Stalin, eram possuídos pelo demônio. Então, em 2015, ele falou o mesmo sobre ISIS.

Em uma conferência em 2011, ele denunciou ioga como “obra do diabo”, porque leva as pessoas para hinduísmo e outras religiões com base no que ele via como ideia falsa de reencarnação.

Ele disse ainda que o diabo está na série de livro do Harry Potter, por J.K. Rowling, porque seu enredo girava em torno da magia.

Livros e Documentário do Padre Gabriele Amorth

Gabriele não ficava tímido sobre discutir as experiências dele e escreveu seus livros, incluindo An Exorcist Tells His Story de 1999, e An Exorcist: More Stories de 2002, que Sony Pictures fala que ajudou a inspirar o filme novo.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

E ele não era oposto a estar na câmera também. É possível até assisti-lo realizando um exorcismo. Em 2016, Vanity Fair pediu ao diretor de filme Friedkin para viajar para Itália a escrever uma história sobre Amorth.

Ele se tornou a primeira pessoa a filmar o Padre realizando um exorcismo e usou as imagens que reuniu para fazer o documentário de 2017, The Devil and Father Amorth.

O filme contém uma sequência de aproximadamente 15 minutos da nona sessão de exorcismo para uma mulher chamada Cristina. Amorth, que tinha 91 anos na época, é visto cantando frases em latim na tentativa de expulsar os espíritos malignos.

No clímax, Cristina é mostrada se contorcendo em uma cadeira e gritando frases como “Ela é minha! Ela pertence a mim!”, em voz demoníaca que pode ou não ser digitalmente alterada. Mas a única coisa que parecia assustar os telespectadores era o valor pobre de produção do filme.

E tem pontuação de audiência de 22% em Rotten Tomatoes. Críticos também miraram em Friedkin, com Andrew Lapin de NPR dizendo que o filme “parece ter sido feito por alguém que nunca viu um filme antes”.

Você pode curtir isso:

Morte e Legado de Padre Amorth

Padre Gabriele morreu aos 91 anos, em 16 de setembro de 2016, depois de lutar contra uma doença pulmonar, segundo New York Post.

Quase 7 anos depois, a Associação Internacional de Exorcistas de 400 membros, está prosperando em meio à crescente demanda ao redor do mundo.

Um artigo de 2018 de The Guardian disse que o número de italianos afirmando estar possuído tinha triplicado para 500.000 por ano e que exorcismo era uma “indústria em expansão” no Reino Unido.

Segundo The National Desk, houve apenas 12 padres católicos especializados qualificados para realizar o rito nos Estados Unidos em 2005. Em fevereiro de 2023, o número tinha subido para algo entre 125 e 150.

Dr. Richard Gallagher, um professor de psiquiatria em New York Medical College e Columbia University, disse para Esquire em 2020, que o colapso das instituições tradicionais religiosas e influência crescente do paranormal na cultura pop podem ser fatores no aumento de casos supostos de possessão.

Padre Gabriele ajudou a legitimar a conversa sobre tais assuntos espirituais, e estas tendências sugerem que a influência dele vai sobreviver muito além da sua ficção de Hollywood.

Frases

  • Hoje Satanás governa o mundo. As massas não acreditam mais em Deus. E, sim, Satanás está no Vaticano.
  • Praticar ioga é satânico, leva ao mal apenas como ler Harry Potter.
  • Quando eu disse (por aqueles que confundem predestinação com providência de Deus) que Deus já sabe quem vai ser salvo e quem vai ser condenado, e assim, qualquer coisa que nós fazemos é inútil, eu geralmente respondo com 4 verdades que a Bíblia nos ensina: Deus deseja que todos sejam salvos; ninguém é predestinado para ir ao inferno; Jesus morreu por todos; e todos recebem graças suficientes para salvação.
  • Satanás é puro espírito. Ele muitas vezes aparece como algo mais, para enganar. Ele apareceu ao Padre Pio como Jesus, para assustá-lo. Ele por vezes aparece como um animal furioso.
  • O ritual de exorcismo não é praticado por um padre comum. Um exorcista demanda treinamento específico e deve ser pensado a ter uma santidade pessoal. Ele pode ser exposto ao comportamento perigoso e ameaça pessoal. As orações dele muitas vezes causam uma resposta violenta como tentativas de lançar um feixe de luz na escuridão.
  • Quando eu chegar ao Bom Lugar, eu vou continuar a combater o Diabo até mais forte.

Relação com Papa e a Igreja Católica

Após a ordenação dele ao sacerdócio em 1954, ele trabalhou no Gabinete de Assistência Espiritual do Vicariato de Roma e como capelão na prisão Regina Coeli.

Ele também foi responsável pela formação de jovens aspirantes e religiosos da Sociedade de São Paulo.

Em 1986 ele foi apontado exorcista chefe da Diocese de Roma pelo Cardeal Ugo Poletti. Em 1990 ele fundou a Associação Internacional de Exorcistas, da qual ele foi presidente até se aposentar aos 75 anos.

Padre Amorth afirmou ter realizado dezenas de milhares de exorcismos. Ele era conhecido por sua abordagem prática e pela reafirmação dele da existência do diabo e demônios.

Como tal, ele avisou várias vezes sobre as consequências de tabuleiros Ouija, astrologia, e outras práticas ocultas.

Além do trabalho dele como exorcista, Padre Amorth foi autor de vários livros. Ele foi também um contribuinte frequente para televisão e programas de rádio, e foi consultado pelo Vaticano em relação ao exorcismo.

Padre Gabriele morreu em 2016 em Roma com 91 anos. Na última entrevista que ele deu, deixou uma frase como testamento espiritual dele, “Com Cristo ou com Satanás”. “Esteja com Jesus, e lembre-se que não é diferente: quando alguém não está com Jesus, está com Satanás”, o exorcista italiano assegurou.

Seguindo o lançamento do trailer do O Exorcista do Papa, que é baseado na vida de Padre Amorth, o autor Padre José Antonio Fortea explicou que esta produção é um exagero da realidade e que mostra uma desfiguração do poder do diabo.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico