Quem não pode comungar na igreja católica

Quem não pode comungar nas missas ❤️ da Igreja Católica

Medalhas de São Bento Originais

Quem não pode comungar? Há 3 grupos de pessoas que não podem se aproximar da Sagrada Comunhão, em relação a quem não pode comungar. Não católicos e não ortodoxos não são capazes de se aproximar da Sagrada Comunhão. Todos que cometeram pecado grave e não se arrependeram não podem se aproximar da Sagrada Comunhão.

E, os que não jejuaram de comida e bebida por ao menos 1 hora não podem se aproximar da Comunhão. Antes de prosseguir, há uma verdade que os católicos devem acreditar de todo coração: o sacramento da Sagrada Comunhão é Deus. A recepção da Sagrada Comunhão depende desta grande verdade.

Santíssimo Sacramento, quem não pode comungar

Para participar do Santíssimo Sacramento, os católicos devem estar prontos para comunhão com Deus. Deus está sempre pronto para receber os fiéis, mas há muitos seres humanos que, intencionalmente ou sem culpa própria, não estão prontos para receber Deus.

Deus sempre aceita os católicos como são, e então vagarosamente e pacientemente transforma os mesmos em quem Ele criou para ser, ou seja, santos no céu.

Os fiéis muitas vezes tentam fazer o mesmo com Deus. Desejam aceitar Deus como Ele é, e então O transformam no que desejam que Ele seja.

As pessoas querem manipular Deus, o Criador. É claro, Deus pode mudar cada um para o bem, mas os fiéis não podem fazer Deus melhor do que Ele já é. Ele é o bem.

Se o fiel não deseja mudar a própria vida para estar de acordo com a vontade de Deus, não está pronto para a Sagrada Comunhão com Ele.

Quando os fiéis foram batizados, estes ou os padrinhos, fizeram uma profissão de fé. Prometeram que dariam os corações a Deus.

Cada domingo desde então, fizeram o mesmo quando professam o Credo diante de Deus e a Igreja toda. As pessoas dizem que acreditam em Deus, o Pai, o Filho e Espírito Santo, que significa que dizem que dão os corações para Deus.

Dizem que acreditam em “uma Igreja, santa, católica, apostólica”, portanto, prometem obedecer todos os ensinamentos que Jesus passou para os fiéis através da Igreja.

Se as ações das pessoas dizem que estão dando os corações para Deus e a Igreja, então estão prontos para receber a Sagrada Comunhão.

Você pode curtir isso:

Quem Não Pode Comungar na Igreja Católica – 3 Grupos

Se o indivíduo não acredita em Deus, nem acredita que a Santa Comunhão é Deus, nem na comunhão total com a Igreja que Ele estabeleceu, então não está pronto para receber a Sagrada Comunhão.

Assim, o primeiro grupo mencionado acima não pode receber a Sagrada Comunhão. Eles não acreditam em Deus, não acreditam que a Santa Comunhão seja Quem é e, ou não acreditam na Igreja que Jesus estabeleceu.

É claro, qualquer um pode mudar seu coração e acreditar em Deus e na Igreja. Uma vez que fizeram esta mudança, e isso foi declarado em público, então podem se aproximar da Santa Comunhão.

Agora, o segundo grupo. Se um cristão católico foi conscientemente contra Deus e Igreja Dele, é simples entender que não estão em comunhão com Deus e Igreja Dele. Assim, não podem se aproximar da Sagrada Comunhão.

Por participar da Santa Comunhão, a pessoa está dizendo publicamente que está em comunhão com Deus e Igreja Dele.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Por exemplo, um católico casa na Igreja Católica, então se divorcia e tenta outro casamento em cartório. Essa ação pública da pessoa de casar no cartório ou qualquer lugar fora da Igreja diz para o mundo todo que não desejam ouvir as palavras de Jesus sobre casamento e divórcio encontradas em Mateus 19, Marcos 10, e em outros lugares.

Essa pessoa não pode se aproximar da Sagrada Comunhão até que pare de viver a vida casada com a nova pessoa, ou o primeiro casamento é encontrado a ter sido inválido e sua união presente é validada, na Igreja Católica.

Isso pode soar pesado para alguns ouvirem, mas as palavras de Jesus sobre casamento e divórcio não podem ser mais claras. O fiel tem que obedecer a Jesus ou não pode participar da Comunhão. Isso serve para todo pecado grave, público ou privado. Deve obedecer a Jesus para ter a Comunhão com Ele.

O terceiro grupo de pessoas que não podem participar da Comunhão são incapazes de fazer assim, porque a Igreja deseja que os fiéis preparem sua mente antes de participar do Sacramento Sagrado.

Jejuar de todo alimento e bebida, medicação e água não incluídas, lembra as pessoas que o alimento que vão receber não é alimento ordinário.

Não, isso é o Deus do Universo. Ninguém sem preparação caminha sem entusiasmo no oceano. Não, se prepara, mentalmente e com qualquer equipamento necessário para permanecer seguro.

Quem não pode comungar durante a Santa missa da igreja católica? Para se aproximar de Deus na Santa Comunhão, o coração, alma e mente devem estar prontos. E, as ações devem estar de acordo com Deus e Igreja Dele.

Se não estiver pronto para ser obediente a Deus e estar em total comunhão com Ele, então não está pronto para aproximar-se Dele na Santa Comunhão.

Isso não quer dizer que não ama Deus. Apenas significa que não ama Deus completamente, nem segue a vontade Dele completamente. E, é claro, Deus sempre ama os católicos e toca em seus corações a cada dia.

Ele quer que as pessoas recebam a Santa Comunhão, mesmo mais que as mesmas. Mas, Ele quer que o fiel esteja em comunhão real com Ele. O grande sacramento da confissão oferece a cada um esta graça de comunhão total com Deus e Igreja Dele.

E Quem Chega Atrasado na Santa Missa?

Quem não pode comungar na santa missa? Em termos de receber a Comunhão, a Igreja tem exigências muito simples: ministros sagrados não podem negar os sacramentos para os que buscam em momentos apropriados, são adequadamente dispostos, e não são proibidos pela lei de recebe-los; e qualquer pessoa batizada não proibida pela lei pode e deve ser admitida para Sagrada Comunhão.

A missa não é exigida para simplesmente receber Comunhão. Comunhão ocorre fora da missa em vários momentos e ocasiões. Obviamente, durante a procissão da Comunhão seria um momento apropriado para receber o sacramento.

Tudo que resta para cumprir está sendo adequadamente disposto (ou seja, livre de pecado mortal, em jejum por 1 hora, e atento espiritualmente ao sacramento).

Estar um pouco atrasado para missa pode não prejudicar a boa disposição, mas chegar muito tarde poderia bem levar alguém a não estar adequadamente preparado para receber tão grande sacramento.

Porém, também poderia haver razões legítimas e exceções. É necessário refletir sobre a disposição dos fiéis para receber a presença verdadeira do Senhor e fazer um julgamento sobre se é apropriado.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico