Qual a diferença entre padre, monge e frade? Primeiro, a Igreja Católica tem apenas 3 graus hierárquicos de Ordens Sacras, o que significa que de todos os anteriores, apenas o Bispado, o Presbitério (sacerdote), e o Diaconato são ministérios ordenados, o resto são funções extras ou simplesmente estados religiosos adotados pelos leigos.
Para entender os papéis destes ministérios é importante primeiro entender a estrutura da Igreja.
O Papa, este título, uma vez usado com latitude muito maior, é no presente empregado apenas para definir o Bispo de Roma, que em virtude de sua posição como sucessor de São Pedro, é o pastor principal da Igreja toda, Vigário de Cristo na Terra.
Padre e Frade
Diferença entre padre, monge e frade? Cada católico é familiar que a Igreja é agrupada em dioceses e paróquias.
Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que há mais agrupamento nas províncias eclesiásticas ou arquidioceses. O chefe de tal província é o arcebispo, que é basicamente um bispo que é apontado para uma arquidiocese.
Ou seja, se um bispo previamente ordenado for nomeado para uma arquidiocese, ele se torna arcebispo.
O bispo é o chefe de uma igreja particular ou uma diocese, e tem pleno ministério sacerdotal. Ele ordena padres e diáconos que ajudam na celebração dos Sacramentos para propagação da Fé e sustento da Igreja.
Um padre (diocesano) é um ministro ordenado e é o próximo da linha após o bispo. Ele dirige uma paróquia ou ocupa algum cargo diocesano além de seu ministério ordinário que é a celebração da missa e perdão dos pecados.
O poder dele flui dos bispos e é ordenado para ajuda-lo. Um padre promete obediência ao seu bispo em Ordenação, mas não faz nenhum voto.
Um frade-padre é um membro da congregação, que é também ordenado por um bispo. Mas ao contrário do padre diocesano, ele faz o voto de obediência ao seu bispo e superiores.
Um frade não é necessariamente um padre. Alguns frades escolhem não se tornar padres.
Você pode Curtir isso:
- A importância de comungar toda semana
- Como rezar o Terço passo a passo
- Como rezar o Santo Rosário passo a passo
- Significado e importância da catequese
- Importância do mês das vocações para os jovens católicos
Monge e Freira
Um diácono é a mais baixa das Ordens e é em serviço da comunidade. Geralmente, esta é uma fase transitória, desde que a maioria dos diáconos termina se tornando padre.
Ele não pode ouvir confissões ou celebrar a missa, mas pode administrar muitos outros Sacramentos.
Um cardeal não é uma posição que alguém é ordenado a ter, ao invés, é uma posição dentro da Igreja. Um cardeal é um “príncipe”, de cujas fileiras o Papa é escolhido e que também tem a tarefa de particularmente ajudar o Papa a governar a Igreja mais de perto.
Ele está sempre disponível para responder ao Papa e permanecerá por tanto tempo conforme for necessário.
Para um indivíduo ser apontado um cardeal pelo Papa, ele deve primeiro ser um padre ordenado. E antes de ser criado cardeal, ele será ordenado bispo se não for.
Um monge é alguém que escolhe se aposentar na região selvagem por uma vida de trabalho e oração.
Eles fazem os votos mais rígidos, os cistercienses, por exemplo, tomam 5 votos, enquanto os frades regulares fazem apenas 3.
Eles vivem em mosteiros, claustros e rezam muito. O chefe de uma abadia é chamado de abade e o chefe de um priorado, outro nível de um mosteiro, é chamado de prior.
Assim, os monges juram obediência para seus abades ou priores entre outros votos. Um monge pode também ser ordenado ao sacerdócio por um bispo.
Uma freira é uma mulher que, como o monge ou frades, escolhe viver mais próximo de Deus, em uma comunidade e renuncia à vida matrimonial e família.
Ela não pode ser ordenada para qualquer ministério, mas é incumbida de oração e vários outros trabalhos segundo suas congregações religiosas.
E juram obediência para sua abadessa ou superior.
Qual a Diferença Entre Padre, Monge e Frade? Todos os Monges São Padres?
O Código de Direito Canônico da Igreja, refletindo sobre a vida consagrada, observa, “a vida religiosa significa separação da vida do mundo pecaminoso, enquanto ao mesmo tempo ministrando em e ao mesmo mundo pecaminoso”.
Este ministério assume muitas formas, incluindo o testemunho daqueles que rezam pela salvação do mundo no mosteiro.
As palavras “monge” ou “mosteiro” surgem da palavra grega, “monos”, que significa, “único”.
Monges originalmente se retiraram da sociedade para viver por si, mas depois se reuniram em mosteiros, onde, como hoje, sua vida comum apoia exercícios individuais, contemplativos, que caracterizam a vocação monástica.
Porque um monge é chamado para cultivar uma vida intensamente privada, espiritual interior, membros das comunidades monásticas normalmente não, como os membros de muitas outras comunidades religiosas, assumem ministérios públicos paroquiais, que demandam ordenação sacerdotal.
Assim, a questão da ordenação do monge é determinada pelo costume de um mosteiro particular.
Em alguns mosteiros, o próprio monge é encorajado a discernir se o Espírito Santo está o chamando para sacerdócio; em outros, a comunidade escolhe irmãos para passar pela formação sacerdotal quando as necessidades sacramentais da comunidade monástica exigem padres adicionais entre os membros da comunidade. Por isso diferença entre padre.
Foto de Ramses Sudiang na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Compre os produtos da loja oficial dos jovens católicos no Brasil, acesse aqui!
- Grupo de Jovens Católicos: Aprenda, passo a passo, como criar, gerir e desenvolver um grupo jovem católico