Santa Rita de Cássia tem festa em 22 de maio, e é padroeira das causas impossíveis, das mães, das viúvas, e dos doentes.
Santa Rita nasceu MargheritaLotti em Roccaporena, Itália, em 1381. No dia após seu batismo, Rita foi cercada por um enxame de abelhas brancas, que entravam e saíam de sua boca infantil sem a machucar.
Ao invés de ficar alarmada, sua família acreditava que ela era marcada para ser virtuosa e devotada a Deus.
História de Vida
Nascida em 1381 próximo de Cássia, Itália, como uma jovem garota, Rita frequentemente visitava o convento das monjas agostinianas em Cássia e sonhava com o dia de se juntar à comunidade delas.
Os pais dela, porém, segundo o costume da época, tinham prometido ela em casamento, e aos 12 anos, ela se casou com Paolo Mancini, um homem de caráter forte e impetuoso.
Santa Rita de Cássia resolveu ver a decisão dos seus pais para o casamento dela como vontade de Deus para sua vida. Como uma jovem mãe de filhos gêmeos, Rita ficou viúva com 24 anos.
Tendo que suportar a tristeza de seu marido sendo emboscado e morto nas mãos de facções políticas em guerra, quando ele retornava para casa do trabalho um dia. Então o desastre a atingiu novamente conforme ela testemunhava a morte dos 2 filhos para doença.
Tais tragédias teriam esmagado e amargurado a maioria das pessoas, mas não Rita. Embora completamente sozinha, cheia de tristeza e enfrentando desespero, ela permitiu que Deus moldasse uma nova vida para ela, voltando seus pensamentos para vocação desejada da sua juventude, de se juntar às freiras agostinianas.
Inicialmente sua entrada foi negada. Finalmente, em 1413, a Ordem deu a ela entrada e Rita ganhou muita admiração ao longo dos próximos 40 anos pela sua austeridade, devoção para oração e caridade, buscando especialmente preservar paz e harmonia entre os cidadãos guerreiros de Cássia, e aliviando a dor, ansiedades, e tristeza daqueles em necessidade.
Várias iconografias são associadas com Santa Rita, entre elas a ferida na testa, o “Dom do Espinho”. Com em torno de 60 anos de idade, ela estava meditando diante da imagem de Cristo crucificado quando subitamente uma pequena ferida apareceu na testa dela, como se um espinho da coroa que envolvia a cabeça de Cristo tivesse penetrado a carne dela.
Até a morte, Rita carregou este sinal exterior de estigma e união com o Senhor.
Lenda da Rosa de Santa Rita de Cássia
A Lenda da Rosa é linda. Conforme Santa Rita de Cássia estava morrendo, ela pediu para um parente trazer a ela uma rosa do jardim da antiga casa dos seus pais nas montanhas. Era um pequeno favor para pedir, mas impossível nas profundezas do inverno.
Fazia um frio terrível, os pequenos riachos estavam congelados e as árvores estavam estéreis, sem folhas, sem flores, e as estradas estavam geladas e perigosas.
No entanto, o parente empenhou-se a atender o desejo de Rita e caminhando de uma aldeia para outra, pelos caminhos íngremes e montanhosos, descobriu para espanto, uma única rosa de cor viva no mato onde Rita tinha dito que estaria no ambiente inóspito.
Assim, a santa do espinho, se tornou a santa da rosa e ela, cujos pedidos impossíveis a haviam concedido, se tornou advogada de todos cujos pedidos parecem impossíveis também.
As palavras finais de Rita para as Irmãs que se reuniram ao redor dela foram, “Permaneçam no sagrado amor de Jesus. Permaneçam em obediência à Igreja Romana Santa. Permaneçam em paz e caridade fraternal.”.
A tradição de Rita é de trazer a paz, vencida pelo seu grande sofrimento, fé e coragem, e beleza do amor cristão na sociedade invernal de Cássia dilacerada por conflitos.
Rita foi a mulher de força e fé. Rita retornou para Deus em 22 de maio de 1457, e seu corpo é venerado no santuário de Cássia que leva o nome dela.
Santa Rita de Cássia Pacificadora
Sozinha no mundo e sem responsabilidades familiares, Rita uma vez mais virou seus pensamentos para vocação desejada de sua juventude, se juntar às Freiras Agostinianas do Mosteiro de Santa Maria Madalena.
Alguns religiosos da comunidade, porém, eram parentes dos membros da facção política considerada responsável pela morte de Paolo, e assim para não atentar contra a harmonia do convento, o pedido de admissão de Rita foi negado.
Felizmente, ela não seria facilmente dissuadida de seguir o que ela conhecia a ser o plano de Deus para ela.
Rita implorou para seus 3 santos padroeiros, João Batista, Agostinho, e Nicolau de Tolentino para ajudá-la, e começou a tarefa de estabelecer a paz entre as partes hostis de Cássia com tanto sucesso que sua entrada no mosteiro foi garantida.
Assim, Santa Rita também foi grande pacificadora para a realidade que vivia, como mais uma virtude de exemplo para de fato todos os católicos.
Milagres de Santa Rita de Cássia
- Levitação. Segundo várias lendas, os 3 santos padroeiros dela, João Batista, Agostinho de Hipona e Nicolau de Tolentino, a transportaram para o mosteiro por levitação. Este evento ocorreu de noite.
- Ferida na testa. Aos 60 anos de idade, enquanto ela estava rezando diante da imagem de Cristo crucificado, Santa Rita de Cássia recebeu uma ferida na sua testa. E era uma marca, um sinal que Jesus deu a ela, porque Santa Rita compartilhou o sofrimento do Filho de Deus. Como se essa ferida fosse causada por um espinho da coroa de Cristo.
- A rosa. No final da vida dela, Santa Rita ficou acamada no convento. Ela tinha apenas um desejo: uma rosa do jardim da sua casa antiga. A Santa revelou esse desejo para parente. Era janeiro, as rosas não florescem neste mês e parente dela não esperava encontrá-las. Ao invés, no jardim da casa antiga de Rita, havia apenas uma rosa única desabrochando. Foi levada a rosa por parente à Santa Rita.
- Corpo incorrupto. Mesmo após a morte, o corpo de Santa Rita permanecia incorrupto. Os espólios da Santa são, ainda hoje, venerados no santuário de Cássia.
Frases de Santa Rita de Cássia
- Não há nada impossível para Deus.
- Santíssimo Sagrado Coração de Jesus, ajude meu coração a preservar em tudo o que é sagrado.
- Deixe-me, meu Jesus, participar do Teu sofrimento, ao menos um de Teus espinhos.
Oração para Cura de Santa Rita
Querida Rita, esposa, modelo e viúva, tu sofreste em uma longa doença mostrando paciência por amor a Deus. Ensine-nos a rezar como tu rezaste. Muitos invocam a ti por ajuda, cheios de confiança na tua intercessão. Digna-te vir agora em nossa ajuda para alívio e cura do (dizer o nome). Para Deus todas as coisas são possíveis; que essa cura possa oferecer glória ao Senhor. Amém.
Oração das Rosas
Abençoada Santa Rita, minha poderosa advogada, eis-me prostrado diante de teu Divino Esposo, Jesus, teu Senhor, teu Deus, e teu Tudo. Eis-me recordando os favores Dele para ti, para que possas pleitear por mim. Que esta Rosa abençoada, doce com as memórias de teus atos diários de amor diante da imagem do Salvador Crucificado, e das maravilhas feitas por ti em teus momentos de morte, me dê confiança que tu no céu implorarás que eu também, possa compartilhar as coisas boas que Deus tem reservado para os fiéis. Santa Rita, Rosa mística de todas as virtudes, rogai por nós.
Novena de Santa Rita de Cássia
Ó Santa protetora dos mais necessitados, tu que brilhas como uma estrela de esperança no meio das trevas, abençoada Santa Rita, resplandecente espelho da graça de Deus, na paciência e fortaleza és modelo de todos os estados na vida.
Eu uno minha vontade com a vontade de Deus através dos méritos de meu Salvador Jesus Cristo, e em particular através do uso paciente Dele da coroa de espinhos, que com devoção terna contemplastes diariamente.
Pelos méritos da Santa Virgem Maria e pelas tuas próprias graças e virtudes, eu peço a ti que obtenhais o meu sincero pedido, contanto que seja para glória maior de Deus e minha própria santificação.
Guie e purifique minha intenção, Ó santa protetora e advogada, para que eu possa obter perdão de todos os meus pecados e a graça de perseverar diariamente, como tu ao caminhar com coragem, generosidade, e fidelidade no caminho da vida. (Mencionar o pedido)
Santa Rita, advogada do impossível, rogai por nós.
Santa Rita, advogada dos desamparados, rogai por nós.
Rezar 3 vezes: 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, e 1 Glória.
Assuntos católicos relacionados
- São Drogo, o padroeiro das pessoas feias
- História de São José Operário
- Importância de São Paulo Apóstolo
- História de Nossa Senhora de Lourdes
- História de vida de Santa Bárbara
Oração para a Santa do Impossível
Ó excelente Santa Rita, operadora de milagres, desde teu santuário em Cássia, onde em toda tua beleza dormes em paz, onde tuas relíquias exalam alentos paradisíacos, dirige os teus olhos misericordiosos em mim que sofro e choro!
Vês o meu pobre coração sangrando rodeado pelos espinhos, vês ó Santa querida, que meus olhos já não têm lágrimas para derramar, tanto que eu chorei! Cansado e desanimado eu estou, eu sinto as próprias orações morrendo em meus lábios.
Devo então me desesperar nesta crise da minha vida? Ó, venha, Santa Rita, venha para minha ajuda. Não és tu chamada a Santa do Impossível, Advogada daqueles em desespero? Então honre teu nome, obtendo para mim de Deus o favor que eu peço.
(Pedir aqui o que deseja)
Todos louvam as tuas glórias, todos dizem os mais incríveis milagres realizados através de ti, só eu devo ficar desapontado porque tu não me ouvistes? Ah não! Rogai por mim, ao teu doce Senhor Jesus, que Ele se compadeça das minhas aflições, e que através de ti, Ó gentil Santa Rita, eu consiga o que tanto deseja meu coração.
(Rezar o Pai Nosso, Ave Maria, Glória, 3 vezes)
Aqueles desejando oferecer uma novena devem repetir esta oração por 9 dias.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja