meditação é pecado grave

Meditação é pecado ❤️ o que diz a Igreja Católica e a Bíblia Sagrada

Banner dos Santos Terços Católicos

Meditação é pecado? Na sua definição mais básica, a meditação é um método que ajuda as pessoas a relaxar. Quando medita, intencionalmente respira mais profundo e relaxa os músculos.

Os pensamentos rápidos vão acalmar, e por um momento, o negócio da vida começa a parar. É apenas o indivíduo e a paz do momento.

Mas meditar é pecado? Como a meditação católica difere da meditação tradicional? A meditação católica é diferente.

Quando escuta o Padre falar sobre meditação, ele está falando sobre uma forma de meditação de oração que preenche a mente com pensamentos de Deus e a relação do fiel com Ele.

A oração meditativa católica leva o fiel mais próximo de Deus. E enche a mente com pensamentos de Cristo e obra Dele na própria vida ao invés de esvaziar a mente dos pensamentos todos.

A meditação católica encoraja o engajamento. E demanda concentração e intenção. E promove inspiração divina e orações que pode oferecer para o Pai Celestial.

A Bíblia até fala sobre isso, assim sabe-se que a prática é enraizada na Escritura. Salmo 1:2 diz, “Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.”.

Quando medita, está se protegendo dos pensamentos maus, e ao invés, focando em Deus e o que Ele deseja dizer a si naquele momento, então a resposta é não, para “meditação é pecado?”.

A meditação católica ajuda a crescer como fiel e passar tempo com Deus, investir no relacionamento com Ele.

E o que a Igreja tem a dizer sobre yoga? A Igreja não se dirige especificamente para yoga.

Se as posições de corpo e respiração são simplesmente feitas para exercício e saúde então não há nada de errado.

Se alguém está participando na espiritualidade não cristã, então isso é um problema. Logo, meditação é pecado? não!

Você pode curtir isso

Meditação é pecado? 6 Passos da Meditação Espiritual

Como outras disciplinas, vai levar prática e tempo para ter experiência. A meditação católica pode parecer desafiadora de início, mas pode se tornar mais confortável conforme pratica.

Aqui estão 6 passos para ajudar a começar a meditar como um católico.

1 – Preparação e Abertura na Oração

É essencial se preparar para o momento da meditação. Se puder, dar a si muito tempo para se preparar antes de começar.

Tentar deixar as preocupações e cuidados da vida para trás conforme aborda este tempo sagrado entre si e Deus. E certificar de trazer a Bíblia, já que o tempo na meditação deve ser enraizado na Palavra de Deus.

Pegar a passagem que deseja ler antes de meditar para limitar o tempo folheando pelas páginas procurando por algo para ler.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Abordar a experiência lentamente. Começar por respirar profundamente. Se estiver meditando em casa, encontrar um lugar tranquilo onde pode focar apenas na meditação.

Ou, pode ir para paróquia local e ajoelhar no banco para assegurar que o tempo não seja interrompido.

Ficar em posição confortável, ajoelhado ou sentado. E então começar a rezar. Pedir a Deus por ajuda para entrar em estado de oração profunda e meditativa.

Oferecer adorar para Deus e pedir a Ele para ter misericórdia conforme entra na presença Dele. Aqui estão alguns versículos de oração úteis da Bíblia para começar:

  • Magnificat de Maria em Lucas 1:46-55.
  • Oração do Senhor em Mateus 6:9-13.
  • Versículos de louvor para Deus em 1 Crônicas 29:10-13.

2 – Leitura

Uma vez que se preparou com coração e mente para o momento de meditação, abrir a Palavra. É quando vai obter primeiro vislumbre do que Deus deseja ensinar durante o tempo com Ele.

Alguns católicos iriam tão longe para dizer que a leitura espiritual é o componente chave da meditação católica, assim certificar-se que está pronto para abordar a Palavra com a mente e coração abertos.

Aqui estão 3 passos para ajudar na leitura meditativa:

  • Rezar: falar uma oração rápida, pedir a Deus para falar. Dizer que o servo Dele está ouvindo.
  • Ler: começar com a leitura. Ler vagarosamente, profundamente processar as palavras até que algo pareça crítico ou capture a atenção.
  • Parar: uma vez que encontrar as palavras que capturam a atenção, parar a leitura. Esta é a passagem que vai focar para a meditação.

3 – Meditação é pecado? Não mesmo!

O próximo passo é central para a prática, meditar sobre a passagem que chamou atenção. Os inexperientes podem sentir-se intimidados por esta parte do processo, assim 7 passos aqui facilitam:

  • Refletir sobre a parte da leitura que foi destaque. Ler novamente as palavras vagarosamente, e memorizar se puder.
  • Pensar sobre a leitura por um tempo. Esquecer sobre restrições de tempo ou outras preocupações do mundo. Simplesmente pensar sobre o que leu.
  • Perguntar a si como a leitura impacta na relação com Deus. Ver como isso é relevante para a vida hoje.
  • Falar devagar com Deus sobre o que leu. Abrir uma conversa honesta com Ele, derramando os próprios pensamentos sobre a passagem e pedir a Deus para falar através dela.
  • Permanecer focado e controlar a conversa interna. É fácil deixar a mente vagar neste momento, mas se for devagar, pode comunicar com Deus sem perder o foco.
  • Tentar continuar rezando para Deus sobre a passagem por ao menos 10 minutos. Se isso for difícil, sentir-se livre para continuar a leitura e encontrar outra passagem que se destaque.
  • Se este momento na oração o beneficiou, escrever o que aprendeu.

4 – Agradecer

As bênçãos de Deus são abundantes. Há muito para agradecer, mas por vezes pode ter que contar as bênçãos para perceber isso ativamente.

Pode vivenciar uma relação mais próxima com Deus quando reconhecer tudo que Ele tem feito para si na própria vida. Depois de meditar sobre a leitura, usar este tempo para agradecer Deus por todas as bênçãos que Ele tem concedido.

5 – Fazer uma Resolução

Depois de passar tempo rezando e meditando sobre a leitura, muitas pessoas vivenciam uma realização. Certificar-se de manter a mente e coração abertos para vivenciar uma também.

Deus pode revelar a verdade ou inspirar para viver ou pensar de forma diferente do que fazia.

Pode descobrir algo que precisa para fazer ou trabalhar na própria vida. Talvez Deus revelou que precisa ser mais generoso, ou talvez agora sinta-se compelido para perdoar um familiar que cometeu algum erro.

Meditar no que Deus revelou para si neste momento, e fazer o seguinte:

  • Resolver trabalhar no que Deus falou.
  • Escrever para lembrar-se da resolução nos dias e semanas pela frente.
  • Dar a resolução para Deus por rezar e pedir a Ele para ajudar a ter sucesso.

6 – Meditação é pecado? Não! Ofereça uma Petição para Deus

Como passo final, pedir a Deus para trabalhar na própria vida. Rezar por si, vocação, família, amigos e padres. Rezar pela Igreja inteira.

Pode também usar este tempo para rezar pelas intenções que prometeu a outros que rezaria. Se pensar sobre isso, rezar sobre isso. Oferecer a Deus para então finalizar o tempo de meditação.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp