Maria Madalena Quem Foi, Qual Era Relação de Maria Madalena com Jesus, o que a Bíblia Sagrada Fala Sobre Ela, o que Jesus Fez a Maria Madalena, Ela É Santa da Igreja Católica, Dia, Oração, Como Morreu Maria Madalena

Santa Maria Madalena ❤️ quem foi, dia, oração, relação com Jesus

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Maria Madalena tem festa em 22 de julho. E é padroeira da Espanha, vida contemplativa, Itália, convertido, perfumarias, pessoas ridicularizadas pela sua piedade, farmacêuticos, pecadores penitentes, das mulheres e mais.

A Igreja celebra em 22 de julho a Festa de Santa Maria Madalena, uma das mulheres mais proeminentes mencionadas no Novo Testamento.

O nome dela vem da cidade de Magdala, na Galiléia, onde ela nasceu. A Escritura a introduz como uma mulher, “e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;”, Lucas 8:2.

Vida de Maria Madalena

Alguns estudiosos identificam Maria Madalena com a mulher pecadora que ungiu os pés de Cristo com óleo na casa de Simão, o fariseu, Lucas 7:36-50.

Outros a associam com Maria, a irmã de Marta e Lázaro, Lucas 10:38-42, João 11. Alguns acreditam que as 3 figuras são uma pessoa, enquanto outros acreditam que sejam 3 indivíduos distintos.

O que as Escrituras fazem certo sobre Maria Madalena é que ela era uma seguidora de Cristo, que acompanhava e ministrava para ele, Lucas 8:2-3.

Os Evangelhos a registram como sendo uma das mulheres presentes na crucificação de Cristo.

Além disso, ela foi a primeira testemunha registrada da Ressurreição. Os Evangelhos todos descrevem Maria Madalena indo ao túmulo na manhã da Páscoa.

Quando ela viu que o túmulo estava vazio, permaneceu do lado de fora, chorando. Jesus apareceu para ela e perguntou, “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?”, João 20:15.

Ela não o reconheceu, porém, e pensou que fosse o jardineiro, até que ele falou o nome dela, “Maria!”, João 20:16. Ao ouvir isso, Maria o reconheceu. Ela retornou aos discípulos enlutados para anunciar a eles a mensagem da Ressurreição.

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI falou sobre Maria Madalena em seu discurso antes de Angelus em 23 de julho de 2006. Ele se referiu a ela como “uma discípula do Senhor que desempenha um papel de liderança nos Evangelhos”.

O Papa lembrou da presença de Maria Madalena “debaixo da Cruz” na Sexta-Feira Santa, assim como “ela deveria descobrir o túmulo vazio”, na manhã de Páscoa.

“A história de Maria Madalena nos lembra a todos de uma verdade fundamental”, o Papa disse.

“Uma discípula de Cristo é aquela na experiência da fraqueza humana, teve a humildade de pedir pela ajuda Dele, foi curada por Ele e pô-se a segui-Lo de perto, se tornando uma testemunha do poder do amor misericordioso Dele que é mais forte do que o pecado e morte”.

Em 10 de junho de 2016, a celebração litúrgica honrando Santa Maria Madalena foi elevada de memorial para festa, a colocando em pé de igualdade com apóstolos.

Importância de Santa Maria Madalena para igreja católica
Veja a posição da igreja católica sobre o significado e importância de Santa Maria Madalena

Apóstola dos Apóstolos

Apóstola dos apóstolos é o título dado para Maria Madalena por São Tomás de Aquino. Seu nome vem da cidade dela de Magdala, uma vila de pescadores na margem ocidental do lago Tiberíades.

São Lucas, o Evangelista, comunica no capítulo do seu evangelho, como Jesus ia de cidade para cidade anunciando a Boa Nova do Reino de Deus, e como os 12 apóstolos estavam com Ele, juntos com algumas mulheres que tinham sido curadas dos espíritos malignos ou enfermidades, e os serviam.

Entre estas estava “Maria, chamada a Madalena, da qual saíram 7 demônios”.

Equívocos Sobre a Identidade Maria Madalena: Ela Não Foi uma Prostituta

Como ensina a exegese bíblica, a expressão “7 demônios” poderia indicar uma grave doença física ou moral que atingiu a mulher e da qual Jesus a livrou. Mas, até agora, a tradição afirmou que Maria Madalena era uma prostituta.

Isso é apenas porque no Capítulo 7, do Evangelho de Lucas, lê-se da conversão de uma anônima “pecadora conhecida na cidade”, que quando Jesus foi um hóspede na casa de um notável fariseu, banhou os pés Dele com perfume e as lágrimas dela, e os secou com o cabelo dela.

Sem qualquer conexão textual real, Maria de Magdala era identificada com essa prostituta sem nome.

Mas, segundo Cardeal Ravasi, há um equívoco a mais: unção com óleo perfumado é um gesto que era também realizado por Maria, a irmã de Marta e Lázaro, em uma ocasião diferente, como relatado por Evangelista, São João.

Banner Terço de São Bento Original

E assim, em algumas tradições populares, Maria Madalena vem a ser identificada com esta Maria de Betânia, após ser confundida com a prostituta da Galileia.

Aos Pé da Cruz

Maria Madalena aparece nos Evangelhos no momento mais dramático da vida de Jesus, quando ela O acompanha ao Calvário e, junto com outras mulheres, O observa de longe. Ela ainda está ali quando José de Arimateia coloca o corpo de Jesus no sepulcro, que é fechado com uma pedra.

E na manhã do primeiro dia da semana, ela retorna para o túmulo, encontra a pedra removida e correu para avisar Pedro e João. Eles por vez se apressam para o túmulo vazio e descobrem que o corpo do Senhor não está ali.

Maria Madalena e o Encontro com O Ressuscitado

Os 2 discípulos retornam para casa, mas Maria Madalena permanece no túmulo em lágrimas. A descrença dela inicial gradualmente se transforma em fé quando ela vê 2 anjos e pergunta a eles se sabem onde o corpo de Jesus foi levado.

Então, ela vê Jesus, mas falha em reconhecê-Lo. Ela acha que Ele é um jardineiro, e quando Ele pergunta o motivo de ela estar chorando, e quem ela procura, ela responde: “Senhor, se tu O levaste embora, diga-me onde tu O colocaste e eu vou e O removerei”.

Mas Jesus diz o nome dela, “Maria”, e ela O reconhece de uma vez, “Rabbuni!”, ela diz, que em hebraico significa “Mestre!”. Jesus então diz a ela, “Não se agarre a mim porque eu não subi para o Pai ainda; mas vá e encontre os irmãos e diga a eles que eu subo para meu Pai e teu Pai, para meu Deus e teu Deus”. Assim Maria Madalena vai para os discípulos e diz a eles que viu o Senhor e que Ele disse estas coisas para ela.

Ela Anuncia a Ressurreição de Jesus dos Mortos

Maria Madalena é a primeira entre as mulheres seguindo Jesus a proclamá-Lo como tendo superado a morte. Ela é a primeira a anunciar a mensagem alegre da Páscoa. Mas ela também provou que estava entre os que O amaram mais quando ela estava ao pé da Cruz no Monte Calvário junto com Maria, a Mãe Dele, e o discípulo, São João.

Ela não O negou ou fugiu com medo como outros discípulos fizeram, mas permaneceu próxima a Ele a cada momento, até e incluindo o túmulo. Papa Francisco elevou a memória de Maria Madalena ao status de Festividade em 22 de julho de 2016, para destacar a importância desta discípula fiel de Cristo.

Você pode curtir isso:

Historiadores e Escritores

Embora ela seja mencionada no Novo Testamento várias vezes e se tornou conhecida como Apóstola dos Apóstolos, pouca informação foi registrada sobre Santa Maria Madalena.

Muitos historiadores e escritores tentaram conectar os pontos entre o que é dito sobre ela na Bíblia e quais histórias foram passadas por meio de lendas, muitas vezes produzindo resultados opostos.

O que importa mais é o que a Igreja sabe ser verdadeiro, Santa Maria Madalena foi uma mulher penitente que devotou sua vida para Cristo que ela estava presente na crucificação Dele e logo após ressurreição Dele dos mortos. Que mulher abençoada!

Ela foi uma mulher judia, mas tendo vindo de uma comunidade gentia, ela tinha cultura e maneiras dos gentios. É dito que Santa Maria Madalena era uma mulher muito bonita e orgulhosa.

Porém, como registrado no Evangelho de Lucas, após ela ter encontrado Jesus, ela sentiu grande tristeza por seus pecados e resolveu mudar seu estilo de vida, buscando ser humilde e santa.

Devoção de Santa Maria Madalena para Cristo

Santa Maria Madalena era devotada para Cristo não importa o custo. Ela permaneceu ao pé da cruz, parecendo sem medo do que o amor dela por Ele poderia significar para sua segurança. A prioridade dela era Deus.

Posteriormente, logo após a ressurreição de Jesus, ela foi ungir o corpo Dele no túmulo, sem saber que Ele tinha ressuscitado. Quando ela encontrou o túmulo vazio, correu para comunicar aos apóstolos. Mais tarde, Jesus apareceu para ela quando estava chorando, para que soubesse que o corpo Dele não tinha sido roubado, mas ao invés, Ele ressuscitou dos mortos!

Santa Maria Madalena foi a primeira pessoa que Cristo apareceu após ressurreição Dele. Após este encontro, Santa Maria Madalena foi informar os apóstolos sobre a ressurreição. Por esta razão, ela é por vezes chamada de Apóstola dos Apóstolos.

A vida dela depois da ascensão de Cristo ao céu não é registrada na Bíblia. Há lendas e histórias especulando sobre a vida de Santa Maria Madalena até sua morte, algumas das quais afirmam que ela passou seus anos finais em uma caverna no deserto, rezando e jejuando.

Outros dizem que ela, com mais cristãos que estavam exilados por suas crenças religiosas, embarcou no Mediterrâneo, e desembarcou na França. Acredita-se que suas relíquias estejam em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, na Provença.

Oração para Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena, mulher de muitos pecados, que pela conversão se tornou amada de Jesus, obrigado pelo seu testemunho que Jesus perdoa pelo milagre do amor. Tu, que já possui felicidade eterna na presença gloriosa Dele, por favor, intercedas por mim, para que algum dia eu possa compartilhar da mesma alegria eterna. Amém.

Oração para Santa Maria Madalena por Cura

Deus Todo-Poderoso, que o Filho abençoado restaurou Maria Madalena para saúde do corpo e mente, e a chamou para ser testemunha da ressurreição Dele: conceda por misericórdia que pela Tua graça nós possamos ser curados de todas as nossas enfermidades e conhece-Lo no poder da vida Dele sem fim; que vive e reina junto a Ti e Espírito Santo, um Deus, agora e para sempre. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp