Acender a vela, uma vela de oração serve como um lembrete poderoso da luz dos fiéis para o mundo. Católicos usam 2 tipos de velas de oração para ajudar em uma representação visual da oração, a de vigília e a votiva.
Cada vela tem significados diferentes na história da Igreja e é usada de acordo.
Acender Vela – Vigília e Votiva
A vigília é da palavra em latim vigilae, significando “vigília”. Frequentemente são usadas para honrar uma pessoa falecida, assim elas carregam a chama de Cristo em seus corações na sua jornada para o céu.
Votiva é da palavra em latim votum, significando “um voto”, ou “uma promessa”. Uma vela votiva é acesa pela intenção de obter favores e é geralmente colocada diante de uma imagem ou estátua.
Após escolher a vela ideal, muitos católicos buscam um bispo, padre, ou diácono para abençoa-la. Se alguém estiver usando uma vela de oração como vela de vigília, é necessária uma breve descrição da pessoa pela qual se reza.
Ao usar como uma vela votiva, o propósito da intercessão é útil. Após ter a vela abençoada, deve ser colocada em local de destaque na casa.
Quando usando uma vela de vigília, é bom que fique ao lado da foto ou objeto da pessoa para que se reza.
Para vela votiva, é possível posicionar ao lado da estátua ou imagem daquele a quem se pede orientação e orações.
Uso das Velas para rezar
O momento que a chama acende a vela é quando as orações devem começar. Após o pavio ser aceso, as intenções são compartilhadas.
Para uma vela de vigília, um rosário pode ser rezado como para Mãe Santíssima para interceder em nome do falecido.
Para uma vela votiva, ela pode permanecer acesa conforme a pessoa reza orações de intercessão por orientação.
Ao deixar uma vela na igreja, o significado mostra que se deve fazer o próprio trabalho no mundo, mas o coração está constantemente aceso em Cristo.
Em casa, a vela pode ser cuidadosamente colocada em local seguro que possa permanecer queimando conforme oferta o trabalho como uma oração.
No entanto, é perigoso deixar uma vela sem vigilância e deve ser apagada sempre que alguém deixa a casa ou vai dormir. Frequentemente, católicos vão acender as velas de oração durante horas canônicas.
As vésperas são conhecidas como “iluminação da lâmpada” por volta do pôr do sol.
Os irmãos e irmãs judeus praticam zmanim que é a palavra em hebreu para “tempos”. Em Salmos 119:164, Simeão escreve, “Sete vezes no dia eu te louvo pelos juízos da tua justiça”.
O ato de zmanim é repetido em Atos 3:1, “E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona”.
Além disso, pode ser tão simples quanto um católico sentando-se à mesa com a vela de oração lendo a Bíblia. Usando a luz da vela de oração para iluminar a Palavra de Deus é uma maneira evocativa de criar o ambiente perfeito para reunir sabedoria.
Como no Salmo 119:105, “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.
Outro momento significativo para usar a vela de oração é durante uma tempestade. Uma família católica usa a vela abençoada como um lembrete para permanecer fiel a Deus e louva-Lo mesmo durante momentos ruins e em clima ruim.
Como sempre com a intuição católica, serviu como uma prática quando não há energia na casa, a vela já era acesa. Quando acaba a tempestade, uma oração de ação de graças é dita e a vela é apagada.
Você também pode Curtir isso:
- Orações fortes para afastar os espíritos malignos
- Oração poderosa para alcançar uma graça impossível
- Oração de São Bentinho
- Oração de agradecimento a Deus por tudo
- Oração da sabedoria e oração da presença divina
Quando Acabar a Vela
Quando a vela abençoada for finalizada, o descarte dela precisa ser feito de forma respeitosa. Os itens abençoados precisam ser queimados ou enterrados para mostrar a devida deferência.
Se o católico não é capaz de fazer assim, deve agendar um momento para deixar na igreja católica local para ser tratado de acordo.
Católicos usam suas velas de oração por variedade de razões. Rezam por orientação, força, para família, amigos, pelos doentes, os pobres e marginalizados, e muitas outras razões.
Entender como usar uma vela de oração católica fortalecerá a fé e servirá como um lembrete tangível que Deus está sempre próximo. Conforme acender a vela, lembra então as palavras em João 1:5, “A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.”.
Acender Vela para o Anjo da Guarda, Santo de Devoção e para as Almas
Para acender a vela em momento oportuno de acordo, rezar então para cada situação abaixo a oração indicada.
Como Acender Vela para Rezar para Jesus
Eu ofereço esta vela a Ti, Jesus. Senhor Jesus, olhe com bondade para meu trabalho e dos meus amigos hoje. Ajude-nos em nossas dificuldades e decisões.
Que esta vela possa ser uma luz para ti me iluminardes. Possa ser um fogo para ti a queimar todo meu orgulho, egoísmo e impureza. Possa ser uma chama para ti a trazer calor em meu coração; aquecer minha família, meus próximos e todos que eu encontrar.
Jesus, pelas mãos de Maria, Virgem e Mãe, eu coloco em teu cuidado, isso, minha intenção especial (fazer o pedido).
Por compartilhar esta vela, eu desejo oferecer a ti algo de mim; o amor no meu coração. Jesus ajude-me a viver próximo de ti em oração hoje. Amém.
Como Acender Vela para o Santo de Devoção
Querido Deus, obrigado pelo exemplo dos Santos. Eu desejo me juntar na companhia deles, adorando a Ti para sempre no céu. Por favor, ajude-me a seguir os passos deles, e de Ti, Jesus Cristo. Por favor, ajude-me a me conformar a Tua imagem, buscando Tua vontade em todas as coisas, conforme fizeram os Santos. Por favor, ajude-me a me devotar, e tudo que eu faço, para Tua glória, e para serviço dos meus próximos. Amém.
Como Acender Vela para as Almas dos que já morreram
Em tuas mãos, Ó Senhor, nós humildemente confiamos nossos irmãos e irmãs. Nesta vida tu os abraçaste com teu amor terno; livra-os agora de todo mal, dê-lhes o descanso eterno. A velha ordem já passou: os receba no paraíso, onde não haverá tristeza, nem choro, nem dor, mas a plenitude da paz e alegria com Teu Filho e Espírito Santo, para sempre. Amém.
Como Acender Vela para o Anjo da Guarda
Meu bom Anjo, tu viestes do céu; Deus te enviou para cuidar de mim. Ó, abriga-me sob tuas asas. Ilumine meu caminho, dirija meus passos. Não me abandone, fique próximo de mim e me defenda contra o espírito do mal. Mas, acima de tudo, venha em minha ajuda na última luta da minha vida. Entrega a minha alma, assim eu possa louvar junto a ti, amar e contemplar a bondade de Deus para sempre. Amém.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira nosso E-book (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!