Ficar é pecado para igreja católica, o que diz o catecismo da igreja e a bíblia sagrada
Ficar é pecado para juventude da igreja católica, o que diz o catecismo e a bíblia sagrada

Ficar é pecado para os jovens católicos, podem ou não ficar

O relacionamento entre os jovens atualmente desperta muitas dúvidas, como, ficar é pecado? Como se deve namorar alguém? Comuns questões para jovens cristãos quando tentando entender seu chamado na vida.

Relacionamentos para Jovens Cristãos Católicos

Namorar pode ser um grande problema para muitos cristãos, devido à cultura e expectativas que seguem com este assunto. Há muitas coisas que se deve entende antes de poder realmente chegar à conclusão.

  • Namorar é um fenômeno novo – O que se chama de namoro e como se namora atualmente na sociedade, muitos ficando, é uma forma nova de seguir formando relacionamento. Há bons e ruins elementos que seguem nisso. Lembrar-se que na maior parte da história e maioria de culturas, o casamento não é visto mediante um processo de namoro. Assim, houve casamentos arranjados, e outras maneiras de planejar o casamento.
  • Não se pode discernir algo se não tem uma vida de oração pessoal – Se não estiver rezando, o primeiro passo no discernimento é rezar. Discernimento é descobrir o que Deus deseja de si. Para fazer isso, deve rezar. Se não estiver rezando, então discernimento é impossível. Começar a oração pessoal diária, antes de tentar aprender a ouvir a voz de Deus.
  • Não há modo perfeito de discernir se deve namorar, ficar noivo, casar, entrar no seminário e mais – Na realidade, não precisa namorar para discernir o próprio chamado na vida para casamento ou sacerdócio, mas não fere também. Não pensar que a experiência de vida nesta área é a única forma que Deus chama. Ele pode chamar com ou sem experiência de namoro. Ainda, muitas pessoas discernem sua vocação na vida através do namoro e não há nada de errado com essa trajetória. Não pensar que ao funcionar algo para alguém, vai funcionar para si necessariamente.
  • Deve examinar o coração e emoções – Se deseja ficar, namorar, perguntar-se o motivo. É apenas para ter companhia, é para preencher um desejo, ou está sentindo pressão porque outros estão namorando? Deseja namorar uma pessoa particular? Sente um desejo para se casar? Estas questões e mais devem ser parte do processo de tomada de decisão. Deve também conversar sobre isso com um amigo, diretor espiritual, mentor, que podem oferecer um ponto de vista mais objetivo.
  • Se decidir ficar, namorar, há certas orientações para auxiliar – Primeiro, deve certificar que tem certeza sim de ter bons limites sobre o coração, mente e corpo para intimidade adequada que a relação pode ter. Por exemplo, a relação de namoro nunca deve ter tanta intimidade emocional ou mentalmente. Após 3 encontros, o parceiro não precisa saber tudo sobre o outro. O mesmo segue para intimidade física e emocional. É necessário certificar que há níveis apropriados considerados conforme o relacionamento avança, tudo garantindo ter limites claros para proteger ambos. Descobrir então quais os objetivos do relacionamento antes de namorar, assim as emoções e pressões do momento não levam às decisões ruins. Cada relação deve ser um meio para santidade. Assim, deve continuamente perguntar se os 2 estão ajudando ou machucando a relação de cada um com Deus e se a relação está O glorificando.

Acho que você pode Curtir:

Ficar é Pecado? Conclusões sobre o Relacionamento

Se chegar ao ponto que não poderia casar com essa pessoa, então o namoro deve terminar. Do contrário, está apenas usando a pessoa.

Se começar a ir além dos limites que determinou, então precisa diminuir o ritmo da relação, fazer uma pausa, ou terminar.

Agora, se acha que Deus está chamando para um namoro mais profundo, para discernir o futuro e ajudar a crescer na santidade, então deve obedecer a vontade Dele.
Se namora, então certificar que não está namorado da forma que a cultura definiu isso. O objetivo a longo prazo é para propósito de discernir casamento com essa pessoa ou não. Mas, há alguns objetivos de curto prazo que devem ser determinados também:

  • Conhecer mutualmente melhor.
  • Saber a vontade de Deus.
  • Conhecer-se melhor.

Um caminho interessante e tranquilo para seguir é:

  • Convidar alguém de interesse para um café, almoço, e dizer as intenções.
  • Não há pressa. O objetivo do primeiro encontro é descobrir se devem ir para um segundo encontro, não casar!
  • Manter longe a pressão por ser intencional sobre o que deseja. Manter as linhas abertas de comunicação aberta, nos limites que determinou. Ser honesto e cuidadoso, mas não tão íntimo.
  • Deixar Deus ser O que lidera os passos.

Assim, é possível ter conforto no fato que todos têm uma vocação para santidade. Certificar-se de ser este o objetivo.

Com isso em mente, desenvolver uma vida de oração profunda, encontrar alguém que seja mais objetivo que pode ajudar a ver claramente enquanto namora, fazer a vontade de Deus mesmo quando é difícil, e buscar o que é melhor também.

Fazer estas coisas e estará no caminho de discernimento e namoro ideal. Ficar é pecado? Ficar não é pecado, desde que haja eminência de namoro e busca por santidade.

Foto de Alejandra Quiroz na Unsplash

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A importância e significado da Santa Missa de Sétimo dia para os fiéis católicos

Santa missa de sétimo dia: honrando e recordando entes queridos

Saiba importância e significado da santa missa de sétimo dia para nós católicos em honrar e recordar nossos entes queridos. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima