Mistério do Terço: Os Mistérios do Santo Terço da Igreja Católica

Mistério do Terço ❤️ Todos os mistérios do Terço católico

Como formar um grupo jovem na igreja católica

O terço é uma oração baseada na Escritura. E começa com o Credo dos Apóstolos, que resume os grandes mistérios da fé católica. O Pai Nosso, que introduz cada mistério do terço, é dos Evangelhos. A primeira parte da Ave Maria é as palavras do anjo anunciando o nascimento de Cristo, e saudação de Isabel para Maria.

São Pio V acrescentou oficialmente a segunda parte da Ave Maria. Os mistérios do Rosário centram nos eventos da vida de Cristo. Há 4 conjuntos de mistérios, Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e adicionados por São João Paulo II em 2002, os Luminosos.

A repetição no terço é destinada para levar o fiel para oração contemplativa e repousante relacionada com cada mistério do terço. A repetição doce das palavras ajuda os fiéis a entrarem em silêncio do coração, onde o espírito de Cristo habita. O terço pode ser rezado sozinho ou em grupo.

Na realidade, o Rosário representa completo conjunto da totalidade dos mistérios da vida de Cristo, para contemplação dos católicos, e o terço se caracteriza uma parte deste Rosário, selecionados para rezar em cada dia da semana. O Rosário, antigamente, tinha 150 Ave Maria, já o terço, 50, assim, correspondia à terça parte.

Mistério do Terço: Os Mistérios do Santo Terço da Igreja Católica
Saiba como e quando rezar os Mistérios do Santo Terço da Igreja Católica

Quais São os Mistérios do Terço da Igreja Católica?

Há 20 mistérios do terço, divididos em 4 categorias. Um mistério do terço é um instantâneo da vida de Jesus e Maria, e oferece uma âncora para meditar enquanto reza uma dezena do terço.

Cada mistério, cada momento na própria vida, contém ideias incríveis para a vida dos fiéis hoje.

As 4 categorias são Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos.

Tradicionamente, os católicos rezam um conjunto específico de mistérios para cada dia da semana. Para conhecer detalhadamente cada conjunto, basta clicar:

E cada conjunto de mistérios é rezado em determinado dia da semana, como segue:

  • Mistérios Gloriosos – Domingo e Quarta-Feira.
  • Mistérios Gozosos – Segunda-Feira e Sábado.
  • Mistérios Dolorosos – Terça-Feira e Sexta-Feira.
  • Mistérios Luminosos – Quinta-Feira.

1° a 5° Mistério em Cada Conjunto de Mistérios

Mistérios Gloriosos:

  • 1° Mistério – A Ressurreição de Jesus.
  • 2° Mistério – A Ascensão de Jesus.
  • 3° Mistério – A Descida do Espírito Santo.
  • 4° Mistério – A Assunção de Maria.
  • 5° Mistério – A Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra.

Mistérios Gozosos:

  • 1° Mistério – A Anunciação.
  • 2° Mistério – A Visitação.
  • 3° Mistério – O Nascimento de Jesus.
  • 4° Mistério – A Apresentação de Jesus no Templo.
  • 5° Mistério – O Encontro de Jesus no Templo.

Mistérios Dolorosos:

  • 1° Mistério – A Agonia no Horto.
  • 2° Mistério – A Flagelação de Jesus.
  • 3° Mistério – A Coração de Espinhos.
  • 4° Mistério – Carregamento da Cruz.
  • 5° Mistério – A Crucificação.

Mistérios Luminosos:

  • 1° Mistério – O Batismo de Jesus no Rio Jordão.
  • 2° Mistério – As Bodas de Caná.
  • 3° Mistério – A Proclamação do Reino.
  • 4° Mistério – A Transfiguração.
  • 5° Mistério – A Instituição da Eucaristia.
Saiba quais os mistérios do terço da igreja católica
Saiba quais são os mistérios do terço referente a cada dia da semana

Como Rezar o Mistério do Terço – Passo a Passo

É importante se familiarizar com as orações do terço e aprender a reza-lo:

  • Anteriormente a começar o terço é momento em que os fiéis oferecem o terço, fazem seus agradecimentos e seus pedidos, a lembrar em especial da família e daqueles que amam. Assim, segue-se para oração do Oferecimento.
  • Fazer o Sinal da Cruz.
  • Segurando o Crucifixo, rezar o Credo.
  • Na primeira conta (bolinha), rezar um Pai Nosso.
  • Rezar uma Ave Maria em cada uma das próximas contas, sendo 3.
  • Rezar o Glória sempre segurando no espaço da linha antes da próxima conta.
  • Para cada uma das 5 dezenas, anunciar o mistério do terço(talvez seguido por uma breve leitura da Escritura) então rezar o Pai Nosso.
  • Enquanto passando por cada 1 das 10 contas da dezena, então rezar 10 Ave Maria para cada uma, enquanto meditando no mistério do terço. E rezar um Glória e a jaculatória (Ó meu Jesus).
  • Após rezar as 5 dezenas, rezar os Agradecimentos. Concluir o terço com o Sinal da Cruz.

Todas as Orações do Terço

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Sinal da Cruz

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai Nosso

Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, e bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Jaculatória

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.

Agradecimentos

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha:
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Saiba qual a História do Mistério do Terço da igreja católica
Saiba como surgiram os mistérios do Santo Terço da Igreja Católica

Qual é a História do Mistério do Terço?

Esta devoção popular da tradição católica romana tem suas origens na época medieval, em torno dos séculos 12 e 13.

Muitas pessoas desta época não poderiam pagar o Saltério, um livro contendo 150 salmos, que eram usados pelas ordens religiosas e pelo clero.

Para suprir o grande número de fiéis com alguma forma de oração que fosse facilmente acessível, pregadores itinerantes desenvolveram e encorajaram o uso de um cordão com contas sobre ele.

Cada conta representaria uma oração para rezar, o Pai Nosso, Ave Maria e Doxologia. Na época, outras orações seriam adicionadas para compor o que é chamado de Rosário, terço.

Originalmente o rosário era chamado de “Saltério de Jesus e Maria”, porque consiste da oração que Jesus deu para os fieis, Pai Nosso, e a oração que o Anjo Gabriel deu, Ave Maria.

A palavra Saltério como mencionado se refere ao Livro dos Salmos na Bíblia, que tem 150 salmos. Quando rezado completamente, o Rosário original com cada mistério do terço(Mistérios Gloriosos, Dolorosos, Gozosos) tinha 150 orações de Ave Maria.

A palavra Rosário vem da palavra em latim, rosarium, que significa guirlanda ou buquê de rosas. Cada uma das orações do Rosário é uma oferta de uma rosa para Jesus através de Maria.

O uso das contas ou nós quando rezando data de volta para os primeiros dias do cristianismo. Cordão era amarrado com nós e usado para ajudar a focar e acompanhar as orações. A palavra “bead” (conta), vem de biddan, uma palavra do inglês antigo que significa “suplicar” ou “rezar”.

Esta oração combina 2 correntes muito fortes dentro da espiritualidade da Igreja. Primeiro, o terço deseja que alguém medite nos eventos significativos da vida de Cristo. Segundo, esta oração também espera enfatizar o papel único de Maria, Mãe de Deus no plano da salvação.

Estas 2 correntes da teologia católica romana são meditadas pela recitação das orações seguintes no terço em si: o Credo, Pai Nosso, Ave Maria, Doxologia, a recitação dos mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos.

Em 1520, Papa Leão X aprovou oficialmente o uso universal do Rosário. Em 1571, São Pio V declarou a primeira Festa do Santo Rosário que foi feita universal por Papa Clemente XI. Em 1917, a Santíssima Mãe escolheu para ela o nome de Nossa Senhora do Rosário em Fátima, quando ela apareceu para 3 crianças em Fátima dizendo, “Eu quero que vocês continuem a rezar o Rosário todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário para obter o fim da guerra e paz no mundo”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Em 2002, o Papa João Paulo II introduziu novos mistérios, o Mistérios da Luz ou Mistérios Luminosos, para o Rosário, e escreveu sua carta apostólica, “Sobre o Santíssimo Rosário, Rosarium Virginis Mariae.

Você pode curtir isso:

Quais São as Promessas do Rosário?

  • Quem me servir fielmente pela recitação do Rosário, receberá graças insignes.
  • Eu prometo minha especial proteção e maiores graças para todos aqueles que rezarem o Rosário.
  • O Rosário será uma poderosa armadura contra o inferno, vai destruir o vício, reduzir o pecado, e derrotará heresias.
  • Vai causar virtude e boas obras a florescer; vai obter para as almas, a misericórdia abundante de Deus; vai afastar os corações das pessoas do amor do mundo e suas vaidades, e vai levanta-los ao desejo de coisas eternas. Ó, que as almas se santifiquem por este meio.
  • A alma que se recomenda a mim pela recitação do Rosário, não perecerá.
  • Quem recitar o Rosário devotamente, se aplicar na consideração dos seus Sagrados Mistérios nunca será vencido pelo infortúnio. Deus não vai o castigar na justiça Dele, ele não vai perecer por uma morte não provida; se ele for justo, permanecerá na graça de Deus, e se tornará digno da vida eterna.
  • Quem tiver verdadeira devoção para o Rosário não morrerá sem os Sacramentos da Igreja.
  • Aqueles que são fiéis na recitação do Rosário devem ter durante sua vida e na sua morte, a luz de Deus e plenitude das graças Dele; no momento da morte, eles participarão dos méritos dos Santos no Paraíso.
  • Libertarei do purgatório os devotos do Rosário.
  • Os filhos fiéis do Rosário merecerão um alto grau de glória no Céu.
  • Você obterá tudo que pedir para mim pela recitação do Rosário.
  • Todos aqueles que propagam o Santo Rosário devem ser auxiliados por mim em suas necessidades.
  • Eu obtive do meu Divino Filho que todos os advogados do Rosário tenham por intercessores toda a corte celestial durante sua vida e na hora da morte.
  • Todos os que rezam o Rosário são meus filhos, e irmãos e irmãs do meu único Filho, Jesus Cristo.
  • Devoção do meu Rosário é um grande sinal de predestinação.

Quais Indulgências Podem Ser Recebidas por Rezar o Mistério do Terço?

Indulgências são muitas vezes uma fonte de confusão para católicos e não católicos. Então é importante certificar que fique claro sobre a definição de “indulgência”. Na Bíblia, o pecado é visto como tendo 2 básicas consequências: a culpa e punição.

A culpa é lavada quanto uma pessoa busca o perdão, porém, a necessidade para punição permanece. Para completamente se livrar do pecado, a pessoa deve realizar uma ação que vai trabalhar para cura das feridas que o pecado dela causou.

Por exemplo, se uma criança pega um doce de uma loja, deve se desculpar com o gerente da loja, para limpar sua culpa, e também pagar o doce, para satisfazer a punição.

A Bíblia também vê a punição como tendo 2 categorias básicas, a eterna (para sempre) ou temporal (por um período curto). Por exemplo, quando os judeus desobedeceram Deus durante seu tempo no deserto, o Senhor ficou irado com eles e queria os destruir, uma punição eterna.

Moisés implorou a Deus que concordou em permitir que judeus vivessem. Ele perdoou os pecados deles, culpa deles, mas a necessidade de punição permanecia. Ninguém nesta geração seria permitido a entrar na terra prometida, uma punição temporal.

Assim, após uma pessoa se arrepender e sua culpa ter sido perdoada, uma indulgência limpa a punição temporal exigida por causa do pecado. Uma indulgência plenária (completa) significa que a punição temporal é totalmente purificada.

Uma indulgência parcial significa que parte da punição temporal é purificada. A indulgência plenária e parcial é disponível por rezar o Rosário, o terço.

Indulgência Plenária

Para receber uma indulgência plenária o fiel deve completar o seguinte:

  • Estar em estado de graça (livre do pecado mortal).
  • Estar livre do apego ao pecado venial.
  • Ir para confissão vários dias antes ou após rezar o Rosário.
  • Receber a Santa Comunhão no dia que rezar o Rosário.
  • Fazer uma oração ao Papa.
  • Rezar o Rosário em uma igreja ou grupo de família, ou comunidade religiosa.
  • Rezar as 5 dezenas durante uma sessão.
  • Rezar vocalmente, anunciando os Mistérios do Rosário e então meditando sobre eles.
  • Para receber uma indulgência parcial, indivíduos devem rezar o Rosário total ou em parte.

Quais São os Benefícios de Rezar o Mistério do Terço?

É comum rezar o terço e sentir uma incrível paz depois, ou ganhar uma nova inspiração em Jesus e amor Dele depois desta oração.

O Rosário é uma oração que pode transformar os corações e as vidas dos católicos. Há muitos benefícios ao rezar o terço:

  • Rezar o terço pode trazer paz à mente.
  • Pode aumentar o amor por Jesus.
  • Rezar o terço pode unir os fiéis à Igreja.
  • Os fiéis podem aceitar o pedido de Maria quando rezam o terço pela paz.
  • Rezar o terço pode ajudar a entender a vontade de Deus na própria vida.
  • Ajuda a focar em Deus ao invés de focar em si.

Rezar o Mistério do Terço Pode Trazer Paz à Mente

Ao rezar o terço, os fiéis se colocam e também suas intenções nas mãos de Deus. Conforme rezam, podem deixar ir embora as preocupações e podem escolher confiar completamente em Deus, sabendo que Ele está ouvindo as orações e que deseja o melhor para os que rezam, e por aqueles que rezam.

Os católicos podem então ser confortados sabendo que a mãe Maria de Jesus está rezando por todos e intenções também. Esta confiança traz paz para as mentes e corações.

Pode Aumentar o Amor dos Fiéis por Jesus

Conforme os fiéis rezam os mistérios do terço, meditam sobre os eventos na vida de Jesus. Conforme focam em tudo que Jesus passou pela humanidade, podem começar a entender o grande amor de Cristo pelas pessoas.

Enxergam quão preciosos são aos olhos Dele, que Ele viria para a Terra, sofreria, e morreria por todos. Ao se permitir reconhecer e aceitar o grande amor de Jesus pelos fiéis, estes podem responder ao amor Dele com um amor profundo por Ele.

Rezar o Mistério do Terço Pode Unir os Fiéis com a Igreja

O terço é uma oração que tem sido recitada por centenas de anos por pessoas pelo mundo inteiro. Estas mostram que são parte da Igreja quando rezam o terço para a Igreja Católica, seus padres, e membros, e para o Papa. E unem a si com os irmãos e irmãs na fé ao rezar o terço por esta intenção.

Podem Aceitar o Pedido de Maria Quando Rezam o Mistério do Terço pela Paz

Quando Maria apareceu para as crianças em Fátima há mais de cem anos, ela disse a eles para rezar o Rosário todo dia pela paz no mundo. Quando se reza o terço pela paz, está seguindo as orientações dela.

Rezar o Terço Pode Ajudar a Entender a Vontade de Deus na Própria Vida

Ao rezar o terço com fé por uma intenção específica, confia que Deus vai guiar e ajudar para saber o que fazer. Deus ajuda a entender a vontade Dele na própria vida em mais de uma forma:

  • Ele guia os fiéis quando estes têm uma dúvida específica, intenção, ou situação pela qual estão rezando.
  • Ele orienta por trabalhar com os fiéis para mudar os corações deles a estar em harmonia com o Dele.
  • Ele ajuda cada um a ser mais consciente Dele na própria vida.
  • Ele ajuda a compreendê-Lo melhor.

Muitas vezes, a resposta de Deus para as orações não é imediata. Deus responde no tempo Dele, que não é o mesmo tempo das pessoas, mas Ele vai responder e guiar cada católico.

Por vezes, as respostas Dele são óbvias e em outros momentos elas surgem vagarosamente, e as pequenas mudanças são percebidas ao longo do tempo. Mas, sabe-se que pode confiar Nele.

Jesus nunca vai falhar para responder as orações das pessoas e ajuda-las a entender a vontade Dele para suas vidas.

Rezar o Terço Pode Ajudar a Focar em Deus ao Invés de Focar em Si

Conforme meditam sobre os eventos na vida de Jesus, focam Nele. A oração do terço se torna uma oração de adoração e reconhecimento de quem Deus é e o que Ele fez pela humanidade e para salvação dela, por causa do amor Dele por cada um.

Reservar um tempo para focar em Deus é importante, isso afasta da tentação de ficar auto absorvido e auto centrado. Quando as pessoas refletem sobre o que Jesus sacrificou por causa delas, podem então olhar para a própria vida com perspectiva diferente.

Isso ajuda o católico a ser mais consciente de Deus e dos outros. E ajuda a olhar para Deus, primeiro, ao invés de olhar para si.

Todos Podem Receber os Benefícios ao Rezar o Mistério do Terço

O amor de Deus pela humanidade é um presente dado livremente. Deus deu para os fiéis o dom do Rosário, que leva para o mistério da vida de Jesus, paixão, e morte na cruz pelas pessoas.

Ao rezar o terço, cada um coloca sua fé em Deus. E oferece a Ele as intenções e pedem para Virgem Maria, mãe de Cristo, para rezar pelo fiel.

Todos podem receber muitos benefícios ao rezar o terço. Podem contar com paz na mente e coração, um aumento no amor por Jesus, unidade com a Igreja, seguir o pedido de Maria, entender melhor a vontade de Deus para a própria vida, e um foco maior em Deus ao invés de focar em si.

Como Escolher o Melhor Terço?

O lado técnico ao escolher o terço adequado para si é importante. Estar consciente ao escolher para ser apropriado ao uso é ótima maneira de assegurar que o terço vai servir o católico como um chamado para oração, e não ficar perdido na gaveta.

Vale ter atenção com os detalhes, ao escolher comprar um terço:

  • Terço longo ou curto.
  • Contas macias ou facetadas.
  • Terço básico ou mais incrementado.
  • Terço regular ou de devoção especial.
  • Terço para homem ou mulher.
  • Para criança ou adulto.

Por exemplo, o comprimento do terço é um diferencial. Normalmente, terços com contas maiores têm extensão mais longa, e as contas menores, a extensão é menor também.

As contas com superfície lisa correm pelos dedos de maneira fácil, enquanto as contas facetadas são mais bonitas.

Siga o Perfil Oficial no Instagram do Jovens Católicos Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico