Dançar é pecado para os católicos

Dançar é Pecado ❤️ o que diz a Igreja Católica e a Bíblia Sagrada

Banner dos Santos Terços Católicos

Dançar é pecado? Dançar em si é perfeitamente lícito. E pode, porém, se tornar uma fonte do mal por causa da forma em que é feita, ou porque é uma ocasião de pecado para alguma pessoa particular.

No geral, se dançar não é uma ocasião próxima de pecado para quem dança, então é permissível para ele ou ela.

Na ocasião que pode haver uma proibição especial de um bispo ou clérigo contra danças realizadas em certos momentos ou sob certas condições. Tais proibições devem ser obedecidas.

Normalmente, nestes casos, dançar é banido por causa de certos males decorrentes de reuniões deste tipo naquela localidade.

Dançar é uma arte, e uma tradição que tem existido por séculos. É uma maneira de expressar-se e se divertir com amigos e família. Dançar ocorre de muitas formas. Pode dançar em festas, no palco, ou até no quarto enquanto ouvindo música. E não é apenas divertido, mas saudável também.

Melhora a condição do coração e pulmões. Também melhora equilíbrio, que pode ajudar a prevenir queda ao envelhecer. Fisicamente, não há dúvida que pode fazer bem também. Mas como católicos, também precisam olhar para atividades que devem contribuir para a espiritualidade.

Dançar é Pecado

Dançar é pecado? É importante entender de onde vem a dança e o motivo de ser relacionado com pecado. Em Êxodo 32:19, depois que Moisés voltou do Monte Sinai com os 10 mandamentos, ele viu que as pessoas tinham feito um bezerro de ouro e estavam dançando em frente dele.

Ele ficou tão furioso que jogou as tábuas de pedra e as quebrou no sopé da montanha. As pessoas foram então punidas sendo forçadas a beber veneno e morrer.

Porém, muitos estudiosos acreditam que isso não é uma proibição explícita em dançar, mas ao invés, uma proibição contra idolatria, que é o que estavam fazendo quando criaram o bezerro de ouro.

Igreja Católica Sobre Dançar

A Igreja Católica não proíbe dançar, então não é verdade que dançar é pecado. Particularmente se realizada de maneira adequada, com modéstia, e sem tentar seduzir alguém do sexo oposto.

Por outro lado, a Igreja do Vaticano emitiu uma declaração, e Papa apoiou a posição do Vaticano que, “todos os padres… e outros clérigos (seminaristas) são absolutamente proibidos de promover e apoiar danças, mesmo se feitas para auxiliar obras piedosas ou para algum outro propósito sagrado. Além disso, todos os clérigos (padres e seminaristas tonsurados) são proibidos de participar de tais danças, caso sejam dados por leigos”.

É possível para alguns tipos de dança ser pecaminosos, se feitos em um contexto inapropriado ou com motivos impróprios. Aqui estão alguns dos exemplos:

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica
  • Pole dancing é uma dança sexy em que o dançarino usa o bastão para realizar vários movimentos. Dançarina usa o bastão para se levantar no ar, girar. Alguns consideram esta dança pecaminosa por causa de sua associação com strip-tease. No entanto, é também para expressar empoderamento feminino.
  • A dança em estilo de strip-tease em despedida de solteira. Isso seria pecaminoso porque promove pensamentos lascivos para os que estão assistindo e participando. Potencialmente, levando para atividade sexual imoral entre jovens mulheres que são solteiras.
  • Dança de música pop por movimentar os quadris e nádegas de forma mais sexualmente provocativa. O mesmo do estilo strip-tease, isso poderia também promover pecados possíveis sexuais.

Coletivamente, estas danças podem desencadear pensamentos impuros levando aos pecados reais como fornicação, adultério e masturbação.

Você pode curtir isso:

Dança Ex-Litúrgica

Uma evidência que a Igreja não proíbe dançar é a dança ex-litúrgica. Quando a Igreja celebra os sacramentos, faz assim com movimento e música. Dança é uma forma de expressar esta celebração.

Um exemplo disso é a Dança Ritual Etíope. Segundo seu rito, antes que a missa é celebrada, padre e levitas, dançam acompanhados pelo canto do salmo enquanto na procissão.

A Igreja Católica diz que ações são sinais de realidades de fé e devem ser realizadas com reverência e beleza.

Porém, também diz que “gestos, posturas, e outras atitudes corporais expressivas de oração” devem ser com moderação devida.

Segundo estas orientações, dançar pode ser uma forma excelente de celebrar os sacramentos de maneira reverente enquanto expressando com alegria a fidelidade de Deus para os fiéis. Dançar não é automaticamente um pecado; pode realmente ajudar a adorar Deus.

Referência na Bíblia sobre dançar é pecado

O que diz a Bíblia sobre dançar? Deve ser claro que dançar não automaticamente tem quaisquer conotações negativas.

Se, por exemplo, alguém dança sozinho para permanecer saudável ou como forma de trabalho a cada dia, isso não deve ser visto como errado.

Mas seria errado se a pessoa dançou com alguém de forma luxuriosa ou na frente de pessoas que podem ver como sexualmente explícito. Gálatas 5:19, “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem”.

Este versículo deixa bem claro que comportamento obsceno ou exibição de desejo sexual é condenado.

No caso de um casal não casado, quando está dançando usando um vestido sexy para seduzir o parceiro, é claro que está fazendo algo errado porque é provocador, que pode levar ao sexo.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico