Conheça a história completa de Santa Edwiges, aprenda sua poderosa oração, do que ela é padroeira e protetora, milagres e muito mais
Conheça a história completa de Santa Edwiges, aprenda sua poderosa oração, do que ela é padroeira e protetora, milagres e muito mais

Oração Santa Edwiges, história, dia, padroeira e protetora

Santa Edwiges, Edviges da Silésia, tem festa litúrgica em 16 de outubro e é padroeira dos endividados, da Alemanha, de Silésia, das viúvas, das noivas. Nasceu em 1174, e morreu em 1243. Em cada membro dos ramos emaranhados da árvore genealógica de Santa Edwiges, senta-se um duque, príncipe, rei, rainha e conde. Nesse artigo vamos também ensinar a rezar a poderosa oração Santa Edwiges.

As raízes da aristocrática árvore de Edwiges também se espalham pelas colinas e vales do coração da Europa. Os tios dela, tias, irmãos e irmãs, sobrinhas e sobrinhos ocuparam ducados, governaram dioceses, sentaram-se em tronos, administraram mosteiros e reinaram sobre grandes e pequenos reinos no centro medieval da cristandade.

Aprenda como rezar a poderosa oração de Santa Edwiges
Santa Edwiges, a padroeira dos endividados

Vida e oração de Santa Edwiges

Santa Edwiges nasceu em um castelo de um duque. Aos 12 anos de idade, ela casou com um duque, Henrique, o Barbudo, da Silésia, uma região que abrange a atual Polônia, Alemanha, e República Tcheca. Edwiges viveu quando a argamassa nas paredes dos castelos da Europa estava ainda molhada, e seus fossos ainda recém cavados.

Ela e sua espécie, a nobreza primitiva da Europa, entenderam corretamente que a cultura e catolicismo eram sinônimos. Para levar a Igreja ao povo que acaba de sair das trevas do paganismo, era trazer hospitais, monogamia, a missa, alfabetização, conhecimento, escolas, direito, mosteiros, fazendas, assistência aos pobres e viúvas, e esperança do Evangelho.

Santa Edwiges entendia isso perfeitamente. Ela promoveu sem remorso a fé de Jesus Cristo porque era tão bom para as pessoas como era para Deus. Edwiges deu ao marido, 7 filhos.

Ela e Henrique foram um casal generoso que pessoalmente cuidava dos doentes, fundou e patrocinou hospitais, e que promoveu o catolicismo através do estabelecimento e doação de casas religiosas.

Eles estabeleceram fundações cistercienses, agostinianas, premonstratenses, dominicanas e até franciscanas muito antigas. Após o último filho deles nascer, duque Henrique e Edwiges fizeram um voto mútuo de castidade perante o bispo e viveram separados.

Henrique recebeu a tonsura e deixou sua barba crescer longa. Edwiges mudou-se para perto do convento de Trebnitz, na atual Wroclaw, Polônia, que ela e Henrique tinham antes fundado.

E foi a primeira casa religiosa de mulheres na Silésia e parte do esforço mais amplo de Henrique e Edwiges para desenvolver a vida cristã e cultura alemã em toda a Europa Central.

Após a Morte de Henrique

Depois que Henrique morreu em 1238, a viúva Edwiges assumiu o hábito cinza de freiras cistercienses na Abadia de Trebnitz, onde a filha dela Gertrude era abadessa.

E não foi provavelmente fácil para Edwiges, a mãe, viver na obediência para sua filha.

Edwiges, porém, não tomou votos religiosos formais, porque sua riqueza era ainda necessária para apoiar o mosteiro.

Mas Edwiges viveu a vida austera de oração, mortificação, jejum e pobreza, que a comunidade monástica vivia.

Biografias iniciais relatam que oração Santa Edwiges também realizava milagres, previa o futuro, e tinha o dom da profecia, até predizendo sua própria data de morte.

Ela não beijou as correntes da sua prisão, sangrou até a morte como mártir na arena, ou boicotou seu ventre como virgem jurada e perpétua. Ela foi a esposa de um homem poderoso e a mãe de família grande. E percorreu o caminho largo e bem percorrido do casamento e da domesticidade familiar.

E foi nesse caminho que ela encontrou a santidade, carregou sobre os ombros o fardo da missão da Igreja e deixou um legado da construção de igrejas normalmente associado a um bispo incansável.

Esta esposa e mãe foi canonizada em 1267 e está enterrada perto do marido dela na igreja da abadia em Trebnitz, onde ela fechou os olhos pela última vez em 1243.

Santa Edwiges, teu fervor missionário ajudou a construir a igreja na tua terra natal. Que teu trabalho incansável seja um exemplo para todos os fiéis usarem em qualquer posição na vida que ocupem como plataforma para conhecer melhor o amor, e servir a Deus e Igreja Dele.

Reflexão Sobre o Dia de Festa de Santa Edwiges

Santa Edwiges foi rainha e padroeira da Silésia, região na Europa central. Ela foi conhecida por sua caridade e devoção para os pobres e doentes.

E foi também conhecida por sua devoção à Eucaristia e por seus esforços a promover o estabelecimento de mosteiros e conventos em seu reino.

No dia de festa de Santa Edwiges, é possível refletir sobre a importância da caridade e serviço aos outros. A devoção de Santa Edwiges aos pobres e doentes é um exemplo do verdadeiro significado da caridade. Ela dedicou a vida para ajudar os outros e suas ações continuam a inspirar os católicos a fazer o mesmo.

Por seguir o exemplo dela, é possível fazer a diferença na vida daqueles ao redor, se por voluntariar o tempo, dar dinheiro para caridade, ou simplesmente estar ali para um amigo ou membro da família que precisa.

A devoção e oração Santa Edwiges para Eucaristia é também um lembrete da importância central deste sacramento na vida. A Eucaristia é a fonte e cume da fé e é através deste sacramento que realmente encontra Jesus.

Por seguir o exemplo da Santa de devoção para Eucaristia, é possível aprofundar a própria relação com Jesus e vivenciar o amor Dele e graça de maneira poderosa.

O que Ela Carrega na Mão?

Possui a imagem da Santa Edwiges muitos símbolos relevantes que auxiliam a contar sua história.

Por exemplo, o hábito religioso vai representar a fase em que ela entrava para Mosteiro de Trebnitz, e passava a seguir vida religiosa.

Até ali não deixou de prestar ajuda aos endividados, pobres, utilizando ainda o dinheiro de dote. Foi a grande marca, a caridade, para esta Santa.

Já a coroa na mão tem 2 significados. De início, simboliza origem rica e nobre da Santa Edwiges.

O segundo significado é seu casamento com o príncipe, a tornando, uma princesa. De fato, a coroa representa dinheiro e fortuna utilizados a serviço do Senhor, ao bem do próximo. Trata-se do símbolo da abençoada riqueza.

Livro na mão é para formação religiosa da Santa e que passou para filhos e marido. Significa a coroa sobre o livro que sua riqueza tinha apoio na fé, mandamentos de Deus e caridade. Edwiges é ainda representada a segurar uma igreja pela mão direita, indicando uma ação concreta.

Ela financiou, com o dote recebido, a construção de conventos e igrejas nas nações como Alemanha e Polônia.

E oferecia também emprego e sustento à quantidade enorme de trabalhadores. Assim, é popular ainda como protetora das famílias.

Milagres e oração da Santa Edwiges

Deus Todo-Poderoso recompensou a grande humildade de Santa Edwiges, mesmo na Terra, por curas milagrosas que Ele a permitiu fazer e pelo poder dela de previsão.

Uma freira em Trebnitz, que estava cega, teve sua visão completamente restaurada, quando Edwiges a abençoou com o sinal da Cruz, e a Santa previu o momento da sua morte, que ocorreu no mosteiro de Trebnitz em 15 de outubro de 1243.

Esta nobre mulher de um grande país, mãe, esposa, governante e freira cisterciense, foi finalmente canonizada 22 anos após a morte no ano de 1266, pelo Papa Clemente IV.

7 séculos se passaram desde o tempo quando Santa Edwiges deve ter rezado com suas freiras em Trebnitz para libertação da Polônia e Europa cristã do flagelo dos invasores tártaros que não tinham respeito por Deus ou homem.

Oração Poderosa para Santa Edwiges

Querida Santa Edwiges, que viveu uma vida de amor, devoção e abnegação, eu recorro a ti hoje buscando por orientação e intercessão. Tu foste conhecida pela tua devoção para os pobres e marginalizados, e por teu compromisso inabalável para tua fé.
Por favor, reze por mim para que possa seguir teus passos, e possa viver minha vida com a mesma compaixão, bondade, e generosidade que tu demonstraste. Ajude-me a ser um farol de esperança para aqueles em necessidade, e viver minha vida com o mesmo amor e devoção que tu mostraste para todos que encontraste. Amém.

Oração pela Família para Santa Edwiges

Querida Santa Edwiges, eu rezo pela tua família hoje, que eles possam encontrar conforto e consolo nas memórias deles de ti, e no amor e devoção que tu mostraste a eles pela tua vida toda.
Eu peço que tu intercedas por todas as famílias, que elas possam encontrar paz e felicidade no amor deles uns pelos outros, e que possam ser fortalecidos pelos seus laços de afeto. Ajude-nos a estar ali um pelo outro em tempos de necessidade, e para apoiar um ao outro em todos os desafios da vida. Amém.

Oração poderosa pela Intercessão de Santa Edwiges

Querida Santa Edwiges, eu recorro a ti hoje porque preciso da tua intercessão. Tu foste conhecida por tua fé inabalável e tua devoção aos pobres e marginalizados, e eu peço que tu intercedas por mim e por todos em necessidade da tua ajuda.
Por favor, reze por aqueles que estão lutando, que possam encontrar conforto e esperança nas provações deles. Rogai por aqueles que estão doentes, que possam ser curados e restaurados para saúde. E rogai por aqueles que perderam seu caminho, que possam encontrar seu rumo de volta para o Senhor. Amém.

Assuntos católicos relacionados

Como rezar a Novena

Esta é a novena de devoção para esta Santa, que é a protetora das famílias. Essa novena pode ser feita em todas as épocas, mesmo como diária devoção ou a cada mês.

Ó Deus que ensinastes Santa Edwiges a passar de todo o coração das pompas do século para o caminho humilde de Vossa Cruz, concedei-nos pelos seus méritos e exemplos que aprendamos calcar aos pés as delícias efêmeras do mundo e abraçados a Vossa Cruz vencermos as adversidades que nos sobrevierem, Vós que viveis e reinais com Deus Pai em unidade com o Espírito Santo. Amém.

– Súplica
Santa Edwiges, vinde em nosso auxílio;
Santa Edwiges, farol da fé cristã, rochedo da santidade, espelho do amor divino, vinde em nosso auxílio;
Santa Edwiges, ardente discípula de Cristo, humilde serva de nosso Senhor, modelo do amor à cruz, vinde em nosso auxílio;
Santa Edwiges, modelo das mãos cristãs, guarda do sagrado matrimônio, flor da Santa Igreja, vinde em nosso auxílio;
Santa Edwiges, bondosa mãe dos pobres, auxílio dos doentes, refúgio dos oprimidos, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, vós que fostes na Terra amparo dos pobres e desvalidos, socorro dos endividados, no céu onde gozais o eterno prêmio da caridade que praticaste, confiante vos peço sede minha advogada para que de Deus eu obtenha a graça (fazer o pedido da graça). Amém.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, e 1 Glória.

Recomendado pelos Jovens Católicos:


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Quem foi São José de Cupertino, como ele virou santo, quais seus milagres, qual seu dia e do que Ele é padroeiro ou protetor

São José de Cupertino: Uma história de fé e milagres incríveis

Quem foi São José de Cupertino, como ele virou santo, quais seus milagres, qual seu dia e do que Ele é padroeiro ou protetor? Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner PopUp - Carlo Acutis (360 x 260 px)